- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 13 de julho de 2023

DGS lança 4.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas
DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Diabetes, lança a 4.ª edição do Concurso Nacional - Diabetes e as Escolas.
Este concurso visa estimular e desafiar a criatividade dos jovens estudantes das escolas públicas e privadas de Portugal Continental, com o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre a diabetes através da realização de um vídeo.
O concurso de 2023/2024 é subordinado ao tema “Diabetes: Educação para Proteger o Amanhã”.
A inscrição para participação no concurso deve ser realizada através do preenchimento do formulário respetivo, até 16 de fevereiro de 2024.
Os vídeos devem ser enviados até 28 de fevereiro de 2024 para [email protected].
Mais informação:
Informação de Monitorização sobre Cuidados de Saúde Primários
ERS
85,6% dos utentes inscritos nos cuidados de saúde primários (CSP) no final de 2022 tinham médico de família atribuído, tendo reduzido 3,2 pontos percentuais face a 2021. Este é um dos resultados da monitorização contínua efetuada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao acesso a cuidados de saúde primários.
A monitorização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) sobre cuidados de saúde primários acesso a médico de família, consultas médicas e de enfermagem e rastreios, agora revelada, aponta, também, para a existência de assimetrias importantes no acesso a médico de família, apresentando as unidades da região de saúde do Norte melhores resultados e as das regiões de saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve os piores.
A monitorização, disponível na página eletrónica da ERS revela que, em 2022, a taxa de utilização de consultas médicas, que mede a percentagem de utentes com pelo menos uma consulta médica, presencial ou não presencial, realizada nos 12 meses anteriores, apresentou um aumento de 2,3 p.p., e a taxa de utilização destas consultas por utentes sem médico de família aumentou 1,4 p.p., face a 2021, atingindo o valor de 70,2% e 49,4%.
Os dados mais significativos da monitorização podem ser consultados no link abaixo.
Webinar sobre “Telessaúde e a Interoperabilidade Humana”
ACSS, I.P.
A Comissão Setorial para a Saúde (CS/09), promovida e dinamizada pelo Instituto Português da Qualidade, realiza um webinar sobre o tema “Telessaúde e a Interoperabilidade Humana”, a decorrer no próximo dia 21 de julho.
Este webinar tem como principal objetivo apresentar tendências internacionais de Telessaúde e alguns contributos para a qualidade de serviços de saúde e das tecnologias nesta área. No final do evento estão previstas duas apresentações sobre a “interoperabilidade humana”, considerado um dos maiores desafios dos serviços à distância.
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.), enquanto membro integrante da CS/09, convida-os a participar nesta iniciativa que visa analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a qualidade na saúde, contribuindo para recomendações de melhoria.
A missão desta Comissão é difundir e incentivar a adoção dos princípios, metodologias e melhores práticas da qualidade e da segurança na saúde, no âmbito do sistema português da qualidade, com o objetivo de promover continuamente a saúde da população portuguesa.
PAFIC realiza o 1.º Inquérito Nacional de Integração de Cuidados
ACSS, I.P.
Encontra-se a decorrer o 1.º Inquérito Nacional de Integração de Cuidados, organizado pela PAFIC – Portuguese Association for Integrated Care, sob o tema “Coordenação e Continuidade de Cuidados”.
Esta iniciativa, a reproduzir anualmente, é similar à da sua congénere internacional, a IFIC – Internacional Foundation for Integrated Care, e pretende ter uma abordagem que identifica as diferentes perspetivas sobre o estado atual da continuidade e da coordenação de cuidados.
O inquérito destina-se a todos: cidadãos, utilizadores e prestadores dos serviços de saúde, voluntariado, dirigentes, académicos e investigadores.
Os resultados preliminares serão apresentados no dia 23 de setembro de 2023, por ocasião do III Encontro Nacional de Integração de Cuidados.
A V/participação é fundamental!
Saúde Oral no SNS 2.0
SNS
“O Governo atribui prioridade total à Saúde Oral dos portugueses e por isso está a investir 7,2 milhões de euros para instalar e equipar, de norte a sul do país, 150 novos consultórios de medicina dentária nos centros de saúde”, disse Margarida Tavares, na apresentação do relatório “Saúde Oral no SNS 2.0”, que decorreu no dia 12 de julho, em Lisboa.
A aposta na disseminação dos novos gabinetes de saúde oral nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que deverá estar concluída até 2026, utiliza recursos públicos, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os novos equipamentos garantem cuidados de saúde oral a cidadãos em situação de maior vulnerabilidade, situações em que muitos utentes contactam pela primeira vez com médicos dentistas. “É esta a força do SNS. Chegar onde mais ninguém chega, com a mesma qualidade e exigência. Não temos qualquer dúvida de que o SNS é também o lugar certo para uma medicina dentária de qualidade”, reforçou a Secretária de Estado da Saúde.
Margarida Tavares afirmou que “a saúde e a higiene oral são determinantes de uma vida saudável e uma existência plena, realizada e feliz”, o que justifica a renovação do compromisso do Ministério da Saúde criar respostas de qualidade e proximidade no Serviço Nacional de Saúde, também neste domínio.

Reply