Notícias da Saúde em Portugal

Sexta-feira, 28 de abril de 2023

ON

A urgência da rotulagem nutricional simplificada

Em Portugal, os maus hábitos alimentares, têm um impacto significativo na mortalidade e na perda de anos de vida saudável.

As projeções nacionais para 2030 revelam que as mortes devido à alimentação inadequada podem ultrapassar as provocadas pelo tabaco, pelo que uma aposta mais forte em políticas públicas que promovam boas escolhas alimentares revela-se urgente.

É um facto que muito se tem trabalhado o tema da alimentação adequada, no entanto, e por muito que se aborde publicamente esta temática, é preciso aumentar as estratégias que capacitem a população, mas que, simultaneamente, criem ferramentas de apoio na tomada de decisão aquando das escolhas alimentares.

INFARMED, I.P.

Suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de todos os lotes do produto Curcurinna Gel

A Circular Informativa n.º 150/CD/100.20.200 de 22/12/2022, respeitante à utilização do ingrediente salicilato de metilo em produtos cosméticos, indica quais as concentrações máximas permitidas do ingrediente em questão consoante o tipo de produto e a zona do corpo em que se aplica.

O INFARMED, I.P., no âmbito da análise de uma denúncia, constatou a existência no mercado nacional do produto Curcurinna Gel, cuja Pessoa Responsável é a empresa Okbio, Soluções Alimentares Unipessoal, Lda. O referido produto não cumpre com os limites de concentração de salicilato de metilo legalmente previstos.

Adicionalmente, de acordo com o disposto na Circular Informativa n.º 032/CD/100.20.200 de 08/02/2019 – “Medicamentos à base e plantas indevidamente classificados como produtos cosméticos”, o produto Curcurinna Gel encontra-se indevidamente classificado como produto cosmético uma vez que, atendendo à sua designação, composição, função e modo de aplicação, o mesmo se trata de um medicamento à base de plantas.

Assim, o INFARMED, I.P. determina o seguinte:

  • As entidades que disponham deste produto não os devem disponibilizar;

  • Os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Okbio, Soluções Alimentares Unipessoal, Lda..

SNS

IPO de Coimbra reacreditado

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra foi novamente acreditado pela Organisation of European Cancer Institutes (OECI), sendo a terceira vez que a instituição recebe esta distinção. A primeira acreditação ocorreu em janeiro de 2011 e o estatuto foi renovado em 2017.

O IPO de Coimbra é assim uma das cinco instituições europeias com acreditação total pelo modelo da OECI, juntamente com o IPO do Porto, o NKI-AVL de Amesterdão, o Christie’s NHS de Manchester e o Instituto Valenciano de Oncologia.

Esta distinção demonstra que o IPO de Coimbra segue as melhores práticas em saúde oncológica, de acordo com o que de melhor se faz nas organizações de saúde congéneres europeias e de acordo com os standards mais exigentes.

A Presidente do Conselho de Administração, Margarida Ornelas, sublinhou que esta conquista só foi possível graças ao empenho e dedicação dos profissionais do IPO de Coimbra. “Esta distinção reforça o orgulho que os colaboradores sentem em fazer parte desta instituição de referência”.

Notícias Saúde

FMUP é centro de treino internacional, reconhecido pela American Heart Association

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acaba de ser reconhecida como um Centro de Treino Internacional da American Heart Association, um dos poucos em Portugal. A partir de agora, todos os estudantes de Medicina desta Faculdade vão poder receber formação certificada e reconhecida a nível global em suporte básico e avançado de vida.

De acordo com Cristina Granja, intensivista e professora da FMUP, o novo estatuto deste estabelecimento de Ensino Superior vai-lhe permitir “alargar o espetro de ação. Antes de sermos um Centro de Treino Internacional da American Heart Association, a FMUP já era um local de treino. Inicialmente dávamos formação ao sexto ano e este ano letivo abrimos ao primeiro ano”.

Presentemente, com o Centro de Treino Internacional aberto, a FMUP pretende estender a iniciativa a todos os estudantes, permitindo que os mesmos obtenham “competências focadas no processo de atuação perante uma pessoa que tenha um colapso devido a paragem cardíaca ou respiratória”, esclarece, acrescentando que a instituição ganhou mais autonomia de formação no âmbito da American Heart Association.

Reply

or to participate.