Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 13 de junho de 2023

Condições extraordinárias para atribuição de Número de Utente ao recém-nascido na maternidade

ACSS, I.P.

A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicam a Circular Normativa Conjunta ACSS/DGS nº 11/2023 que assegura que nenhum recém-nascido tenha alta hospitalar sem registo no Registo Nacional de Utente (RNU) e sem atribuição de Número Nacional de Utente (NNU).

A circular “Registo e atribuição de Número de Utente ao Recém-Nascido no Registo Nacional de Utentes – Condições Extraordinárias – define um procedimento extraordinário “Para que nenhuma criança fique para trás”.

No caso das crianças cujos progenitores se encontram em situação irregular de residência, o registo no RNU deve também ser realizado, não resultando desse facto nenhum prejuízo para os progenitores.

A atribuição imediata do número de utente permite a monitorização da vigilância de saúde e da vacinação desde a alta maternidade.

INSA disponibiliza nova versão da tabela de composição de alimentos

ON

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, acaba de publicar uma nova versão da Tabela de Composição de Alimentos (TCA), onde foram incluídos novos alimentos com base no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade física, com relevância para os grupos dos laticínios (queijos) e leguminosas.

A nova edição 6.0 contempla dados de mais de 1330 alimentos referentes a 44 nutrientes, dois dos quais (o iodo e o selénio) publicados pela primeira vez.

O INSA procedeu também a uma revisão dos alimentos existentes na tabela, relativamente aos teores de alguns componentes, à descrição dos alimentos, à exclusão de alimentos atualmente não comercializados, tendo sido igualmente adicionadas partes edíveis em mais alimentos.

A atualização da TCA é um trabalho permanente, sempre em linha com os alimentos consumidos pela população portuguesa, com a evolução dos métodos analíticos e de acordo com critérios de qualidade estabelecidos internacionalmente.

A nova versão da TCA, documento de referência nacional, já está disponível. Clique na imagem abaixo para aceder.

INFARMED, I.P. 30 anos: Fórum Reguladores | Inscrições abertas

INFARMED, I.P.

No âmbito das celebrações dos seus 30 anos, o INFARMED, I.P. organiza um Fórum dedicado aos Reguladores, no dia 4 de julho de 2023, das 10:30 às 16:45, no Hotel Mar d’Ar Muralhas, em Évora, em modo presencial.

Neste Fórum pretende-se discutir o papel do regulador, a regulação em saúde, aprofundando contextos como a transformação digital, a importância dos processos colaborativos entre entidades reguladoras e os desafios específicos da regulação na área do medicamento e dos produtos de saúde.

Em caso de interesse em participar, submeta a sua inscrição até ao dia 27/06/2023.

Consulte o programa provisório aqui.

Vila Franca de Xira integra projeto STOP INFEÇÃO 2.0

SNS

O Hospital de Vila Franca de Xira, EPE foi selecionado entre 30 candidaturas para integrar a nova edição do projeto STOP INFEÇÃO, projeto desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, pelo Institute for Healthcare Improvement e pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Este projeto tem como objetivos reduzir, no prazo de 3 anos, em 50% as seguintes infeções ou ter, pelo menos, 300 dias entre episódios em 22 hospitais ao longo de 36 meses:

  • 50% de redução de infeção nos locais respiratórios: colón e reto, prevenção de anca e joelho.

  • 50% de redução de infeção relacionada com cateter vascular central em UCIs.

  • 50% de redução de pneumonia associada a intubação em UCIs.

  • 50% de redução de infeção associada a cateter urinário em UCIs e serviços de Medicina Interna.

Número de óbitos associados a infeção por dispositivos invasivos vs. n.º de óbitos devido a acidentes de viação. Fonte: Site da ANSR e Direção-Geral de Saúde (DGS)

STOP Infeção Hospitalar! Um Desafio Gulbenkian | Consulte o documento em PDF aqui.

Cientistas acreditam que taurina pode ser o segredo para retardar o envelhecimento

Euronews

A mais nova descoberta científica na corrida contra o envelhecimento é um ingrediente popular em bebidas energéticas com cafeína.

Os cientistas estão a defender um grande ensaio clínico sobre a taurina, depois de se comprovar que retarda o processo de envelhecimento e prolonga a vida útil dos ratos em até 10%.

O micronutriente pode ser encontrado naturalmente em carnes, peixes e laticínios, mas também é usado principalmente em bebidas energéticas com cafeína.

Depois de ver os resultados que o uso de taurina teve em ratos, os investigadores gostariam agora de progredir nas pesquisas em seres humanos.

É preciso um estudo mais amplo para determinar os prós e os contras de uma alta ingestão de taurina.

Em entrevista à BBC, Yadav recusou revelar se ele mesmo toma ou não suplementos de taurina, dizendo: "vamos esperar que os ensaios clínicos sejam concluídos antes de recomendar à população em geral ir até à prateleira de um supermercado comprar taurina."

Reply

or to participate.