- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 29 de maio de 2023
DGS
Lisboa e Maputo assinam memorando pela redução das infeções VIH, Hepatites Virais e Tuberculose
Lisboa e Maputo assinaram hoje um memorando de entendimento no âmbito das Fast Track Cities, uma iniciativa que já envolve 11 cidades portuguesas e que tem como compromissos, entre outros, o fim da epidemia por VIH, hepatites virais e tuberculose até 2030.
O Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, que foi um dos signatários, destacou a relevância deste memorando e a expectativa de que “signifique um verdadeiro compromisso de parceria para a adoção e implementação de medidas e estratégias que robusteçam a resposta às infeções por VIH, hepatites virais e tuberculose”.
Este envolvimento é mais um sinal do “empenho que Portugal no fortalecimento da cooperação por meio das Redes de Desenvolvimento da CPLP, como forma de envolver todos os países da Comunidade, quer através dos representantes oficiais, quer das organizações não-governamentais e de base comunitária, em iniciativas de cooperação na abordagem das epidemias do VIH, hepatites virais, tuberculose e malária”, referiu.
ERS
Suspensão de atividade por prática ilegal de cuidados de saúde
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de forma a garantir o direito de acesso dos utentes à prestação de cuidados de saúde adequados, de qualidade e com segurança, e verificar o cumprimento dos requisitos de funcionamento em vigor, encetou ações de fiscalização em Braga, no seguimento da receção de um conjunto de denúncias que visavam a prática de cuidados de saúde na área da estética por profissional não habilitado.
Através da observação efetuada nos locais, bem como da prova recolhida, foi possível apurar que num desses espaços eram realizados procedimentos que requeriam o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos de uso exclusivo por médico, concretamente:
procedimentos invasivos de injeção/inserção de produtos na pele, designadamente, aplicação de fios tensores, escleroterapia, botox, ácido hialurónico, multivitamínicos e outras soluções;
remoção de nevos/sinais por cauterização com jato de plasma.
Perante os factos apurados e o perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes, a ERS decretou uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade prosseguida num dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da estética.
A medida cautelar será declarada extinta quanto for comprovada a eliminação do perigo para a saúde e segurança dos utentes, o qual poderá passar pela cessação definitiva da atividade de prestação de cuidados na área da saúde.
Os factos apurados foram, ainda, comunicados ao Ministério Público, à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. (INFARMED, I.P.), à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.).
Toda a factualidade recolhida pela ERS, está a ser objeto de análise no âmbito dos competentes processos administrativos e sancionatórios, nomeadamente no que concerne ao cumprimento dos requisitos de exercício de atividade, requisitos de organização e de funcionamento aplicáveis à atividade desenvolvida nos estabelecimentos visados, bem como, ao cumprimento do regime jurídico das práticas de publicidade em saúde.
OMD
Presidente da Assembleia da República recebe bastonário da OMD
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, esteve reunido com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a 18 de maio, em Lisboa.
O encontro teve como propósito a apresentação do Relatório e Contas da OMD, que foi aprovado em março, e que é anualmente enviado à Assembleia da República, Tribunal de Contas e Governo. Este documento mostra a dinâmica e o papel da OMD na regulação da medicina dentária, bem como na defesa dos interesses da profissão e dos cuidados prestados à população.
Na audiência, Miguel Pavão teve a oportunidade de abordar algumas preocupações prementes com matérias legislativas que estão em discussão e afetam o setor. Em causa está a Lei nº 12/2023, de 28 de março, que estabelece o regime jurídico da constituição e funcionamento das ordens profissionais.
Jornal Dentistry
A medicina dentária poderá vir a liderar a revolução da IA na área da saúde
A adoção clínica da Inteligência Artificial (IA) pelos radiologistas tem sido rápida em comparação com a medicina dentária. De acordo com o Colégio Americano de Radiologia, cerca de 30% dos radiologistas já trabalham com IA e a sua utilização no campo está a crescer. O hospital Mass General Brigham desenvolveu algoritmos que podem detetar aneurismas da aorta abdominal. Investigadores de Harvard desenvolveram IA que deteta doenças em radiografias de tórax usando descrições em linguagem natural em relatórios clínicos e pode fazê-lo com a mesma precisão que especialistas humanos.
"Nos próximos 10 a 15 anos, veremos mais modelos tornarem-se amplamente disponíveis (…)", prevê Keith Dreyer, DO, PhD, diretor de ciência de dados e vice-presidente de radiologia do sistema de saúde Mass General Brigham.
É claro que, até lá, a medicina dentária fará o trabalho de trazer o diagnóstico através IA para o mainstream. Os médicos dentistas podem estar atualmente atrasados nesta adoção, mas irão colocar este tipo de diagnóstico na linha de frente do atendimento ao paciente. Com o tempo, é a medicina dentária que tornará a IA onipresente nos cuidados de saúde.
Dentalpro
Clínica Médica Dentária Integrada Lúcio Faria no Top 600
“A nossa clínica tem como missão primária prestar sempre um serviço de excelência e, no fim de cada ano, o nosso balanço é sempre realizado por forma a que os nossos pacientes sejam o nosso principal foco. Em 2023 será um ano importante para a nossa clínica e sentimos muita felicidade em partilhar que vamos mudar para novas instalações que certamente irão dignificar o serviço prestado aos nossos muito estimados pacientes e, simultaneamente, a nossa região”.
Just News
APORMED lança manual de Recomendações para a utilização segura de equipamento médico
A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) acaba de lançar o manual "Recomendações sobre Gestão e Manutenção de Equipamento Médico".
De acordo com João Gonçalves, diretor executivo da APORMED, este manual de recomendações visa "dar a conhecer a importância de uma gestão adequada da vida útil do equipamento e dos seus acessórios, abordar o que é considerado uma utilização inadequada e as suas implicações, bem como o processo de eliminação no final da vida útil do equipamento médico".
O responsável acrescenta ainda que "a utilização adequada e a formação dos prestadores de cuidados são um ponto-chave para o funcionamento adequado do equipamento, bem como para a redução de avarias e paragens do equipamento médico".
Nesse sentido, a APORMED pretende contribuir para que os pacientes tenham acesso a "equipamento médico em condições de realizar um diagnóstico preciso, um tratamento eficaz ou uma reabilitação adequada”.
O manual "Recomendações sobre Gestão e Manutenção de Equipamento Médico" está disponível em versão digital.
Reply