- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 30 de junho de 2023
Saúde global: prevenir e agir
OM
O Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), integrado no Centro Hospitalar e Universitário do Porto, partilha anualmente parte da sua experiência num congresso em que promove o debate sobre temas essenciais. Este ano o mote central foi “Saúde global: prevenir e agir | Global Health: Prevent and Act”. Carlos Cortes participou na mesa de abertura no dia 28 de junho no ICBAS na cidade do Porto.
Caldas Afonso, Chair deste encontro científico e Tesoureiro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos referiu, durante a mesa de abertura, os grandes passos que a ciência deu em prol da humanidade com a invenção dos antibióticos, a descoberta da penicilina e a implementação da vacinação. Este último avanço, permitiu-nos quase esquecer algumas doenças que eram, há poucas décadas, comuns e para as quais não tínhamos solução terapêutica eficaz e que muitas vezes contribuíam para a mortalidade infantil. Foi precisamente esse o principal realce da sua intervenção: a prevenção e a ação consequente. “A saúde não pode ser vista exclusivamente do ponto de vista curativo mas sim num conceito global que começa na prevenção. No entanto, identificar os problemas sem agir sobre eles não serve de nada. Saúde global é prevenir e agir”, mencionou Caldas Afonso recordando ser precisamente esse o mote deste CMIN SUMMIT’23. Uma ação que se quer alargada, como explicou o Professor Catedrático especialista em Pediatria, envolvendo a vida animal e o ambiente mas também “os nossos modelos de alimentação e comportamentais”, por exemplo.
Implantação de registador de eventos cardíacos
SNS
A equipa de Cardiopneumologia do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) realizou o primeiro implante de dispositivo registador de eventos cardíacos, no dia 27 de junho.
Vitor Branco é utente do HVFX e foi quem recebeu a primeira intervenção. Trata-se de um pequeno dispositivo que é implantado debaixo da pele, sob anestesia local, através de uma pequena incisão com menos de um centímetro. Um procedimento minimamente invasivo e que permite que o utente regresse a casa uns minutos depois da intervenção.
De acordo com o HVFX, este equipamento é disponibilizado com um sistema monitorização remota que permite uma avaliação à distância do aparelho e possibilita o envio de notificações perante a presença de determinadas arritmias cardíacas.
Nelson Cunha, cardiologista que realizou este primeiro implante, destacou “a mais valia de uma monitorização contínua, durante cerca de 4 anos, que permite fazer a monitorização electrocardiografica do utente”.
Marta Gomes, cardiopneumologista, destaca a possibilidade de “serem detetados possíveis arritmias precocemente” e demonstra a satisfação pelo desenvolvimento “de uma técnica nova, no nosso hospital, e é um grande orgulho fazer parte de estes novos passos no centro de pacing”.
Testemunho da semana
"É impossível ter uma clínica nos dias de hoje, sem o apoio da Medsupport."
Dra. Diana Almeida Ribeiro | Diana Almeida Ribeiro – Porto | 2023.06.28
Cancro do sangue: IPO do Porto já tratou 50 doentes com modificação de células
SIC Notícias
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, que em 2019 foi pioneiro em Portugal ao introduzir no tratamento do cancro do sangue uma terapêutica assente na modificação genética de células, atingiu com esta técnica o doente 50.
O "marco", como referiu à agência Lusa o responsável do serviço de Hematologia e Transplantação de Medula Óssea, José Mário Mariz, foi atingido na semana passada e em causa está a utilização de uma terapêutica com células CAR-T, ou seja células de defesa do doente que são geneticamente modificadas em laboratório para se tornarem mais fortes.
“É considerada uma terapêutica inovadora porque implica uma manipulação genética das células do próprio paciente. Sabemos que os linfócitos T combatem os tumores, mas às vezes os tumores conseguem ser mais fortes e os doentes morrem. O que esta terapêutica faz é transformar o linfócito T, dando-lhe mais força"
Esta é uma estratégia que está aprovada como terceira linha de tratamento. São tratados com esta terapêutica tumores hematológicos (cancro do sangue) como leucemias e linfomas.
Esta é uma estratégia que está aprovada como terceira linha de tratamento. São tratados com esta terapêutica tumores hematológicos (cancro do sangue) como leucemias e linfomas.
Desinformação gerada pelo ChatGPT pode ser mais convincente do que a humana – estudo
Canal S+
O instrumento de diálogo entre humano e computador (chatbot) ChatGPT-3 e outras ferramentas de inteligência artificial generativa podem informar e desinformar os utilizadores de redes sociais mais eficazmente do que os humanos, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Science Advances.
Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, o seu uso generalizado aumentou a preocupação com uma possível disseminação de desinformação online, especialmente em plataformas de redes sociais, lembram os autores do estudo. Como estas ferramentas são recentes na esfera pública, a equipa decidiu se aprofundar em vários aspetos o seu uso.
Uma equipa liderada pela Universidade de Zurique usou a versão ChatGPT-3 para um estudo com 679 participantes, que revelou maior dificuldade em distinguirem tweets feitos por humanos dos gerados por chatbots. Além disso, também tiveram problemas para identificar quais as mensagens geradas por IA eram precisas e quais eram imprecisas.
“As nossas descobertas levantam questões importantes sobre os possíveis usos e abusos do GPT-3 e outros geradores avançados de texto de IA e as implicações para a disseminação de informações na era digital”, concluem os autores.
Reply