- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quarta-feira, 19 de julho de 2023
Dádiva de sangue mais digital
SNS
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta segunda-feira, 17 de julho, na apresentação do Cartão Digital do Dador de Sangue e da página de agendamento online de dádiva, que permite uma pré-triagem dos dadores e marcação de dia e hora para dar sangue num dos três Centros de Sangue e da Transplantação do Instituto Português do Sangue e Transplantação, em Lisboa, Porto ou Coimbra.
Inscreva-se para dar sangue aqui!
Notar bem: De seguida clique no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito da página que vai abrir através do link acima.
O Cartão Digital do Dador do Sangue está disponível para download na App ID.GOV.PT, da Agência para a Modernização Administrativa, e permite consultar o histórico de dádivas e grupo sanguíneo. Em breve este cartão vai estar também articulado com a app SNS24. Já a marcação de dádiva pode ser feita em ipst.pt, no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito.
DQS avaliado no âmbito da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
SNS
Com o objetivo de avaliar a eficácia do sistema e a sua capacidade para atingir os resultados pretendidos, bem como os objetivos da qualidade, realizou-se a 17 de julho de 2023 a segunda auditoria de acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS). Esta auditoria encerrou com sucesso um ciclo de avaliação do triénio 2021-2023, com foco na melhoria contínua dos processos e principais atividades.
O DQS tem como atribuição principal desenvolver, aplicar e promover a política da qualidade na saúde do Sistema de Saúde português. O Sistema de Gestão da Qualidade do DQS encontra-se consolidado, dado o elevado compromisso e rigor de todos os colaboradores deste Departamento.
Saiba para quem é recomendada a vacinação contra a infeção humana por vírus mpox
DGS
Nova droga contra a Alzheimer trava a progressão da doença
Euronews
Um medicamento experimental trava a progressão da Alzheimer até 60% nos pacientes tratados na fase inicial da doença. Foram publicados esta segunda-feira os resultados de um ensaio clínico realizado em 1700 pacientes entre os 60 e os 85 anos de idade, que mostram a nova droga retarda a perda de memória e o declínio cognitivo mesmo nas fases mais avançadas da doença.
A doença de Alzheimer afeta cerca de oito milhões de pessoas na União Europeia e com o envelhecimento da população, a tendência é para aumentar, pelo que as farmacêuticas trabalham para inverter a situação.
O medicamento aguarda agora autorização da Food and Drug Administration para ser comercializado nos Estados Unidos.
Reply