- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 16 de junho de 2023
Programa Nacional para a Tuberculose organiza sessão de formação
DGS
O Programa Nacional para a Tuberculose da Direção-Geral da Saúde (DGS) encontra-se a dinamizar um ciclo de formação no âmbito da Tuberculose, dirigido a médicos internos e especialistas em medicina geral e familiar e a técnicos que atuam em IPSS/ONG.
A primeira sessão do ciclo de formação ocorreu no dia 7 de junho de 2023, com mais de 650 pessoas inscritas. A segunda sessão vai realizar-se a 28 de junho de 2023 através da plataforma Teams, e contará com a participação de um painel multidisciplinar de peritos em tuberculose, com vasta experiência clínica e científica.
A participação na formação é livre e gratuita, sujeita a inscrição aqui.
Consulte o Programa de Formação aqui.
INFARMED, I.P. 30 anos: entrevista com Maria do Céu Machado
INFARMED, I.P.
No âmbito do seu 30.º aniversário, partilha-se o quarto episódio da série de entrevistas com as pessoas que lideraram a instituição nestas três décadas.
A Presidente Maria do Céu Machado, que ocupou esta posição entre 2017 e 2019, é a quarta entrevistada.
Utilização da IA para deteção precoce de inflamação gengival
Jornal Dentistry
Um estudo liderado por pesquisadores da Faculty of Dentistry of the University of Hong Kong (HKU), em colaboração com várias instituições internacionais, demonstrou com sucesso o uso de inteligência artificial (IA) na deteção de inflamação gengival, a partir de fotografias intraorais.
Esta tecnologia de ponta pode revolucionar a deteção precoce e a prevenção de doenças orais e sistémicas ligadas à inflamação das gengivas, como a perda de dentes, doenças cardiovasculares e diabetes.
O estudo, publicado no International Dental Journal, mostra que algoritmos de IA podem analisar fotografias intraorais dos pacientes para detetar sinais de inflamação como vermelhidão, inchaço e sangramento ao longo da margem gengival com mais de 90% de precisão, combinando com o exame visual de um dentista. Esta tecnologia inovadora permite a monitorização da saúde das gengivas em toda a população e abre caminho para cuidados dentários mais personalizados.
O uso da IA na medicina dentária tem ganhado força nos últimos anos, com pesquisadores explorando várias aplicações da tecnologia, desde a deteção de cáries até a previsão de resultados de tratamentos e o design biomimético de dentes artificiais. O uso de IA na deteção de inflamação gengival é um desenvolvimento promissor que pode revolucionar a forma como as doenças gengivais são detetadas, tratadas e até prevenidas.
Testemunho da semana
"Vale a pena ter a ajuda deles apesar de se fazerem pagar bem. Informam-me e ajudam-me a ter tudo em ordem."
Dr. José Pedro Dias da Silva | Dias da Silva - Consultórios Médicos – Porto | 2023.04.05
Doença do coração poderá ser detetada graças a cirurgia à mão
Notícias Saúde
O que tem a ver a amiloidose cardíaca, uma doença do coração, com a síndrome do canal cárpico, um problema comum que afeta um nervo a nível do punho? É isso que investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) querem perceber melhor, com o estudo CarPoS – Systemic Transthyretin Amiloydosis: Carpal Tunnel Syndrome in a Portuguese population.
O CarPoS visa o rastreio de amiloidose cardíaca em doentes que são submetidos a cirurgia da síndrome do canal cárpico de causa desconhecida (idiopática). O objetivo é identificar os doentes operados ao canal cárpico que já têm amiloidose cardíaca, embora possam não ter ainda sintomas cardíacos.
Os resultados preliminares indicam que alguns doentes submetidos a uma cirurgia do canal cárpico já têm amiloidose. Estes primeiros resultados vêm corroborar os achados da clínica dos cardiologistas e de estudos recentes, como explica Elisabete Martins, professora e investigadora da FMUP que coordena este estudo, em colaboração com Sofia Pimenta e António Sousa.
“Muitos dos doentes com amiloidose cardíaca das nossas consultas referem, no seu historial, uma cirurgia prévia ao canal cárpico. Este pode ser um fator de risco. Neste estudo, estamos a tentar antecipar o diagnóstico o mais precocemente possível, na altura em que são operados, realizando uma avaliação ao coração e percebendo se os doentes já têm ou não amiloidose”, esclarece.
A amiloidose cardíaca é uma doença considerada rara, muitas vezes associada ao envelhecimento, que ocorre quando algumas proteínas se depositam no coração, contribuindo para a “rigidez” do músculo cardíaco e para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca.
UE incentiva tratamentos para doenças raras
Euronews
Consciente da necessidade de medicamentos novos, mais inovadores e mais baratos, a Comissão Europeia pretende incentivar os criadores, tornando-os elegíveis para um apoio científico e regulamentar reforçado.
A Comissão propôs igualmente que os criadores beneficiem de períodos adicionais de exclusividade de mercado durante os quais os produtos são protegidos da concorrência.
É tempo de agir, diz a EURORDIS - Rare Diseases Europe, uma aliança sem fins lucrativos que trabalha para os cerca de 30 milhões de europeus que se estima sofrerem de doenças raras.
Reply