Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 15 de junho de 2023

Governo autoriza despesa de 19,7 milhões de euros para compra de vacinas contra a gripe

Observador

O Governo autorizou uma despesa de cerca de 19,7 milhões de euros para aquisição de vacinas contra a gripe, no âmbito da época gripal 2023/2024, segundo um despacho publicado em Diário da República esta quarta-feira.

Segundo a Resolução do Conselho de Ministro, as cinco Administrações Regionais de Saúde (Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro, Algarve e Alentejo) já podem adquirir estas vacinas no valor total de 19.745.375,00 euros a que acresce o imposto sobre o valor acrescentado à taxa legal em vigor.

O despacho determina que os encargos resultantes da aquisição não podem exceder os cerca de 7,4 milhões de euros na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, os cerca de 3,9 milhões de euros na ARS do Centro, os cerca de 7,3 milhões euros na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, os cerca de 407 mil euros na ARS do Alentejo e os 803 mil euros na ARS do Algarve.

Nova agência da droga da União Europeia reforça poderes face aos atuais desafios de saúde e segurança

Observador

A nova Agência da União Europeia de Luta Contra a Droga reforça os poderes da atual na resposta aos novos desafios que as drogas ilícitas representam para a saúde e segurança e dará mais apoio aos Estados-membros.

O Parlamento Europeu aprovou na terça-feira a criação da Agência da União Europeia (UE) de Luta contra a Droga, que irá substituir o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, sediado em Lisboa, para “avaliação dos riscos” sobre novas substâncias.

Ao abrigo do novo regulamento, a nova agência “poderá ser mais eficaz na resposta aos novos desafios que as drogas ilícitas representam para a saúde e a segurança” e “ficará também mais apta a apoiar os Estados-membros e contribuir para melhorar a situação a nível internacional”.

Este organismo continuará a ter como principal atribuição a recolha, análise e difusão de dados e, no âmbito deste mandato reforçado, poderá também “desenvolver uma capacidade de avaliação geral das ameaças para a saúde e a segurança a fim de identificar rapidamente novas ameaças”, refere o Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (EMCDDA, na sigla em inglês), numa nota.

Plano da DGS prevê Observatório de Literacia em Saúde e plataforma para boas práticas

Saúde Online

A criação de um observatório para monitorizar tendências e avaliar os impactos dos programas de intervenção e de uma plataforma para divulgar boas práticas são duas das sugestões do Plano Nacional de Literacia em Saúde, que foi ontem apresentado.

O documento, da Direção-Geral da Saúde (DGS), sublinha a necessidade de “reorganizar e recentrar o foco das ações na promoção de comportamentos e ambientes salutogénicos” que permitam a adoção de estilos de vida saudáveis, depois de um período durante o qual o sistema de saúde mobilizou parte da sua atenção e recursos para a gestão da pandemia.

O Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030 terá avaliações trienais. A monitorização será efetuada ao longo de todo o período de vigência, através do Observatório de Literacia em Saúde, que irá recolher os dados e analisar os indicadores definidos. A avaliação será efetuada em três momentos: dois intercalares (2025 e 2028) e uma avaliação final (2031).

Diretor executivo do SNS insiste no recurso à Linha SNS24 em caso de doença aguda

Canal S+

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apelou a que, em caso de doença aguda, se recorra à Linha Saúde 24, insistindo que esta deverá ser sempre a porta de entrada no serviço público de saúde.

“Em caso de doença aguda, ligue SNS24. Tem todas as informações (…), é uma questão de literacia”, afirmou Fernando Araújo, que hoje foi ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde, a pedido do PCP, sobre o encerramento de blocos de parto na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O diretor executivo do SNS insistiu que a Linha SNS 24 “tem de ser a porta de entrada” no sistema e deve ser sempre “o primeiro contacto a estabelecer com a saúde”.

Reply

or to participate.