- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 10 de julho de 2023

10 de julho de 2023 | Feriado Municipal da Maia
Hoje celebra-se o Feriado Municipal da Maia, pelo que a equipa da MedSUPPORT encontra-se a recarregar energias! Amanhã estaremos de volta com o MedSUPPORT.News habitual pelo que não perderá nenhuma notícia importante.
Aproveitamos para lhe dar a conhecer um pouco da história desta significativa data nas Terras da Maia.
O concelho da Maia situa-se no Douro Litoral, faz parte da Área Metropolitana do Porto e têm uma área superior a 80km2 e cerca de 135.000 habitantes
Anualmente celebra-se a Romaria da Nossa Senhora do Bom Despacho, no segundo domingo de julho, celebrando-se o feriado municipal na segunda-feira seguinte. Também conhecida por “Festas da Maia”, a invocação a Nossa Senhora do Bom Despacho é muito antiga e há registo do seu culto em diferentes países, nomeadamente no Brasil, fruto da emigração. Em Portugal continental, a primeira referência à Senhora do Bom Despacho data do século XVI em Lisboa. Em Cervães, Vila Verde – Braga, a devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho ter-se-á iniciado em 1644. Em Gominhães, Guimarães, a referência a este culto remete ao ano de 1672.
Na Maia existe, pelo menos, desde 1670/80. Hélder Pacheco refere o ano de 1670. Nos estatutos, em 1730, pode ler-se que foi o reverendo António Rodrigues de Carvalho que iniciou o culto cerca de mais ou menos cinquenta anos antes, sendo ele bastante ativo em S. Miguel de Barreiros. Consegue-se, deste modo, balizar o aparecimento do culto na Maia na última metade do século XVII.
Despacho pode ter vários significados. Aplicado a Maria significa o alcançar de graças difíceis, a pedido de devotos. Deus “despacha” as preces de Maria em favor de quem implora pela salvação dos pecadores, pois foi para livrá-los da condenação que Cristo nos remiu.
A devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho, além de antiga, foi sempre muito abrangente. Para além de funcionar como “advogada” das causas difíceis dos seus fiéis, e de aparecer associada a outras invocações, como Nossa Senhora do Ó, da Anunciação e da Boa Hora, ela era protetora da «fertilidade», sendo por isso muito da devoção das gentes do campo, mas era também, e sobretudo, protetora daqueles que andavam no mar.
Descubra mais sobre a história da Romaria a Nossa Senhora do Bom Despacho nos links abaixo.

Reply