- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Terça-feira, 23 de maio de 2023
SNS
76.ª Assembleia Mundial de Saúde
Margarida Tavares defendeu ontem o aprofundamento da cooperação internacional para preparar a resposta global a futuras pandemias e construir gerações mais saudáveis. A governante assinalou que “nas últimas décadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desempenhou um papel fundamental no combate a desafios globais, como a pandemia de Covid-19”, assinalando o trabalho desenvolvido em prol da Cobertura Universal de Saúde e do acesso generalizado das populações aos Cuidados de Saúde Primários. A Secretária de Estado discursava na 76.ª Assembleia Mundial de Saúde, subordinada ao tema “75 anos: Salvar Vidas, Saúde para todos”, que decorre de 21 a 30 de maio, em Genebra, Suíça.
O tratado que abrange todas as medidas de controlo do tabaco é o único instrumento jurídico negociado na OMS, que vincula atualmente 182 países. A OMS espera que um novo tratado sobre a pandemia, que visa colmatar as principais lacunas identificadas na luta contra a Covid-19 e se que encontra atualmente em negociação, se torne o segundo acordo deste tipo dentro de um ano, permitindo a sua adoção na Assembleia da OMS em 2024.
“É o momento de aprofundar políticas de saúde abrangentes que melhorem a saúde das populações”, defendeu a Secretária de Estado da Promoção da Saúde.
Observador
Regulador da Saúde e Inspeção-Geral abrem processos para esclarecer morte de bebé em Portimão
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriram, respetivamente, um processo administrativo e uma inspeção para esclarecer a morte de um bebé que aguardava por transferência no hospital de Portimão.
“A ERS e o IGAS decidiram cooperar de modo a obter todos os esclarecimentos necessários de forma complementar”, justificaram.
A decisão surge depois de um bebé de 11 meses ter morrido na sexta-feira, ao final de tarde, no hospital de Portimão, enquanto aguardava transferência para a unidade de cuidados intensivos pediátrica do hospital de Faro.
O hospital da capital algarvia estava sem serviço de Pediatria e a ambulância de transporte inter-hospitalar pediátrico estava inoperacional por falta de médico do hospital.
Regulador condena clínica a coima por recusa de prestação de cuidados a utentes do SNS
A clínica Cintramédica, em Sintra, foi condenada ao pagamento de uma coima de três mil euros pela recusa de prestação de cuidados de saúde a utentes, alegando a cobrança de 75 euros pelo equipamento de proteção individual (EPI).
A coima foi aplicada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) devido às infrações, “em autoria material e na forma consumada”, relacionadas com a “recusa de prestação de cuidados de saúde a utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente com fundamento em procedimentos internos de cobrança do valor de 75 euros pelo custo de EPI”.
De acordo com a entidade reguladora, esta infração constitui uma violação das regras relativas ao acesso aos cuidados de saúde prevista e punida nos Estatutos da ERS.
Segundo a contraordenação, publicada no site da ERS, este processo foi aberto em maio de 2021, a decisão de aplicar a coima foi decidida em 20 de abril de 2023 e o processo foi arquivado devido ao pagamento do respetivo montante.
TVI Notícias
Como dois franceses enganaram as farmácias portuguesas e compraram 180 embalagens de xarope para a tosse por causa de um opioide cada vez mais procurado
Andavam de farmácia em farmácia e através de receitas falsas levantavam medicamentos, que depois enviavam para França. Os dois suspeitos são homens, têm 25 anos, e foram capturados pela Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, esta segunda-feira.
Em apenas quatro dias, compraram pelo menos 180 embalagens de Toseína, o que corresponde a 44.250 mililitros de um xarope utilizado em casos de tosse seca e persistente cujo principal agente ativo é a codeína, um analgésico derivado da morfina que causa dependência se for usado com frequência.
Este xarope é conhecido por ser consumido em altas doses e misturado com refrigerantes para fins recreativos. Bebida comumente apelidada de "purple drunk" ou "lean", a codeína acaba por criar um efeito semelhante ao da heroína, mas mais lento.
Reply