- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 11 de maio de 2023
DGS
DGS publica Orientação sobre cuidados de saúde durante o trabalho de parto
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou a Orientação 002/2023, de 10 de maio de 2023, relativa aos cuidados de saúde durante o trabalho de parto.
A matéria desta orientação foi proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, com o intuito de:
uniformizar os cuidados de saúde hospitalares durante o trabalho de parto (TP);
clarificar o papel dos vários profissionais de saúde intervenientes no TP;
identificar tarefas, autonomias e responsabilidades, promovendo a partilha de um modelo de cuidados comum que favoreça o verdadeiro trabalho de equipa, a segurança e a qualidade dos cuidados prestados durante o TP.
Os principais objetivos a atingir são a promoção de cuidados de saúde de qualidade, com foco principal na segurança materno-fetal, bem como numa experiência positiva no parto para a grávida e para a família.
Os cuidados de saúde durante o TP devem ser assegurados por uma equipa multidisciplinar, com uma clara definição de atividades, tarefas e responsabilidades dos diferentes intervenientes, tendo em conta as competências legalmente estabelecidas, de acordo com os riscos de saúde individuais de cada parturiente e a necessidade de resposta a cada momento.
A avaliação da implementação da presente Orientação deve ser contínua e executada através das Direções Clínicas Hospitalares e das Direções dos Serviços de Obstetrícia e Ginecologia.
Consulte a Orientação aqui.
INFARMED, I.P.
Presidente do INFARMED, I.P. reeleito como Chair do HAG
Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, I.P., foi hoje, dia 10 de maio, reeleito pelos seus pares Chair do Heads of HTA Agencies Group (HAG), Agneta Karlsson (General Director TLV, Suécia) e Lionel Collet (Presidente HAS, França) serão os elementos que compõem a Direção como co-chairs.
A 29 de setembro de 2021 os líderes de 19 Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde de vários Estados-Membros da UE/EEE associaram-se e inauguraram o HAG, uma nova rede colaborativa focada em questões estratégicas relacionadas com a avaliação de tecnologias de saúde (ATS), de forma a permitir uma partilha e discussão de alto nível e apoiar o desenvolvimento de trabalho conjunto em todas as atividades de ATS na União Europeia (UE). Sob a liderança de Rui Santos Ivo, o HAG tem consolidado a sua importância para a implementação e adoção do Novo Regulamento de Avaliação de Tecnologias de Saúde, através da definição conjunta de objetivos estratégicos e operacionais e a partilha ativa de informações. Durante o primeiro mandato a HAG fortaleceu a sua representatividade – um dos objetivos fundadores do grupo – com o seu crescimento para 32 organizações de ATS. Este crescimento acrescenta legitimidade à participação do HAG na cena europeia.
Rui Santos Ivo continua assim à frente de um importante grupo europeu, algo de muito prestigiante para Portugal, em especial para a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, que integra Chefes de Agências de ATS de 21 países EU/EEA. “Estou ciente da importância desta rede para o sucesso do acesso aos medicamentos a nível da UE e do trabalho que temos pela frente. O HAG é fundamental para garantir o apoio estratégico das nossas agências às estruturas de governação da ATS e para desenvolver e reforçar a nossa colaboração, juntamente com a Comissão Europeia e todas as partes interessadas” refere Rui Santos Ivo, acrescentando que “Portugal, e o INFARMED, I.P. em particular, contam com quase 25 anos de história de consolidação da Avaliação de Tecnologias de Saúde. Durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia coordenamos e promovemos o processo de discussão alargada que culminou na adoção do Novo Regulamento Europeu. Pelo que o trabalho que temos pela frente no HAG é o passo natural neste grande desígnio e um grande reconhecimento para todos nós, que contribuirá para o acesso de tecnologias de saúde aos cidadãos portugueses e europeus”.
SIC Notícias
Nasceu o primeiro bebé britânico com ADN de três pessoas
O bebé tem ADN (mais de 99,8%) da mãe e do pai, como sempre, mas também uma pequena quantidade de material genético - cerca de 37 genes - de uma dadora. O primeiro caso bem sucedido remonta a 2016, no México, onde nasceu o primeiro bebé do mundo com este procedimento.
O primeiro bebé britânico com ADN (material genético) de três pessoas nasceu depois de os médicos realizarem um procedimento inovador de fertilização 'in vitro' que visa impedir que as crianças herdem doenças incuráveis.
O feito, que não é inédito, foi noticiado na terça-feira na edição 'online' do jornal The Guardian e foi ontem citado pelas agências noticiosas internacionais.
CNN
Estudo conclui que 74% dos portugueses desconhecem o seu nível de colesterol
Três em cada quatro inquiridos num estudo nacional da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), hoje divulgado, não sabe os seus níveis de colesterol, desconhecimento que se acentua nas camadas mais jovens e diminui com a idade.
O estudo “Os Portugueses e o Colesterol 2023” realizado pela GFK Metris para a FPC vai ser divulgado hoje na apresentação da campanha da fundação “Maio, mês do coração”, que visa sensibilizar a população para a importância de proteger o seu coração, controlando os níveis de colesterol mau (LDL), um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, e dar a conhecer o estado atual da situação cardiovascular em Portugal.
Segundo o estudo, que decorreu em abril e envolveu 800 pessoas com 18 ou mais anos residentes no continente, 88% dos inquiridos com idades entre os 18 e os 24 anos desconhece o valor do seu colesterol, valor que desce para 86% nas idades entre os 25 e os 44 anos, para 66% entre os 45 e os 64 anos, subindo para 69% nos inquiridos com 65 ou mais anos.
Reply