- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 12 de maio de 2023
MedSUPPORT Workshop’23
Ideias e estratégias para superar desafios da gestão e regulação em saúde
A crescente complexidade e exigência do papel do(a) Gerente/Gestor(a) de uma clínica é o mote para o workshop MedSUPPORT 2023. Queremos ajudá-lo(a) a lidar melhor com os desafios da gestão e da regulação em saúde.
Com as mudanças constantes nas políticas de saúde, é fundamental que os profissionais e gestores da área estejam atualizados e preparados para enfrentar esses desafios. Neste workshop, vamos discutir as tendências atuais, bem como as melhores práticas para a gestão e regulação em saúde.
Para isso convidamos a sociedade de advogados JPAB – José Pedro Aguiar Branco, que se dedica à prestação de serviços jurídicos personalizados e o Grupo YOUR que é especialista na prestação de serviços de contabilidade, recursos humanos e administrativos, para se juntarem a nós na manhã do próximo sábado dia 27 de maio no recém-inaugurado Renaissance Porto Lapa Hotel.
Entre os temas que serão abordados, destacam-se:
O Regime das práticas publicitárias em saúde
Boas práticas para gestão e controlo financeiro apoiadas na prestação de serviços de contabilidade
Como lidar com as mudanças nas políticas de saúde
O papel da tecnologia na gestão dos processos de regulação em saúde
Este workshop, é dirigido aos clientes MedSUPPORT e a quem deseja otimizar as suas capacidades de gestão em saúde, e estamos confiantes de que os participantes sairão com novas ideias e estratégias para superá-los.
Se é cliente MedSUPPORT participe gratuitamente neste fórum de especialistas e leve consigo informação e estratégias para potenciar o futuro da Sua clínica.
DGS
OMS declara o fim de Emergência de âmbito internacional para mpox
O Comité de Emergências do Regulamento Sanitário (2005) da Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem, dia 11 de maio, o fim de Emergência de Âmbito Internacional para a Infeção Humana por vírus Monkeypox (mpox). A 6 de maio de 2022 o Reino Unido reportava o primeiro caso que viria a ser confirmado para mpox. A 18 de maio de 2022 Portugal anunciava a confirmação laboratorial de 5 casos de mpox no país, sendo este anúncio da OMS praticamente coincidente a uma semana do surto completar um ano no nosso país.
A decisão da OMS vem no contexto da redução de cerca de 90% no número de novas infeções nos últimos três meses, em comparação com os três meses anteriores. No entanto, a OMS reforçou a necessidade dos países manterem as suas capacidades de vigilância e resposta.
Tendo sido Portugal o segundo país a reportar casos no início do surto e a partilhar conhecimento sobre a apresentação clínica e contexto epidemiológico de exposição a locais específicos de potencial disseminação do vírus, a DGS agrade a todos os profissionais de saúde que, de forma precoce, souberam reconhecer uma nova apresentação de um fenómeno de saúde.
OE
Dia Internacional do Enfermeiro
A Ordem dos Enfermeiros deixou uma mensagem a todos os enfermeiros no dia em que se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro.
“O dia de quem cuida, de quem não deixa ninguém sozinho. Celebramos o Dia Internacional do Enfermeiro e felicitamos todos os Enfermeiros!”
OPP
18.º Congresso Europeu de Psicologia
Organizado pela EFPA (Federação Europeia de Associações de Psicologia), decorre entre os dias 03 e 07 de julho, o 18.º Congresso Europeu de Psicologia, em Brighton (Inglaterra). Tiago Pereira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, será um dos oradores deste congresso.
"Psicologia: Unindo comunidades para um mundo sustentável", é este o tema do congresso que contará com a presença de oradores de vários pontos da Europa, para partilharem e debaterem o impacto da Psicologia nas comunidades e na sociedade.
As inscrições já estão a decorrer. Saiba mais informações e inscreva-se aqui.
Diário de Notícias
Portugal com elevada percentagem de crianças dos 5 aos 9 anos com excesso de peso
A prevalência de excesso de peso, incluindo a obesidade, das crianças dos 5 aos 9 anos em Portugal é de 36%, acima da estimada para a Região Europeia da OMS, de 29,5%, indica um relatório da organização.
Divulgado na quarta-feira, o último Relatório Regional Europeu sobre Obesidade da Organização Mundial de Saúde estima, com base em dados de 2016, que quase uma em cada três crianças em "idade escolar primária" na região sofre de excesso de peso, incluindo obesidade, que afeta uma em oito (11,6%).
Portugal é o sétimo pior, entre os 53 países da região, com cerca de 36% das crianças daquela idade com excesso de peso, das quais quase 15% sofre de obesidade.
Público
Partos de baixo risco deixam de precisar de médicos e serão assegurados por enfermeiros
Os partos considerados de baixo risco vão deixar de exigir a presença de um médico de obstetrícia e ginecologia, passando todo o processo a ser liderado por um enfermeiro especialista. Esta alteração foi definida pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), com base nas conclusões da comissão de acompanhamento à falta de clínicos especialistas. Os obstetras continuam a ser os responsáveis por partos de maior complexidade que exijam uso de instrumentação e serão também chamados se na vigilância do trabalho de parto de baixo risco surgirem complicações.
Nos partos eutócicos, os chamados partos naturais, “o responsável pelo parto será preferencialmente um Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, enquanto nos partos vaginais instrumentados será sempre um Médico de Obstetrícia e Ginecologia”, estabelece a DGS, na orientação que foi publicada na quarta-feira. O tema faz manchete na edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias (conteúdo fechado).
O documento publicado pela DGS estabelece os “critérios necessários para a classificação de um trabalho de parte como de baixo risco”. São também listados os critérios para pedir avaliação por anestesiologia e para solicitar a presença de um médico de neonatologia ou pediatra.
A DGS explica ainda que, quando na equipa de saúde existem elementos em formação, que necessitem de prática na assistência ao parto natural, como enfermeiros especialistas em formação ou médicos a fazer formação específica de Obstetrícia e Ginecologia, haverá uma articulação entre o Chefe da Equipa Médica de Obstetrícia e Ginecologia e o enfermeiro responsável pelo bloco de partos, “de forma a ser assegurada uma distribuição equitativa, para que estes elementos possam ser co-responsáveis pelo acompanhamento” do parto.
“Nos registos clínicos hospitalares relativos à assistência ao parto devem ser sempre listados todos os profissionais de saúde que estiveram presentes no momento do parto”, estabelece ainda a DGS.
Reply