- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 15 de maio de 2023
MedSUPPORT
Ideias e estratégias para superar desafios da gestão e regulação em saúde
A MedSUPPORT considera que o momento atual em que há mudanças efetivas e previstas na regulação em saúde, e que, a comunicação social tem dado atenção a questões de insatisfação de utentes de saúde, justifica uma análise e reflexão.
Na manhã do próximo sábado dia 27 de maio no recém-inaugurado Renaissance Porto Lapa Hotel vamos discutir as tendências atuais, bem como as melhores práticas para a gestão e regulação em saúde.
Tudo isto, levou-nos a reunir um painel de especialistas para nos apoiar a navegar este momento de incerteza:
JPAB – José Pedro Aguiar Branco | Sociedade de advogados
Prestação de serviços jurídicos personalizados
Grupo YOUR | Contabilidade e gestão
Especialista na prestação de serviços de contabilidade, recursos humanos e administrativos
Inscreva-se aqui.
DGS
Plano Nacional de Saúde 2030 da DGS aprovado em Conselho de Ministros
O Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS 2030), elaborado e executado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), foi aprovado em Conselho de Ministros a 11 de maio de 2023.
Instrumento essencial de governação em saúde, o PNS 2030 estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida.
Este Plano parte da identificação das principais necessidades e expectativas de saúde da população, estabelecendo como grandes desígnios: a redução das desigualdades; a promoção do desenvolvimento de comportamentos, culturas e comunidades saudáveis; a minimização de consequências das alterações climáticas e outros determinantes ambientais na saúde; a redução de um modo integrado da carga das doenças transmissíveis e não transmissíveis; e a manutenção sob controlo dos problemas de saúde que se encontram em risco de aumentar, emergir ou reemergir.
Saiba mais sobre o PNS 2030 aqui.
Portugal no caminho certo para a eliminação da hepatite C
Alcançar a população com maiores barreiras no acesso a cuidados de saúde, envolver os pares para melhorar o diagnóstico, acesso e tratamento em utilizadores de drogas ou rastrear os doentes onde eles estão, foram algumas das metas e prioridades assinaladas por peritos e cidadãos durante o Encontro Nacional “Eliminação da Hepatite C em Portugal – Os microeliminadores”, organizado pelo Programa Nacional para as Hepatites Virais, da Direção-Geral da Saúde.
Ao longo do dia, foram salientados os sucessos de uma estratégia nacional cujo desígnio é eliminar as hepatites virais, como preconizado pela Organização Mundial da Saúde, como o universo de doentes tratados anualmente e o tratamento cada vez mais atempado e precoce.
Rui Tato Marinho, diretor do PNHV da DGS partilhou informação sobre a situação nacional face a outros países europeus. Destacou os dados relativos ao tratamento, mas ressaltando a importância de aumentar a realização do teste, recordando a elevada mortalidade ainda associada à doença crónica do fígado. Assinalou ainda que “num momento em que lidamos com tecnologias avançadas ou com a inteligência artificial, a nossa preocupação e de todo o mundo é que não podemos esquecer-nos de falar com os doentes.”.
INFARMED, I.P.
Atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa (maio de 2023)
A Deliberação n.º 34/CD/2023 atualiza a lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa.
Esta suspensão visa assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de abril, bem como dos medicamentos que estão a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.
A lista em formato eletrónico encontra-se em Gestão da disponibilidade do medicamento.
Maxillaris
FDI organiza em junho fórum virtual sobre sustentabilidade
A Federação Dentária Internacional (FDI) vai organizar um fórum virtual sobre sustentabilidade em Medicina Dentária no próximo dia 5 de junho, precisamente o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante o evento, serão apresentados casos de estudos e investigações científicas que visam a redução do impacto ambiental da saúde oral. A FDI também irá partilhar materiais educativos com todos os participantes.
Esta iniciativa, denominada “Sustentabilidade em Medicina Dentária”, foi implementada em 2021. Desde então, de acordo com a FDI, já houve 265 consultórios de Medicina Dentária a desenvolver práticas ambientais sustentáveis. Por sua vez, a Declaração de Sustentabilidade foi subscrita por 125 intervenientes do setor.
OMS
OMS aconselha a não usar adoçantes sem açúcar para controlo de peso em diretriz recém-divulgada
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz sobre adoçantes não açucarados (NSS - non-sugar sweeteners), desaconselhando o uso de NSS para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
A recomendação é baseada nas descobertas de uma revisão sistemática das evidências disponíveis que sugere que o uso de NSS não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças. Os resultados da revisão também sugerem que pode haver potenciais efeitos indesejáveis com o uso prolongado de NSS, como um aumento do risco de diabetes tipo 2, de doenças cardiovasculares e de mortalidade em adultos.
"Substituir açúcares livres por NSS não ajuda no controlo de peso a longo prazo. As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar", diz Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS. "Os NSS não são fatores alimentares essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta para melhorar a sua saúde.".
Reply