Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 31 de maio de 2023

DGS

Programa Nacional para a Tuberculose organiza ciclo de formação

O Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde (DGS) organiza um ciclo de formação no âmbito da Tuberculose, a 7 e 28 de junho de 2023 (segunda data a confirmar), dirigido a médicos especialistas em medicina geral e familiar e a técnicos que atuam em IPSS/ONG.

A primeira sessão vai decorrer a 7 de junho através da plataforma Teams, e contará com a participação de um painel multidisciplinar de peritos em tuberculose, com vasta experiência clínica e científica.

A participação na formação é livre e gratuita, sujeita a inscrição aqui.

Consulte o Programa de Formação aqui.

Observador

Governo cria programa para acesso universal a bombas de insulina de última geração

O Governo criou um programa para tratamento com bombas de insulina de última geração para as 15 mil pessoas com diabetes tipo 1 com indicação para estes sistemas e que devem começar a receber os aparelhos ainda este ano.

Segundo um despacho assinado pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a que a Lusa teve acesso, a criação deste programa de acesso universal, que será aplicado até 2026, resulta do trabalho desenvolvido por um grupo constituído em novembro do ano passado e que estimou a existência de cerca de 30.000 pessoas afetadas pela doença em Portugal, assumindo que metade tem indicação para tratamento por sistemas automáticos de perfusão.

O governante lembrou que esta tecnologia “melhora os resultados do tratamento da diabetes”, pois diminui o número de complicações agudas, reduzindo igualmente o número de complicações crónicas, além de favorecer a tranquilidade das pessoas e seus familiares (parte destes doentes são crianças).

CNN Portugal

Cancro no intestino em Portugal “mata uma equipa de futebol por dia”. Campanha alerta para doenças do aparelho digestivo e importância de rastreios

O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) defendeu esta terça-feira a importância do rastreio das doenças do aparelho digestivo a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o método mais eficaz para detetar problemas.

Guilherme Macedo alertou para a importância de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação com mais ingestão de legumes e frutos, exercício regular e ausência ou redução de consumos de tabaco e álcool, a par do rastreio precoce.

A SPG iniciou esta terça-feira a campanha “Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga”, que decorrerá até ao final de junho, Mês da Saúde Digestiva, para “alertar os portugueses para cuidados a ter com a saúde digestiva, seja pela adoção de comportamentos saudáveis, seja para demonstrar o impacto que as medidas de prevenção têm permitido evitar doenças mais graves”.

Num vídeo associado à campanha e que conta com a intervenção de vários especialistas em gastroenterologia, Guilherme Macedo sublinha que o cancro no intestino em Portugal “mata uma equipa de futebol por dia” e que as doenças do aparelho digestivo afetam mais de 25 mil portugueses e são um problema crescente a nível mundial.

Just News

Inovação em saúde: «A validação das tecnologias com todos os stakeholders é crítica para o seu sucesso»

É já esta quarta-feira que a Startup Portugal organiza a iniciativa "Overcoming the biggest challenges in healthtech". Com início agendado para as 18h00, e de inscrição gratuita, o evento decorrerá simultaneamente em Lisboa e Porto, onde estarão os vários intervenientes.

Em declarações à Just News, David Magboulé, moderador da ação e head of growth & acceleration na Startup Portugal, indica que este encontro será "especialmente importante" para startups na área da saúde, mas o certo é que a iniciativa tem um alcance muito amplo:

"Está direcionada a todas as pessoas que trabalhem na área da saúde ou da inovação, que tenham uma ideia, solução ou produto que queiram desenvolver ou simplesmente que queiram assistir a uma conversa que foque no futuro da saúde em Portugal, porque o futuro passa pela inovação e digitalização."

Canal S+

Dentistas querem participar em políticas de saúde que conduzam a mudanças comportamentais

Os dentistas querem participar em políticas de saúde que conduzam a mudanças de comportamento, como os hábitos tabágicos, fator de risco para doenças como o cancro oral, defendeu hoje o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

“Os programas de saúde oral e os médicos dentistas devem ser aproveitados para uma vertente de promoção de hábitos saudáveis, nomeadamente na alteração da mudança comportamental e de fatores de risco”, disse Miguel Pavão, que falava à agência Lusa a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na quarta-feira.

O bastonário lamentou que estas valências não sejam utilizadas pelas autoridades de saúde, relatando que o que acontece é que “os médicos dentistas o fazem por livre e espontânea vontade” para dar um maior acompanhamento aos doentes.

Por isso, defendeu que os dentistas “apoiam fortemente” qualquer iniciativa que tenha por objetivo melhorar a saúde oral dos portugueses e os seus fatores de risco porque, sublinhou, “apesar do aumento da prevenção e de muita informação por parte dos pacientes, a verdade é que as consequências continuam a ser muito graves e muito danosas para a população”, a nível económico, social e da saúde.

Reply

or to participate.