Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 19 de julho de 2023

Dádiva de sangue mais digital

SNS

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, participou esta segunda-feira, 17 de julho, na apresentação do Cartão Digital do Dador de Sangue e da página de agendamento online de dádiva, que permite uma pré-triagem dos dadores e marcação de dia e hora para dar sangue num dos três Centros de Sangue e da Transplantação do Instituto Português do Sangue e Transplantação, em Lisboa, Porto ou Coimbra.

Inscreva-se para dar sangue aqui!

Notar bem: De seguida clique no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito da página que vai abrir através do link acima.

SE da Promoção da Saúde participou na apresentação das novas ferramentas digitais do IPST

O Cartão Digital do Dador do Sangue está disponível para download na App ID.GOV.PT, da Agência para a Modernização Administrativa, e permite consultar o histórico de dádivas e grupo sanguíneo. Em breve este cartão vai estar também articulado com a app SNS24. Já a marcação de dádiva pode ser feita em ipst.pt, no botão “Agendar Dádiva”, no canto inferior direito.

DQS avaliado no âmbito da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

SNS

Com o objetivo de avaliar a eficácia do sistema e a sua capacidade para atingir os resultados pretendidos, bem como os objetivos da qualidade, realizou-se a 17 de julho de 2023 a segunda auditoria de acompanhamento ao Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS). Esta auditoria encerrou com sucesso um ciclo de avaliação do triénio 2021-2023, com foco na melhoria contínua dos processos e principais atividades.

O DQS tem como atribuição principal desenvolver, aplicar e promover a política da qualidade na saúde do Sistema de Saúde português. O Sistema de Gestão da Qualidade do DQS encontra-se consolidado, dado o elevado compromisso e rigor de todos os colaboradores deste Departamento.

Saiba para quem é recomendada a vacinação contra a infeção humana por vírus mpox

DGS

Clique na imagem para aceder à página de Perguntas frequentes da DGS

Nova droga contra a Alzheimer trava a progressão da doença

Euronews

Um medicamento experimental trava a progressão da Alzheimer até 60% nos pacientes tratados na fase inicial da doença. Foram publicados esta segunda-feira os resultados de um ensaio clínico realizado em 1700 pacientes entre os 60 e os 85 anos de idade, que mostram a nova droga retarda a perda de memória e o declínio cognitivo mesmo nas fases mais avançadas da doença.

A doença de Alzheimer afeta cerca de oito milhões de pessoas na União Europeia e com o envelhecimento da população, a tendência é para aumentar, pelo que as farmacêuticas trabalham para inverter a situação.

O medicamento aguarda agora autorização da Food and Drug Administration para ser comercializado nos Estados Unidos.

Reply

or to participate.