Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 16 de maio de 2023

DGS

Semana Europeia do Teste na primavera: Faça o Teste!

A Semana Europeia do Teste de primavera de 2023 começou ontem, 15 de maio, e vai decorrer até 22 de maio. Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.

Prevenir, Testar e Tratar a infeção por VIH e hepatites virais são estratégias essenciais e devem ser mantidas em tempos de crise. Faça o teste!

Saiba onde fazer o teste em Portugal, aqui.

Saiba onde fazer o teste em Lisboa, aqui.

INFARMED, I.P.

Recolha voluntária do medicamento Oxigénio Medicinal Gasin, 100%, gás medicinal comprimido

A empresa Gasin II - Gases Industriais, Unipessoal, Lda. irá proceder à recolha voluntária dos lotes constantes do anexo I que faz parte integrante da presente circular, do medicamento Oxigénio Medicinal Gasin, 100%, gás medicinal comprimido, nº de registo 5085303 - Cilindro de gás de 5 litros, por ter sido detetado um defeito de qualidade que afeta a integridade dos cilindros de 5 litros.

Assim, o INFARMED, I.P. determina a suspensão imediata da distribuição destes lotes.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento.

SNS

CHO realiza tratamento pioneiro

A Unidade de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) efetuou, pela primeira vez em Portugal, a administração de Imunoglobulina Humana Subcutânea Facilitada, tendo o procedimento decorrido no Hospital de Dia Polivalente da Unidade de Caldas da Rainha, segundo informação do centro hospitalar.

Este tratamento, “essencial à vida dos doentes com défices do sistema imunitário (imunodeficiências por défice de produção de anticorpos), repõe as defesas que estes doentes não conseguem produzir para combater as infeções”.

A nova modalidade terapêutica, denominada de Imunoglobulina Subcutânea Facilitada, em que o CHO se tornou pioneiro, “vem revolucionar o modo de administração, dando mais liberdade e autonomia aos doentes” que, refere o comunicado, “passam a poder efetuar o tratamento comodamente em suas casas apenas uma vez por mês”.

De acordo com o CHO, esta inovação é devida à administração de uma enzima, a hialuronidase humana recombinante, que permite a criação de um espaço debaixo da pele para receber maiores volumes de imunoglobulina.

Jornal Dentistry

“Dar respostas capazes, inovadoras e integradas”: XXII Congresso da APHO juntou profissionais para debater presente e futuro da saúde oral

O XXII Congresso APHO decorreu no passado dia 5 e 6 de maio, no auditório do Tagus Park, em Oeiras.

De acordo com a Dra. Fátima Duarte, Presidente do Congresso e da Associação Portuguesa dos Higienistas Orais, o futuro “apresenta-se exigente”, mas a Associação tem procurado dar “respostas capazes, inovadoras e integradas aos principais desafios da profissão”, contribuindo para a construção de uma saúde oral mais sustentável. Este encontro, reforça a Dra. Fátima Duarte, pretende destacar a importância dos trabalhos dos higienistas orais e incentivar à implementação de políticas capazes de apoiar a sua atuação a nível mundial.

A Dra. Patrícia Almeida Santos, Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, destacou também a “relação de simbiose profissional” que existe entre a APHO e a OMD perante uma luta que é de todos – “a saúde oral dos portugueses”.

O Congresso terminou no sábado, com a apresentação e entrega de prémio ao poster vencedor.

Jornal de Notícias

Hospital de Santo António usa robótica para colocar prótese no joelho

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) do Porto vai realizar, esta quarta-feira, dia 17, a primeira cirurgia de prótese do joelho com acompanhamento robótico, numa operação que irá contar com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Este método é pioneiro no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, segundo o CHUdSA, possui diversas vantagens neste tipo de cirurgia, como, por exemplo, menor probabilidade de erros, diminuição do tempo que o paciente fica internado, uma mais rápida recuperação, uma diminuição das taxas de complicações e de infeções e um aumento da precisão do cirurgião. O Hospital de Santo António é uma das principais unidades de saúde do país no que se refere a patologia do joelho e já conta com a realização, em média, de 500 cirurgias anuais.

Reply

or to participate.