- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 10 de maio de 2023

SNS
Representação Timor Leste ONU
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, recebeu a Representação em Timor Leste do Fundo das Nações Unidas, agência para a Saúde Sexual e Reprodutiva, no dia 8 de maio, no Ministério da Saúde, em Lisboa.
O encontro permitiu debater oportunidades de cooperação e parceria nas áreas do planeamento familiar, na saúde materno-infantil e no papel dos cuidados de saúde na resposta à violência sexual e de género.
Foram ainda discutidas oportunidades de trabalho conjunto na área do VIH, hepatites virais e outras infeções sexualmente transmissíveis.
Observador
Partos prematuros são principal causa de morte infantil no mundo, diz relatório da OMS e da UNICEF
Os partos prematuros são a principal causa de morte infantil no mundo e a África subsaariana é a região onde ocorrem mais mortes, a par da Ásia central e do sul, revela um relatório da OMS e da UNICEF.
Embora a situação seja pior nas duas regiões referidas, a taxa de natalidade de prematuros não se alterou em nenhuma região do mundo na década de 2010 a 2020, com 152 milhões de bebés vulneráveis a “nascerem demasiado cedo”, expõem no relatório esta terça-feira divulgado a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
SIC Notícias
Venda de tabaco em máquinas automáticas pode ser proibida em 2025
A venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025 e ainda este ano será interdito fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais, segundo uma proposta de lei.
Caso a proposta de lei do Governo seja aprovada pela Assembleia da República, deixa de ser possível a venda de tabaco direta ou através de máquinas de venda automática em locais como restaurantes, bares, salas e recintos de espetáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições.
Também nos festivais de música, onde há "um marketing até bastante agressivo no sentido de promover a compra e a utilização de tabaco e até de outros produtos de tabaco, nomeadamente tabaco aquecido, vai ser proibido vender estes produtos", revelou à agência Lusa a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.
Três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão
Três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão e seis já sentiram sinais da doença num momento da sua vida, estima um estudo divulgado esta quarta-feira, números que o psiquiatra Gustavo Jesus considera "avassaladores".
Os dados constam de um inquérito para perceber a visão dos portugueses sobre a depressão promovido pela Lundbeck Portugal, farmacêutica especializada em doenças neurológicas e psiquiátricas, e indicam que 33,6% dos inquiridos respondeu que já lhe foi diagnosticada a doença por um profissional de saúde.
De acordo com o estudo, a que a agência Lusa teve acesso, 62,1% dos portugueses sentiu que estava com uma depressão em algum momento da sua vida e 77,3% tem ou já teve um amigo ou familiar próximo a quem foi diagnosticada a doença.
Notícias Saúde
Tâmaras, um remédio natural para ajudar a dormir
A insónia é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é muitas vezes tratada com medicamentos que podem ter efeitos secundários. Mas e se houvesse uma forma natural de ajudar a conciliar o sono? De acordo com a medicina chinesa, as tâmaras podem ser uma boa opção.
“Além de serem ricas em triptofano, um aminoácido que estimula a formação de melatonina, a hormona do sono, as tâmaras também podem ajuda a relaxar e proporcionar uma sensação de bem-estar”, explica Patrícia Liu, especialista em medicina chinesa. “Elas possuem diversos benefícios e são também um ótimo laxante natural”, conclui.
As tâmaras são um alimento versátil, podendo ser consumidas de várias formas, seja como snacks e petiscos ou enquanto ingrediente de receitas doces ou salgadas. Além disso, são uma boa opção para quem quer ter uma alimentação mais saudável, pois contêm muitas fibras e nutrientes importantes.

Reply