- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 26 de abril de 2023
DGS
Semana Europeia da Vacinação assinalada com uma campanha e um “Live” nas redes sociais
A Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) (Região Europa) para assinalar a Semana Europeia da Vacinação 2023. Ao longo de vários dias, promove uma campanha de comunicação com inúmeras iniciativas, entre elas um “Live” no Facebook e no Youtube, vídeos sobre a importância da vacinação, com testemunhos de utentes e profissionais de saúde, o Boletim da Vacinação com os dados anuais, e uma campanha digital.
Esta campanha pretende recordar que a vacinação é uma das maiores conquistas da saúde pública, que tem salvo milhões de vidas ao longo dos anos. Graças à vacinação, doenças que causaram sofrimento e morte como a varíola, a poliomielite e o sarampo foram erradicadas ou eliminadas em muitas partes do mundo. Sucessos que, para serem consistentes, implicam uma estratégia continuada de promoção da vacinação.
Durante a Semana Europeia da Vacinação, comemora-se em Portugal a semana dos sucessos, para relembrar o percurso percorrido e tudo o que se pode ainda fazer para proteção da população.
É ainda o momento para enfatizar três mensagens fundamentais: que devemos procurar manter a vacinação em dia; que cada dose conta para a máxima proteção, e que é importante obter informação junto de fontes credíveis, nomeadamente recorrendo aos profissionais de saúde.
Aceda aqui ao “Live” que decorreu no dia 24 de abril. Os vídeos da campanha serão publicados nas redes sociais e no Youtube da DGS.
Atualização da Norma sobre Abordagem Diagnóstica e Terapêutica do Doente com Declínio Cognitivo ou Demência
A demência e o declínio cognitivo constituem, nos dias de hoje, condições de elevada prevalência, caracterizando-se por um decaimento das funções neuronais superiores que condicionam uma progressiva deterioração da funcionalidade e autonomia da pessoa, com um impacto significativo em todos os domínios da sua vida, das suas famílias e cuidadores, no sistema de Saúde e na sociedade.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) procede à atualização da Norma 053/2011, que vem rever as recomendações para a terapêutica à luz da melhor evidência científica, assim como inscrever os princípios gerais da atividade clínica, numa abordagem sistemática do diagnóstico e do acompanhamento dos doentes com declínio cognitivo ou demência, em concordância com as melhores práticas internacionais.
A atualização desta Norma, no âmbito da Comissão Executiva do Plano Nacional de Saúde para as Demências, vem reforçar a importância da integração dos vários níveis de cuidados de saúde no acompanhamento das pessoas com demência, de modo a assegurar uma prestação uniforme, segura e efetiva dos cuidados mais adequados a cada pessoa.
Consulte a Norma 053/2011 aqui.
ACSS, I.P.
Nova plataforma para certificação dos médicos recém-especialistas
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) disponibiliza a nova plataforma para registo dos pedidos de certificação para os médicos recém-especialistas.
Através desta ferramenta informática, os novos especialistas poderão solicitar o Certificado ou o Diploma de Obtenção de Grau de Especialista e realizar o pedido de Declaração de Nota Classificação obtida na Prova Nacional de Seriação/Acesso.
A nova plataforma vem agilizar a gestão destes atos certificativos, sendo mais um passo para a desmaterialização de processos na ACSS, I.P..
OE
Formação Cuidados Paliativos – Básico - E-learning | Formação Avaliação e Abordagem à Pessoa com Dor – E-learning
Dado o sucesso das anteriores edições da ação de formação “Cuidados Paliativos – Básico (Nível A)” [E-learning], e a elevada procura por parte dos membros, a Ordem dos Enfermeiros vai realizar duas novas edições do curso, as quais irão decorrer de 02 a 31 de maio de 2023.
A presente ação de formação tem a duração de 25 horas (03 horas síncronas e 22 horas assíncronas) e atribui 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (3,5 CDP) para efeitos de certificação de competências.
As inscrições encontram-se abertas até hoje, 26 de abril de 2023*.
Atendendo também ao sucesso da formação “Avaliação e Abordagem à Pessoa com Dor” [E-learning] e à elevada procura por parte dos membros - procura esta justificada pelo papel fulcral que os/as Enfermeiros/as desempenham no âmbito da Gestão da Dor - a Ordem dos Enfermeiros lança duas novas edições do Curso - 15ª e 16ª Edições, as quais irão decorrer de 05 de maio a 16 de junho de 2023.
Esta ação de formação tem uma carga horária total de 30 horas (27h00 assíncronas e 03h00 síncronas) e confere 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (3,5 CDP) para efeitos de certificação de competências.
As inscrições encontram-se abertas a partir do dia 27 de abril até ao dia 28 de abril de 2023*. De salientar que a formalização da inscrição apenas decorre após pagamento do valor do curso.
Os Cursos realizam-se em regime de aprendizagem a distância, com recurso à Plataforma EnForma onde decorrem as horas assíncronas (horas de gestão autónoma) e à Plataforma de Videoconferência Cisco Webex destinada às horas síncronas (horas de contacto com os/as formadores/as).
*A data limite de inscrição poderá ser antecipada no caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
Jornal de Notícias
Alerta para algum "descuido" nas vacinas até um ano
As taxas de cobertura de todas as vacinas recomendadas no Plano Nacional de Vacinação (PNV) avaliadas até aos sete anos permanecem muito elevadas (acima dos 95%), mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) chama a atenção dos pais e profissionais de saúde para algum atraso na imunização aos 12 meses, que inclui as vacinas contra o sarampo, rubéola, papeira e meningite C.
No ano passado, a vacinação atempada até aos 12 meses ficou-se pelos 82%. Ainda que aos 24 meses, estas vacinas atinjam uma cobertura de 98% "há aqui algum descuido" temporal que "numa doença tão transmissível como o sarampo e numa idade em que as crianças já estão nos infantários, pode gerar alguns casos", avisa Teresa Fernandes, coordenadora do Plano Nacional de Vacinação da DGS.
Reply