- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 22 de maio de 2023
DGS
Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade
Portugal é o 8.º país mais preparado para combater a obesidade, de acordo com o ranking World Obesity Atlas 2023, da World Obesity Federation, que analisa 183 países. O resultado deve-se ao conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido e que a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.
Portugal surge em 8.º lugar no ranking, que mede a preparação para combater a obesidade, sendo superado pela Suíça, Finlândia, Noruega, Islândia, Suécia, França e Reino Unido e destacando-se face aos países do Sul da Europa com poder económico semelhante.
Além de seguir indicadores da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ranking avalia vários parâmetros e medidas colocadas em prática pelos 183 países analisados. Dados como a cobertura e capacidade de resposta dos serviços de saúde e a mortalidade prematura por doenças crónicas são analisados. A estes juntam-se, ainda, as políticas de prevenção desenvolvidas pelos países.
OPP
OPP recebida pelo Presidente da República
O Presidente da República recebeu na passada quinta-feira, dia 18 de maio, em audiência, no Palácio de Belém, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, acompanhado das Vice-Presidentes, Sofia Ramalho e Renata Benavente, bem como do Membro da Direção Nacional, Tiago Pereira. Foram apresentados os projetos, nacionais e internacionais, em que a Ordem está envolvida e analisados os desafios que se colocam aos profissionais respetivos.
INFARMED, I.P.
Recolha de dispositivos médicos do fabricante Dérig Indústria e Comércio de Materiais Médico-Odontológicos LTDA. EPP com marcação CE indevida
No âmbito de uma ação de fiscalização, realizada pelo INFARMED, I.P., dirigida aos dispositivos médicos do fabricante Dérig Indústria e Comércio de Materiais Médico-Odontológicos LTDA. EPP, foi identificada a disponibilização no mercado de alguns dispositivos médicos que não se encontravam em conformidade com a legislação europeia aplicável, apresentando marcação CE indevida, em virtude de não terem sido sujeitos ao respetivo procedimento de avaliação da conformidade por parte de um organismo notificado, nomeadamente:
1. Os dispositivos médicos que ostentem marcação CE 0120 e cuja data de fabrico seja posterior a 01 de janeiro de 2015.
2. Os dispositivos médicos que ostentem marcação CE 2460 que não estejam incluídos no âmbito do certificado de conformidade 250861-2017-CE-BRA-NA-PS (incluindo os seus respetivos apêndices) emitido pelo organismo notificado DNV Product Assurance AS.
Neste sentido, o INFARMED, I.P., em cumprimento do princípio da precaução e zelo pela saúde pública e do princípio da legalidade, ordena a imediata suspensão da comercialização e recolha do mercado dos dispositivos médicos identificados em 1. e 2..
Nesta sequência, o importador, distribuidor e atual mandatário, a entidade Exaktus - Material de Reabilitação Oral Lda., procederá à recolha dos dispositivos médicos afetados.
Assim, as entidades que disponham de unidades dos dispositivos médicos em causa não as podem dispensar ou utilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, contactar a entidade Exaktus - Material de Reabilitação Oral Lda..
Adicionalmente, no âmbito da cooperação administrativa entre autoridades competentes congéneres e organismos notificados, o INFARMED, I.P. teve conhecimento de que o certificado de conformidade acima identificado foi suspenso no dia 08/05/2023, não tendo sido neste âmbito identificada nenhuma questão de segurança relativa aos dispositivos.
Assim, e não obstante o facto de o mandatário, importador e distribuidor dos dispositivos em apreço, ter declarado não ter disponibilizado no mercado nenhuma unidade de dispositivos médicos do fabricante Dérig Indústria e Comércio de Materiais Médico-Odontológicos LTDA. EPP com data de fabrico posterior a 08/05/2023, o INFARMED, I.P., em cumprimento do princípio da precaução e zelo pela saúde pública e do princípio da legalidade, ordena a suspensão da comercialização dos referidos dispositivos médicos.
ACT
Campanha Internet Segura #LerAntesClicarDepois
Por ocasião do Dia Mundial da Internet, que se assinala a 17 de maio, a Secretária de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) apresentaram na passada terça-feira, dia 16 de maio, uma campanha nacional Internet Segura: #LerAntesClicarDepois, com o propósito de reforçar, junto de todas as pessoas e organizações, informação sobre o bom uso do ciberespaço.
Nos últimos anos, com o aumento do número de incidentes de cibersegurança e de cibercrimes e o uso cada vez mais generalizado das tecnologias digitais a nível pessoal e profissional, torna-se premente a sensibilização constante da população para os cuidados de cibersegurança básicos que qualquer pessoa deve aplicar.
Neste contexto a ACT associa-se a esta campanha divulgando o kit de comunicação que passa entre outros instrumentos por vídeos, posts com mensagens de alerta e uma brochura informativa.
WHO
OMS lança rede global para detetar e prevenir ameaças de doenças infeciosas
A OMS e os seus parceiros estão a lançar uma rede global para ajudar a proteger as pessoas de ameaças de doenças infeciosas através do poder da genómica de patogénicos. A Rede Internacional de Vigilância de Patogénicos (IPSN) será uma plataforma para conectar países e regiões, melhorar os sistemas de recolha e análise de amostras, utilizar esses dados para orientar a tomada de decisões de saúde pública e partilhar essas informações de forma mais ampla.
A análise do código genético de vírus, bactérias e outros organismos causadores de doenças permite entender o quão infeciosos e mortais eles são e como se espalham. Com essas informações, cientistas e autoridades de saúde pública podem identificar e rastrear doenças para prevenir e responder a surtos como parte de um sistema mais amplo de vigilância de doenças e desenvolver tratamentos e vacinas.
O objetivo desta nova rede é ambicioso, mas também pode desempenhar um papel vital na segurança da saúde: dar a todos os países acesso a sequenciamento e análise de genoma de agentes patogénicos como parte de seu sistema de saúde pública", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Como foi tão claramente demonstrado para nós durante a pandemia COVID-19, o mundo é mais forte quando está unido para combater ameaças de saúde compartilhadas."
Diário de Notícias
Lepra é das doenças menos contagiosas e 90% da população mundial está imune
A identificação de dois casos importados de Lepra em Portugal voltou a colocar a doença na ordem do dia. Os médicos que a tratam dizem que se "criou alarme", porque ainda há muita falta de informação. Só que tal faz com que o estigma social seja enorme, quando "a Lepra é uma doença que deve ser tratada como outra qualquer", diz Cândida Fernandes, coordenadora da consulta de referência para toda a região Sul do país.
De acordo com as referências da Organização Mundial de Saúde (OMS), e como sublinha Cândida Fernandes, "estima-se que 90% da população mundial seja imune à Lepra". Em Portugal, por exemplo, há mais de 20 anos que não são diagnosticados casos endémicos - ou seja, novos casos em doentes portugueses.
Reply