Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 24 de julho de 2023

Dia Nacional do Psicólogo 2023

OPP

Para assinalar o Dia Nacional do Psicólogo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) irá promover um encontro em torno do tema "O fator humano na transição digital". O encontro decorrerá no dia 04 de setembro, entre as 15h00 e as 19h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

O poder da Psicologia na inovação de aplicações de realidade virtual, as apps de saúde mental e a intervenção à distância e a transição digital e uma nova era de serviços são alguns dos temas em destaque neste encontro.

No dia do evento decorre também durante toda a tarde a possibilidade de experimentar o projeto APJ e o projeto de Cibersegurança em realidade virtual.

Consulte o programa aqui e garanta já o seu lugar aqui.

Saúde neurológica e a visão andam lado a lado

SPO

A saúde neurológica e a visão andam lado a lado e, quando se trata de distúrbios neurológicos, uma alteração visual pode ser um dos primeiros sintomas da doença. Com o Dia Mundial do Cérebro celebrado no passado sábado, 22 de julho, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alertou a população portuguesa para os problemas de visão que podem surgir devido a determinadas condições neurológicas e ser reflexo dessas patologias.

Captação de gases anestésicos

SNS

O Hospital de São Sebastião, E.P.E., em Santa Maria da Feira, que integra o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E (CHEDV), acaba de implementar uma solução tecnológica inovadora de captação de gases anestésicos que impede a sua libertação para o meio ambiente, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

A implementação desta tecnologia tem por base um protocolo entre o CHEDV e a Baxter Médico Farmacêutica. Dos três anestésicos inalatórios mais utilizados em procedimentos cirúrgicos, em regime de internamento ou ambulatório, apenas uma pequena fração (menos de 5%) é metabolizada pelo doente e, quando exalados, permanecem no ar e contribuem para a emissão de gases de efeito de estufa na atmosfera.

Com esta tecnologia de captação de gases, os hospitais podem optar por um anestésico inalatório com base nos benefícios clínicos que melhor respondem às necessidades do doente e aos objetivos de sustentabilidade aliados aos cuidados de saúde.

“A utilização desta solução inovadora trará benefícios não apenas para o doente, que se refletirão na melhoria dos resultados clínicos, ao mesmo tempo que dará resposta aos desafios de redução de resíduos e da sustentabilidade ambiental”.

Dulce Brito - Responsável pelo Grupo de Trabalho “CHEDV – Uma instituição Hospitalar Verde” do CHEDV

DGS. Concurso teve pelo menos seis candidatos, mas só dois cumpririam requisitos da CREsAP para suceder a Graça Freitas

Observador

O concurso, lançado pela CREsAP, para substituir Graça Freitas na liderança da Direção Geral da Saúde vai ser repetido por não ter sido possível reunir três nomes com experiência comprovada na liderança de grandes equipas, noticiou o Expresso e confirmou o Observador. Só dois, de pelo menos seis candidatos, terão comprovado ter essa competência, essencial para liderar uma entidade como a DGS, com mais de 120 profissionais. Os restantes mantêm-se na corrida, mas não deverão fazer parte da lista de três finalistas a enviar ao Ministério da Saúde.

Lei da Saúde Mental publicada em DR, entra em vigor daqui a um mês

Canal S+

A nova lei, promulgada no passado dia 10 pelo Presidente da República, que lhe apontou a "falta de densificação de alguns conceitos e figuras jurídicas" altera o paradigma na abordagem das pessoas com necessidades de cuidados de saúde mental e define que, depois de cumprirem a pena por crime a que tenham sido condenados, os inimputáveis terão de ser libertados.

As alterações feitas permitem ainda o internamento compulsivo nos casos em que, precisando urgentemente de cuidados de saúde, a pessoa recuse recebê-los.

Apesar das dúvidas levantadas, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que promulgava o decreto "esperando que este quadro normativo contribua para uma melhoria na salvaguarda de direitos e na prestação de cuidados de saúde às pessoas com necessidades de cuidados de saúde mental, nomeadamente no que refere à existência de estruturas de apoio aos referidos doentes em todas as circunstâncias".

Clima: Cientistas temem que aumento das temperaturas leve a mais casos de malária

Canal S+

Com o aumento das temperaturas, os mosquitos também estão em movimento para locais de maior altitude e os cientistas temem que isso possa significar um aumento dos casos de malária.

A faixa de temperatura onde os mosquitos portadores da malária prosperam está a aumentar, tendo os investigadores encontrado evidências do fenómeno desde as terras altas tropicais da América do Sul até às regiões montanhosas e populosas da África oriental.

À medida que o planeta aquece, os mosquitos estão lentamente a migrar para cima, noticiou esta quinta-feira a agência Associated Press (AP), numa colaboração com a revista Grist para explorar a interceção entre alterações climáticas e doenças infeciosas.

Reply

or to participate.