Notícias da Saúde em Portugal

Sexta-feira, 14 de abril de 2023

ERS

Comunicado ERS sobre prática ilegal de cuidados de saúde

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tomou conhecimento que, num hotel situado na zona do Grande Porto, iriam ser prestados cuidados de saúde de medicina dentária, alegadamente por profissional não habilitado, o qual realizaria consultas de avaliação gratuitas, visando a angariação de clientela para tratamentos a realizar no estrangeiro.

No âmbito das suas competências, concretamente no que respeita à garantia de acesso dos utentes à prestação de cuidados de saúde adequados, de qualidade e em segurança, a ERS em colaboração com a Ordem dos Médicos Dentistas desencadeou uma ação de fiscalização onde foi possível recolher indícios que consubstanciam a prática de cuidados de saúde por profissional não habilitado.

O profissional visado não era titular de cédula profissional que permitisse o desempenho da atividade desenvolvida – nomeadamente inscrição na Ordem dos Médicos Dentistas – condição necessária para o exercício destes cuidados de saúde em Portugal, factos devidamente participados ao Ministério Público.

Esta ação de fiscalização permitiu, ainda, recolher suportes publicitários os quais deram origem à instauração de processo de contraordenação por violação do Regime Jurídico das Práticas de Publicidade em Saúde.

OMD

Comunicado ERS sobre prática ilegal de cuidados de saúde

Ouça a declarações de Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, à Antena 1 (13 abril 2023) a respeito do comunicado da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre prática ilegal de cuidados de saúde.

Observador

Estudo revela avanço promissor no diagnóstico da doença de Parkinson

Parkinson pode ser amplamente identificada ao testar a presença elevada da proteína alfa-sinucleína no líquido que banha o cérebro. A doença é uma das principais patologias que afetam o órgão.

A acumulação de uma proteína no cérebro está ligada a algumas formas da doença de Parkinson, confirma um estudo esta quinta-feira divulgado, abrindo potencialmente caminho para um diagnóstico precoce desta patologia.

A elevada presença da proteína alfa-sinucleína no líquido cefalorraquidiano, que banha o cérebro, é de “uma grande precisão (para identificar) as formas típicas da doença de Parkinson”, resume o estudo liderado pelo neurologista americano Andrew Siderowf que foi publicado na Lancet Neurology.

A doença de Parkinson é, juntamente com a de Alzheimer, uma das principais patologias que afetam o cérebro. No entanto, ainda é largamente desconhecido o que causa esta doença insidiosa, na qual os doentes perdem gradualmente a capacidade de se moverem, refere a agência de notícias France-Presse (AFP).

Notícias Saúde

XXIII Jornadas da A.N.D.A.R debatem impacto da artrite reumatoide no doente

A A.N.D.A.R – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide realiza as suas XXIII Jornadas, no dia 27 de abril, no Hotel Altis, em Lisboa, com o objetivo de divulgar e debater necessidades dos doentes, de forma a colmatá-las.

O painel será constituído por especialistas na área da reumatologia, que abordarão o impacto da artrite reumatoide nas emoções, relações e intimidade do doente; a ligação desta doença com a fadiga, a osteoporose, o pulmão e o aumento do risco de infeções; e o doente no centro do sistema e quais as ferramentas o podem ajudar na sua doença.

Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R, afirma que “estas jornadas são mais um passo na missão da A.N.D.A.R de apoiar os doentes com artrite reumatoide na gestão da sua doença, de forma a reduzir o seu impacto e aumentar a sua qualidade de vida, mas também alertar a comunidade médica para os avanços nesta área”.

Em Portugal, há cerca de 70.000 doentes diagnosticados com artrite reumatoide, uma doença inflamatória crónica que se caracteriza pela inflamação das articulações (principalmente mãos, punhos, joelhos e pés) e que pode levar à destruição do tecido articular e periarticular, com incapacidade potencialmente elevada. Esta doença é mais comum entre os 25 e os 55 anos e no sexo feminino.

Para participar e assistir às XXIII da A.N.D.A.R é necessário inscrever-se em: [email protected].

Site Infocancro inova para aumentar literacia em saúde

O site Infocancro tem a partir deste mês uma nova assistente virtual para ajudar os utilizadores a navegar melhor pela informação, uma solução inovadora que ambiciona contribuir para o aumento da literacia em saúde em Portugal.

Alice é o nome da nova assistente virtual, uma “humana digital” que pretende tornar a interação com o site mais apelativa, simples, intuitiva e personalizada.

Por enquanto, esta nova assistente virtual apenas está disponível na área do cancro da mama, ajudando a navegar pela informação sobre diagnóstico, deteção e rastreio. O objetivo é alargar progressivamente a Alice a outras áreas do Infocancro.

Com esta nova assistente virtual, pretende-se sobretudo ajudar a caminhar pela informação para incrementar a literacia em saúde.

O Infocancro é uma plataforma de informação sobre doença oncológica, com validação científica, mas em linguagem simples. Trata-se de um site para todos: doentes, famílias, profissionais de saúde, representantes de associações de doentes, sociedades científicas e população em geral.

Reply

or to participate.