- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 17 de abril de 2023
OMD
Conselho Português para a Saúde e Ambiente debate “One Health” a 18 de abril
Amanhã, 18 de abril, terça-feira, o Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) realiza o quarto colóquio, em conjunto com a Academia de Ciências de Lisboa (ACL). Nesta sessão será abordado o tema “Construindo o futuro: One Health e Economia Circular”. A abertura do evento estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (vídeo), e do presidente da Classe de Ciências da ACL, Carlos Salema.
O programa conta com a participação de oradores de várias áreas da saúde, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. A sessão arrancará com o debate do tema “One Health. Moda ou futuro?”, por João Queiroz e Melo (ACL, CPSA), seguindo-se uma abordagem sobre os seus limites, inconvenientes e mais-valias. O presidente do CPSA, Luís Campos, encerrará o evento.
A entrada é livre e pode consultar o programa aqui.
ACT
Relatório Único 2022 | Prazo alargado até 30 de abril
Informa-se que o prazo de recolha do Relatório Único com dados referentes ao ano de 2022 será alargado até ao dia 30 de abril.
Agradecemos a todas as entidades que já submeteram o seu relatório e respetivos anexos, contribuindo para que tenha sido já atingido um volume de entregas superior a 70% do valor obtido no ano passado, correspondendo a quase um milhão e meio de anexos.
Recordamos as empresas que ainda vão submeter dados, que encontram toda a ajuda e orientações no site do Relatório Único, incluindo o acesso à opção de “Reportar Problema” caso tenham algum constrangimento neste processo e/ou necessitem de outros esclarecimentos.
Conforme a experiência já tida em anos anteriores, sugerimos que tentem evitar os últimos dias do prazo de entrega onde, normalmente, o sistema se encontra mais sobrecarregado.
SNS
Classificação Internacional de Doenças OMS
“A Classificação Internacional de Doenças é a pedra angular de um sistema de informação em saúde pois permite conhecer tendências, traçar o perfil epidemiológico da população e desenhar políticas de saúde”, assinalou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, por ocasião da sessão de abertura do Encontro Lusófono sobre a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS), que se realizou no dia 13 de abril, em Lisboa.
A Classificação Internacional de Doenças é a base que permite identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo, contendo cerca de 17 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, organizada numa linguagem comum que permite comparabilidade e partilha de informações padronizadas internacionalidade.
Margarida Tavares assinalou a importância da versão portuguesa deste “importante” instrumento ao serviço da qualidade da informação em saúde. “A língua portuguesa é falada por cerca de 280 milhões de pessoas, a quinta mais falada do mundo, facto que mostra a relevância deste trabalho”, disse, agradecendo em seguida o trabalho à equipa responsável pela tradução.
A 11.ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) teve a sua última atualização publicada em fevereiro de 2022 e introduz inovações como ser totalmente digital e apresentar melhorias na clareza dos termos e recomendações de diagnóstico atualizadas para condições de saúde mental, saúde sexual e perturbações relacionadas com adição ao jogo.
Observador
Ordem dos Médicos quer investigação rápida a alegados erros no Hospital de Faro
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos defendeu esta sexta-feira uma investigação rápida aos alegados erros e casos de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, para garantir a segurança dos doentes.
Paulo Simões deslocou-se esta sexta-feira ao Hospital de Faro “para ouvir o que havia a reportar” sobre o funcionamento do serviço de Cirurgia geral, na sequência de denúncias feitas por uma médica interna à Polícia Judiciária.
O responsável adiantou que no encontro obteve mais informação que “irá ser reportada para uma reunião” com a comissão de médicos independentes.
A criação de uma comissão técnico-científica de peritos, médicos independentes, para avaliar os alegados erros e casos de negligência no serviço de Cirurgia do Hospital de Faro, foi anunciada na passada terça-feira pela Ordem dos Médicos.
Na segunda-feira, o Ministério Público (MP) anunciou a instauração de um processo para averiguar as denuncias feitas pela médica interna Diana Pereira, sobre casos ocorridos entre janeiro e março deste ano com 11 doentes, dos quais “três morreram, dois estão internados nos cuidados intermédios” e os restantes tiveram lesão corporal associada a erro médico.
O Minho
Ordem dos Médicos Dentistas denuncia nove exercícios de atividade ilegal em 2023
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) já fez “nove denúncias às entidades fiscalizadoras”, neste caso a “ERS e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde”, considerando tratar-se de “um número bastante elevado para os primeiros três meses” do ano.
“Preocupa-nos o aumento de participações e de denúncias de exercício ilegal, muitas vezes feitas por profissionais que não estão habilitados nem inscritos na OMD, como é o caso. Noutros casos, trata-se de clínicas que não estão devidamente licenciadas”, relatou o bastonário.
Reply