- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Terça-feira, 27 de junho de 2023
Fórum Reguladores - organizado pelo Infarmed
ERS
No âmbito das celebrações dos seus 30 anos, o INFARMED. I.P. organiza um Fórum dedicado aos Reguladores, no dia 4 de julho de 2023, das 10:30 às 16:45, no Hotel Mar d’Ar Muralhas, em Évora, em modo presencial.
Neste Fórum pretende-se discutir o papel do regulador, a regulação em saúde, aprofundando contextos como a transformação digital, a importância dos processos colaborativos entre entidades reguladoras e os desafios específicos da regulação na área do medicamento e dos produtos de saúde.
O presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Dr. Pimenta Marinho, irá participar no painel: “A importância dos processos colaborativos entre Entidades Reguladoras”.
Clique aqui para consultar o Programa Provisório.
Doenças cardiovasculares
SNS
“Só com um reforço da promoção da saúde poderemos reduzir a carga de doença na nossa população e colocar mais saúde e qualidade de vida na longevidade já conseguida – aliás sinal de sucesso do nosso Serviço Nacional de Saúde.” Esta foi uma das principais ideias transmitidas pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, numa mensagem que partilhou com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a propósito do Fórum Desafios da Saúde Cardiovascular em Portugal, que decorreu na sexta-feira, dia 23 de junho.
“As doenças cardiovasculares ainda estão no topo das principais causas de morte e de incapacidade no nosso país e também são uma das principais causas de hospitalização em Portugal, gerando um impacto significativo nos sistemas de saúde e na qualidade de vida dos doentes. Sabemos que o envelhecimento da nossa população contribui para o aumento da prevalência destas doenças no nosso país. Mas sabemos também que existem vários fatores de risco modificáveis associados ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares: hábitos alimentares não saudáveis, sedentarismo, obesidade, tabagismo…”, reforçou a Secretária de Estado.
A governante, neste contexto, insistiu na importância da proposta de revisão da lei do tabaco que foi apresentada. “A proposta de revisão da lei do tabaco é muito firme no objetivo de criar gerações livres de fumo até 2040, reduzindo a exposição de todos ao fumo e à publicidade. Não estamos contra os fumadores, estamos pela saúde de todos”, insistiu. Depois, voltou a alertar para “o peso enorme que estas doenças representam para as pessoas, para as famílias e para o SNS obriga-nos a ser mais ambiciosos, a ter políticas eficazes e intervenções inovadoras de promoção da saúde”.
SNS quer centros para atestados médicos em todo o país até final de 2024 – diretor
Canal S+
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) quer criar Centros de Avaliação Médica e Psicológica (CAMP) em todo o país até final de 2024, disse hoje o diretor executivo em Matosinhos, local de um projeto-piloto que já emite atestados.
"É um serviço inovador para os utentes. O objetivo é que, quando alguém precisa de renovar a carta de condução, de caçador, de desportos náuticos, de uso e porte de arma, enfim, aquelas declarações médicas que são necessárias, ao invés de se estar a marcar uma consulta com o médico de família, facilmente agenda neste local essa avaliação", explicou Fernando Araújo aos jornalistas no final de uma visita ao CAMP da Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos, no distrito do Porto.
O centro de Matosinhos enquadra-se num projeto-piloto em que também está envolvida a ULS do Alto Minho, cujo CAMP foi também hoje visitado por Fernando Araújo, em Viana do Castelo.
Segundo Fernando Araújo, o CAMP tem duas vantagens: "A primeira é que liberta o médico de família para a doença aguda, para doentes que precisam mesmo de ser vistos, retirando esta área mais administrativa e burocrática ao médico de família".
"Por outro lado [o utente] acaba por ter aqui um serviço muito fácil, muito simples, podendo até no portal do utente registar-se, e desta forma ter a resposta aos seus problemas, neste caso o atestado para poder renovar a carta, de forma muito tranquila", acrescentou.
Reply