Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 18 de abril de 2023

INFARMED, I.P.

Cessação da publicação da lista dos testes rápidos de Ag SARS-CoV-2 de uso profissional notificados ao INFARMED, I.P.

Na sequência da Circular Informativa Conjunta n.º 004/CD/100.20.200, de 14/10/2020, o INFARMED, I.P. iniciou a publicação da lista de testes rápidos de Ag SARS-CoV-2 de uso profissional, que apresentam as características de sensibilidade e de especificidade definidas como mínimas para a sua utilização no diagnóstico da COVID-19.

Em maio de 2021, o Health Security Committee (HSC) estabeleceu um grupo de trabalho técnico (Technical working group on COVID-19 diagnostic tests) para analisar os pedidos de inclusão dos testes de diagnóstico para a COVID-19, na lista comum da UE. Recentemente o HSC decidiu não dar continuidade a este trabalho.

Atendendo a esse facto, bem como ao reduzido número de novos testes notificados no SIDM pelos distribuidores, o INFARMED, I.P. informa do término da publicação da lista dos testes rápidos de Ag SARS-CoV-2 de uso profissional e da sua remoção do site. Contudo, a informação respeitante aos testes rápidos de Ag SARS-CoV-2 de uso profissional, notificados ao Infarmed, continuará a poder ser consultada no infoDM.

Certificado de conformidade falso - Fabricante Livealtlh Biopharma Pvt. Ltd (Polónia)

Na Polónia foi identificada a falsificação do certificado de conformidade n.º EC/2305 relativo aos dispositivos Opthaflex - Sodium Hyaluronate Eye Drops e Livtear - Sodium Carboxymethyl Cellulose Lubricant Eye Drops 0.5% W/V do fabricante Livealtlh Biopharma Pvt. Ltd (Índia) (Anexo I).

O Organismo Notificado Polsikei Centrum Badan I Certyfikacji S.A. (1434) informou não ter emitido o certificado em questão, pelo que o mesmo se trata de uma falsificação.

Em Portugal não foram identificados registos de dispositivos do fabricante Livealtlh Biopharma Pvt. Ltd mas, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, o INFARMED, I.P. recomenda que os dispositivos supramencionados não sejam adquiridos nem utilizados.

A deteção, em Portugal, destes dispositivos deve ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do INFARMED, I.P. através dos contactos: tel.: +351 21 798 72 35; e-mail: [email protected].

SNS

Inovação nos cuidados de saúde

O serviço de radiologia da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve já realizou perto de 29 mil exames com a tecnologia da Inteligência Artificial (IA).

De acordo com a ARS Algarve, nos últimos anos tem sido feita uma grande aposta em digitalização de imagem e armazenamento de dados bem como na IA para a leitura de exames ao tórax, de imagens de retinografia e no projeto “Radiologia na Comunidade” (unidade portátil de Raios X que possibilita realizar exames ao domicílio), garantindo diagnósticos mais céleres.

Entre os benefícios dos mais recentes avanços tecnológicos no sector da Saúde destacam-se a realização de exames de diagnóstico e análise de dados médicos com maior rapidez e eficácia e, consequentemente, a prestação de melhores cuidados de saúde ao utente.

“A utilização dos detetores digitais diretos permite-nos uma aquisição de imagem com uma maior acuidade diagnóstica e, simultaneamente, com recurso a menor radiação”, explica Paula Simãozinho, coordenadora do serviço de Radiologia da ARS Algarve.

Canal S+

Hospital de Barcelona faz primeiro transplante de pulmão totalmente robótico no mundo

Um hospital de Barcelona, em Espanha, fez no final de fevereiro o primeiro transplante de pulmão totalmente robótico no mundo, numa técnica que reduz os riscos destas cirurgias e elimina as dores do paciente, anunciou hoje a instituição.

O transplante foi feito recorrendo à tecnologia já usada há anos para operar, por exemplo, cancros do pulmão, em que deixou de ser necessário abrir o tórax e separar ou mover as costelas para chegar ao órgão doente, bastando um corte pequeno por debaixo do osso esterno e a partir daí introduzir uma câmara e os instrumentos necessários para a cirurgia, explicou hoje numa conferência de imprensa o chefe do Serviço de Cirurgia Torácica e Transplante Pulmonar do Hospital Universitário Vall d'Hebron, Albert Jauregui.

Em final de fevereiro, foi transplantado um pulmão de um doente usando esta técnica pela primeira vez, aproveitando a capacidade que os pulmões têm de "insuflar e desinsuflar", afirmou o cirurgião, para tentar explicar como foi possível retirar e introduzir um órgão destes por uma abertura tão pequena.

O médico explicou que a técnica só permite, para já, a transplantação de um pulmão, mas manifestou confiança de que seja possível em breve aplicá-la a casos em que é necessário transplantar os dois pulmões de uma mesma pessoa.

Reply

or to participate.