Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 1 de junho de 2023

Referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior” apresentado no Porto

SNS

Este referencial é resultado das principais recomendações de um conjunto de cinco workshops, com 15 participantes cada, ministrados por especialistas de diversas áreas, onde foram identificadas necessidades, desafios e obstáculos à promoção da saúde, e posteriormente definidas medidas a serem implementadas pelas Associações de Estudantes e Instituições de Ensino Superior.

O referencial destaca a necessidade de desenvolvimento e implementação de iniciativas que envolvam ativamente os estudantes e que abordem temas como literacia em saúde, atividade física, alimentação, afetividade, saúde sexual e comportamentos de risco, sono e saúde mental, gestão de stress e bem-estar.

Saiba mais sobre o Referencial “Saúde de Qualidade – Compromisso para o Ensino Superior” aqui.

Clique na imagem para ver o vídeo da apresentação

Subdiretor-geral da Saúde e único candidato a substituir Graça Freitas apresenta demissão da DGS

Jornal Expresso

O subdiretor-geral da Saúde apresentou esta quarta-feira demissão, noticia a SIC Notícias. Não foram para já adiantados os motivos para o afastamento.

"O Ministério da Saúde agradece a Rui Portugal toda a dedicação à causa da saúde pública, designadamente durante o exigente período da pandemia", afirma o gabinete do ministro Manuel Pizarro, citado pelo canal televisivo.

Rui Portugal, que é o único candidato ao lugar de Graça Freitas, está assim de saída da Direção-Geral de Saúde. Isto quando ainda em fevereiro tinha afirmado estar “totalmente preparado” para assumir a liderança da DGS.

Recorde-se que Graça Freitas anunciou a sua vontade de abandonar a liderança da DGS por motivos pessoais no final do ano passado. A diretora-geral garantiu que permaneceria no cargo até ser substituída.

A decisão sobre a nomeação do substituto estava prevista ser tomada a meio deste ano, disse o ministro da Saúde em abril.

Infarmed ordena suspensão de lote do relaxante muscular Sirdalud

SIC Notícias

O evento ficou marcado pela eleição dos órgãos sociais para o triénio 2023- 2025. A médica dentista e professora Dra. Cristina Trigo Cabral foi eleita presidente da direção da sociedade científica. A nova direção é ainda composta por Orlando Martins e Alexandre Santos (vice-presidentes), Francisco Correia e Cristina Lima (secretários) e João Gomes (tesoureiro).

A Assembleia Geral é constituída por Célia Alves (presidente), Paulo Campos (1.º secretário) e Ricardo Alves (2.º secretário). O Conselho Fiscal é presidido por Helena Rebelo e tem Inês Faria como 1.ª secretária e Daniela Silva como 2.ª secretária.

Ordens dos Médicos ibéricas assinam Declaração de Madrid: mais e melhor Saúde para todos!

OM

A Ordem dos Médicos (OM) de Portugal esteve representada ao mais alto nível em Madrid, num encontro com o Conselho Geral de Médicos de Espanha (CGCOM), durante o qual foi assinada, a 31 de maio de 2023, a Declaração de Madrid, um acordo de colaboração entre as duas instituições, documento que estabelece linhas de mútuo apoio estratégico em áreas como a defesa da qualidade da formação médica, a promoção do progresso da medicina e do acesso universal a cuidados de saúde, a promoção de políticas de saúde pública centradas na prevenção, na promoção da saúde e na abordagem dos determinantes sociais da saúde ou as novas tecnologia.

À margem desta deslocação, a 30 de maio, decorreu uma reunião entre a Ordem dos Médicos de Portugal, a sua homóloga espanhola, a Organização Médica Colegial (OMC) e a secretária de Estado da Saúde do Governo de Espanha, Sílvia Calzon, que comentou na sua conta oficial do twitter que “a cooperação com organizações profissionais é essencial para enfrentar os desafios da saúde”.

A reunião decorreu no Ministério da Saúde espanhol e contou com a presença da diretora de formação profissional desse ministério, Célia Gómez, do presidente do Conselho Geral de Médicos de Espanha, Tomás Cobo, e de uma comitiva da Ordem dos Médicos portuguesa que incluiu o bastonário, Carlos Cortes, os presidentes das secções regionais do Norte, Centro e Sul (respetivamente, Eurico Castro Alves, Manuel Teixeira Veríssimo e Paulo Simões), do departamento internacional da Ordem dos Médicos de Portugal, João de Deus (coordenador) e José Santos, e ainda Luís Campos Pinheiro, tesoureiro do Conselho Regional do Sul, e Caldas Afonso, membro da comissão permanente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos.

Foram abordados nesta reunião inúmeros temas de especial relevância para os médicos da Península Ibérica, designadamente a formação médica contínua e as consequências da mudança climática, e a implementação do conceito “One Health”, entre outros.

IGAS abre inquérito a médico suspeito de violar e abusar de pacientes em hospital público

TVI

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje a abertura de um inquérito ao médico do Hospital de Penafiel detido este mês pela Polícia Judiciária indiciado pela prática de crimes de violação e coação sexual.

A Polícia Judiciária anunciou em 11 de maio a detenção de um médico, de 60 anos, suspeito da prática de crimes de violação e coação sexual, ocorridos desde 2022, em contexto de consulta médica em estabelecimento público de saúde na região Norte.

Na altura, a agência Lusa questionou a IGAS sobre se iria abrir um inquérito para apuramento dos factos, tendo o organismo respondido hoje que abriu um inquérito "sobre a alegada má conduta de um médico".

“Nessa data, não existia qualquer ação inspetiva em curso por não ter havido comunicação dos factos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. Analisadas as notícias publicadas pela comunicação social e considerando a gravidade dos factos nelas mencionados foi determinada a abertura de um processo de inquérito", revela numa resposta escrita à Lusa.

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária esclareceu na altura em comunicado que “o arguido, médico de profissão, no âmbito das suas funções de consulta em ambulatório em estabelecimento hospitalar público, com o pretexto de melhor efetuar o diagnóstico médico, terá sujeitado as vítimas à prática de atos sexuais abusivos”.

Segundo a PJ, “as vítimas, embora constrangidas, submetiam-se às referidas práticas, dada a situação de dependência em que se encontravam, bem como pela ignorância face aos alegados atos médicos em curso”.

O detido, sem antecedentes criminais, foi presente a primeiro interrogatório judicial e foram-lhe aplicadas as medidas de coação de suspensão de funções em qualquer estabelecimento de saúde público ou privado e proibição de contactos com as vítimas e testemunhas do inquérito.

Questionado na altura pela Lusa, o conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, do qual o Hospital Padre Américo (no distrito do Porto) faz parte, respondeu estar “desde o início, a colaborar com as autoridades, a quem está entregue o caso, não tendo por isso mais declarações a fazer”.

“A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes.“ - Oscar Wilde

Reply

or to participate.