Notícias da Saúde em Portugal

Quinta-feira, 6 de julho de 2023

Novidade: Formação Realidade virtual no contexto da Psicologia

OPP

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) numa parceria com a AHED – Advanced Health Education apresenta a primeira formação em Portugal sobre a utilização da “Realidade virtual no contexto da Psicologia”. Esta é uma formação dedicada a Psicólogos, numa área estratégica e inovadora e que pretende dar resposta a várias necessidades reais e a uma tecnologia em constante evolução.

As inscrições estão abertas e o valor do curso é 100% reembolsado, mercê da aprovação de uma candidatura conjunta realizada a um programa financiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitindo que os psicólogos consigam aceder a uma formação inovadora e de elevada qualidade sem custos associados.

No final desta formação pretende-se que esteja apto para:

  • Identificar e analisar as principais tecnologias interativas e respetiva evolução;

  • Analisar os principais domínios de aplicação da realidade virtual à Psicologia, incluindo na intervenção psicológica;

  • Compreender o impacto psicológico e social da utilização da realidade virtual;

  • Aplicar uma perspetiva ética e deontológica de análise sobre a utilização de aplicações com recurso a realidade virtual na Psicologia;

A formação, com duração de 16 horas, decorrerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2023.

Suspensão imediata da comercialização do dispositivo médico para diagnóstico in vitro V-Chek SARS-CoV-2 Rapid Ag Test (colloidal gold)

INFARMED, I.P.

Foi identificada a disponibilização no mercado nacional do dispositivo médico para diagnóstico in vitro V-Chek SARS-CoV-2 Rapid Ag Test (colloidal gold) do fabricante SGA Muhendislik Danismanlik Egt Ic ve Dis Tic Ltd Sti., cuja rotulagem que não se encontrava traduzida para língua portuguesa, não estando assim em conformidade com o requisito legal estabelecido no n.º6 do artigo 5º do Decreto-lei 145/2009, de 17 de junho.

Segundo informação disponibilizada ao Infarmed, I.P. pelos distribuidores deste dispositivo a operar em território nacional, à data a comercialização do referido dispositivo já se encontra descontinuada. No entanto, por razões de precaução e zelo pela saúde pública, o Infarmed, I.P. determinou a suspensão imediata da comercialização do dispositivo médico para diagnóstico in vitro V-Chek SARS-CoV-2 Rapid Ag Test (colloidal gold) do fabricante SGA Muhendislik Danismanlik Egt Ic ve Dis Tic Ltd Sti.

Assim, as entidades que eventualmente ainda disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar.

Atualização da lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa (julho de 2023)

INFARMED, I.P.

A Deliberação n.º 44/CD/2023, de 30 de junho, atualiza a lista de medicamentos cuja exportação é temporariamente suspensa. Esta suspensão visa assegurar a normalização do abastecimento dos medicamentos críticos que estiveram em rutura no mês de junho, bem como dos medicamentos que estão a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.

A lista em formato eletrónico encontra-se na página Gestão da disponibilidade do medicamento.

Fórum Reguladores arranca com o debate “A Transformação Digital no Contexto da Regulação”

SPMS

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no debate “A Transformação Digital no Contexto da Regulação”, integrado no evento do 30.º aniversário do INFARMED, I.P.. No Fórum Reguladores, que aconteceu esta terça-feira, 4 de julho, em Évora, o dirigente apresentou alguns projetos promotores da governação em saúde, gestão do medicamento, digitalização, integração de cuidados e proximidade com o cidadão.

Na sua intervenção, Nuno Costa destacou a relevância do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a transição digital na saúde, que assenta em quatro grandes pilares: infraestruturas, cidadão, profissionais de saúde e dados. A centralidade no cidadão e a sustentabilidade dos sistemas têm sido, sublinhou, “os princípios norteadores da ação da SPMS”.

No debate, focou a importância da regulação e da proteção de dados. “A SPMS tem uma visão muito clara sobre o seu papel”, salientou Nuno Costa, adiantando que passa por disponibilizar os dados e tratá-los de acordo com as melhores práticas.

Relativamente à Inteligência Artificial, outra das temáticas em análise, sublinhou a necessidade de os algoritmos serem “públicos, transparentes, escrutináveis, isto é, reguláveis”.

No final da sua participação, Nuno Costa reforçou a importância da regulamentação de dados em saúde, na qual a SPMS tem colaborado.

No Fórum Reguladores, foram ainda debatidos o papel dos reguladores, a regulação em saúde, a colaboração entre entidades reguladoras e os desafios que se impõem à regulação na área do medicamento e dos produtos de saúde.

OMS pede regras para criar bons ambientes alimentares para as crianças

Observador

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os governos estabeleçam regras “consistentes e completas” para ajudar a criar “ambientes alimentares favoráveis” para as crianças, disse esta quarta-feira o secretário-geral desta agência da ONU.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, que falava numa conferência de imprensa virtual sobre problemas de saúde globais, assinalou que “a comercialização de alimentos não saudáveis continua a ser uma ameaça para a saúde pública e a afetar negativamente as escolhas alimentares das crianças, estando ligada a taxas crescentes de obesidade em crianças e adultos em todo o mundo”.

Tendo em conta a situação, a OMS decidiu lançar “uma nova diretriz sobre medidas para proteger as crianças da comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas com alto teor de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sal”, adiantou.

Biomarcadores no sangue podem distinguir doença de Alzheimer de outras demências

Notícias Saúde

Será possível diagnosticar a doença de Alzheimer, distinguindo-a de outras demências neurodegenerativas que afetam o cérebro, com uma simples análise ao sangue? A importância de um diagnóstico diferencial preciso é tanto maior quando se sabe que foi aprovado nos EUA o primeiro medicamento com potenciais efeitos modificadores daquela doença. E outros podem estar a caminho.

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) analisou o nível de precisão de vários biomarcadores sanguíneos para utilização no diagnóstico da doença de Alzheimer, o tipo de demência mais comum, seguida da Demência com Corpos de Lewy e da Demência Frontotemporal.

“O diagnóstico preciso de doença de Alzheimer continua a ser um desafio na prática clínica, sobretudo nas fases iniciais, uma vez que os vários tipos de demência têm características clínicas e de imagem sobreponíveis”, explica João Massano, investigador da FMUP e um dos autores do estudo, publicado no Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology.

“A utilização de biomarcadores sanguíneos como alternativa a outros exames tem grande potencial, incluindo em unidades de cuidados de saúde primários, permitindo uma triagem dos doentes e aliviando, assim, a pressão sobre os hospitais”, explicam os investigadores.

Por outro lado, “estes biomarcadores podem contribuir para uma melhor seleção dos medicamentos e para uma maior eficácia dos tratamentos”. A sua utilização na investigação é igualmente tida como promissora.

Reply

or to participate.