Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 21 de junho de 2023

Concurso da ONU destaca ilustrações sobre a inclusão de pessoas refugiadas

DGS

Assinalou-se ontem, dia 20 de junho, o Dia Mundial do Refugiado, uma data designada pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. A efeméride celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem em razão de conflitos ou perseguições.

Pelo interesse que reveste, nomeadamente junto da população juvenil, divulga-se o concurso "Youth with Refugees Art Contest", com o tema escolhido para celebrar a efeméride deste ano: "Esperança longe de casa". Serão motes: Ninguém escolhe sair de casa. Ninguém escolhe tornar-se refugiado/a. O que lhe daria esperança se um dia fosse forçado a sair de casa? Ou o que lhe deu esperança, no caso de ser refugiado/a?

O concurso, aberto até 30 de setembro, é dinamizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a UNIQLO. Apela às/aos jovens de todo o mundo, entre os 10 e os 30 anos, que enviem um desenho que ilustre o poder de ações de inclusão de pessoas refugiadas. Este ano, os melhores designs serão transformados em t-shirts, cujas receitas reverterão para apoiar pessoas deslocadas em todo o mundo. Os/as vencedores/as serão divulgados nas plataformas e redes sociais do ACNUR e UNIQLO com milhões de seguidores/as. Os/as finalistas receberão prémios especiais e brindes do ACNUR.

Porque os Direitos Humanos também são uma questão de Saúde, participe e partilhe esta iniciativa!

Mais informações aqui.

Participação da IGAMAOT em evento europeu sobre a inspeção no âmbito da proteção e segurança radiológica

IGAMAOT

A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) participou nos dias 7, 8 e 9 de junho no 3º Workshop europeu “How to inspect optimisation and radiation safety in radiotherapy”, organizado pelas autoridades Heads of the European Radiological Protection Competent Authorities (HERCA) e Radiation and Safety Nuclear Authority da Finlândia (STUK).

Este workshop decorreu na Finlândia e contou com a intervenção de cerca de 40 profissionais, entre os quais responsáveis pela proteção radiológica, técnicos de radioterapia e especialistas em física médica na valência de radioterapia externa, pertencentes a organizações de países europeus/internacionais, incluindo de organismos com competências inspetivas como a IGAMAOT.

O evento teve como objetivo a partilha de boas práticas, de metodologias e de experiências no âmbito da proteção e segurança radiológica aquando da realização de ações de inspeção à valência de radioterapia externa. Visou ainda a identificação de oportunidades de melhoria e o desenvolvimento de ferramentas necessárias à implementação dos princípios da otimização e da segurança radiológica na prática de radioterapia externa.

O subdiretor-geral André Peralta Santos é candidato a diretor-geral da Saúde

Expresso

Até ao início da tarde desta terça-feira, dia em que termina o prazo para a apresentação de currículos à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), André Peralta Santos era o candidato mais conhecido dos portugueses ao cargo de diretor-geral da Saúde. O médico, atualmente número dois da autoridade nacional de saúde pública, disputa o lugar com outros “candidatos não mediáticos”, avançou ao Expresso fonte próxima do processo de recrutamento.

Buscas no Hospital de Guimarães: em causa estão contratos no valor de 21 milhões de euros

SIC Notícias

O Hospital de Guimarães foi alvo de buscas por suspeitas de corrupção. A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) já tinha sinalizado problemas em processos de contratação. Entre 2015 e 2018 foram celebrados contratos no valor de 21 milhões de euros em condições desfavoráveis ao erário público, sem autorização do Ministério Público.

As autoridades suspeitam que a Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular não foi financiada por donativos da sociedade, mas sim por empresas com interesses na área da saúde e que depois celebraram contratos com o Hospital de Guimarães.

Em 2019, este serviço custou cerca de 2,5 milhões de euros, esteve parado e na mira da IGAS.

Na investigação da Saúde, em 2019, a administração do hospital preferiu não tomar uma posição sobre o assunto e quatro anos depois, diz o comunicado, está a colaborar em todas as diligências.

Em causa, de acordo com o Ministério Público, pode estar a prática dos crimes de "administração danosa, corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, abuso de poder e corrupção ativa com prejuízo do comércio internacional".

Foram executados 12 mandados de busca e apreensão. Durante a operação Salus estiveram no terreno, em Guimarães, e também nos distritos de Lisboa e do Porto, investigadores e peritos da PJ, um juiz de Instrução Criminal, magistrados do Ministério Público e elementos da IGAS.

Ordem dos Médicos abre inquérito à morte de grávida transferida para o hospital São Francisco Xavier

RTP Notícias

A Ordem dos Médicos (OM) decidiu abrir um inquérito à morte de uma grávida que foi transferida do Hospital de Santa Maria para o Hospital de São Francisco Xavier, em agosto do ano passado.

A decisão foi anunciada ontem e está relacionada com o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), que aponta várias falhas neste caso.

A investigação terá concluído, por exemplo, que não havia necessidade de transferir esta mulher, já que existia cama disponível para o recém-nascido no Santa Maria.

Tendo em conta que há médicos envolvidos, o bastonário Carlos Cortes confirma a necessidade de avançar com uma avaliação a todo este processo.

Reply

or to participate.