Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 29 de junho de 2023

Colocação de produtos biocidas no mercado nacional

DGS

A Direção-Geral de Saúde (DGS) procedeu à atualização das listas de produtos biocidas com Autorização de Venda (AV) emitida, disponíveis aqui no ponto 2.1.1.1. - Listas de produtos autorizados de acordo com o período transitório.

Saúde e Ambiente

SNS

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, participou esta terça-feira, 27 de junho, no colóquio Estratégias de Sustentabilidade Ambiental nas Organizações de Saúde, promovido pelo Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA). O governante sublinhou a importância de haver um fórum de discussão sobre este tema em Portugal, reiterando o apoio dado à iniciativa pelo Ministério da Saúde desde a constituição do CPSA em outubro de 2022.

“Temos de nos deixar contagiar pelas boas práticas e contagiar outros com os exemplos de excelência do SNS”, frisou Ricardo Mestre, que referiu ainda que a maior parte dos investimentos apoiados pelo PRR na Componente do SNS concorrem para a melhoria da eficiência energética no sector da Saúde, onde se destaca a construção de mais de uma centena de novos centros de saúde e remodelações em mais de 300 unidades, bem como a aquisição de 780 viaturas elétricas. Também o processo de desmaterialização no SNS, iniciado há 10 anos com a aplicação PEM – Prescrição Eletrónica Médica, deu passos no sentido de uma maior sustentabilidade ambiental da prestação de cuidados. “Neste período foram emitidas cerca de 360 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 207 milhões foram Receitas sem Papel (desmaterializadas)”, vincou Ricardo Mestre.

O governante defendeu a necessidade de continuar a acompanhar a evolução das boas práticas nesta área, por forma a definir uma estratégia global que envolva as diferentes instituições. “Esta é uma agenda que interessa a todos”, concluiu.

“Os Sistemas de Informação vão ser cruciais nesta transição digital da Saúde”

SPMS

“Informatizar vs Digitalizar: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação” foi o tema do painel que contou com Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS. Inserido no 9º Seminário da Saúde da GS1 Portugal, o debate teve lugar esta quarta-feira, 28 de junho, em Lisboa.

A conversa começou pela pandemia, tema incontornável, “em concreto na área da Saúde e dos sistemas de informação houve uma necessidade de ajustamento de processos, de formas de trabalhar e que veio obrigar as organizações, nomeadamente a SPMS, no fundo o braço tecnológico do SNS, a apresentar respostas”, realçou Luís Ferreira. 

Na sua intervenção, o dirigente destacou a vacinação, as teleconsultas através da plataforma RSE Live, lançada pela SPMS, as receitas sem papel totalmente desmaterializadas, cujos números aumentaram exponencialmente. “Tudo foi potenciado com sistemas de informação e com soluções eletrónicas”, disse.

O essencial é “colocar o utente no centro do sistema”, visão partilhada por Luís Ferreira e Óscar Gaspar. O projeto exames sem papel, que evita duplicação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e o SNS 24, ferramenta central em todo o sistema de saúde, são bons exemplos.

Covid-19: Diretor da OMS elogia resposta de Portugal à pandemia

Canal S+

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, elogiou hoje o “tremendo trabalho” que Portugal desenvolveu em resposta à pandemia causada pela covid-19 e que permitiu alcançar “uma das maiores taxas de vacinação do mundo”.

“Seria omisso se não reconhecesse o tremendo trabalho de Portugal como nação, na sua resposta à pandemia da covid-19. O país respondeu rapidamente e teve uma das maiores taxas de vacinação do mundo”, referiu.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, a quem hoje a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra atribuiu o doutoramento 'honoris causa', considerou exemplar o facto de Portugal ter conseguido vacinar quase todos os seus idosos.

Ao longo da sua intervenção na cerimónia, o diretor-geral da OMS apontou a necessidade de se aprenderem algumas lições com os três anos de pandemia e alertou para a possibilidade de poderem emergir outras ameaças.

Reply

or to participate.