Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 26 de julho de 2023

As vacinas salvam vidas

SNS

“A vacinação é uma das mais poderosas armas contra as doenças infeciosas, salvam milhões de vidas, e num mundo global vão adquirir cada vez maior importância”, disse Margarida Tavares, no dia 18 de julho, em Madrid.

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde falava na reunião de Alto Nível dedicada ao reforço da imunização ao longo do ciclo de vida, no âmbito da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia.

Na presença da Secretária de Estado da Saúde de Espanha, Silvia Calzón, a governante portuguesa alertou que “num mundo em evolução, onde novas doenças surgem e as que existem persistem ou ressurgem”, é necessário insistir na comunicação dos benefícios da vacinação.

“Ao longo da história, as vacinas provaram ser uma das ferramentas mais eficazes na prevenção da propagação de doenças infeciosas”, salientou Margarida Tavares, relembrando a erradicação da varíola, a eliminação de inúmeras infeções um pouco por todo o mundo e o mais recente sucesso da vacinação contra a Covid-19.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde defendeu ainda o papel da vacinação como ferramenta primordial da saúde pública e de promoção da saúde. “As vacinas têm o poder de aproximar gerações e proteger famílias inteiras: das crianças aos mais idosos”, disse a governante.

Clique na imagem para aceder ao site do congresso.

Medicamento inovador para diversos tipos de cancro autorizado pelo INFARMED, I.P.

Diário de Notícias

O INFARMED, I.P. autorizou o uso do medicamento pembrolizumab no tratamento do cancro de mama triplo negativo metastático, do colorretal metastático, do colo do útero persistente, do esófago metastático, carcinona das células renais em adultos e alguns casos de melanoma.

O acesso ao pembrolizumab para os casos de cancro de mama triplo negativo esteve envolto em polémica no mês passado, tendo dado origem a duas petições, ambas dirigidas à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED, I.P.), que reuniram mais de 50 mil assinaturas.

Numa resposta enviada à Lusa na altura, o INFARMED, I.P. admitiu a autorização para as doentes com cancro da mama triplo negativo metastático, alegando que havia "novos dados" decorrentes do relatório de avaliação farmacoterapêutica do medicamento que permitiram constatar que o pembrolizumab seria passível de ser autorizado nestes casos.

A MedSUPPORT.News, em 28 de junho, publicou uma notícia sobre este assunto que pode ser consultada aqui.

Governo quer contratar até 300 médicos da América Latina para centros de saúde  

SIC Notícias

O Governo quer contratar 200 a 300 médicos da América Latina para reforçar centros de saúde onde faltam médicos de família. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal Público.

Os médicos serão colocados, sobretudo, nas regiões do Alentejo, Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo.

O regime excecional pode durar até ao final de 2026, adianta o Público, acrescentando que o Ministério da Saúde garante ter um "carácter transitório e supletivo à contratação de médicos formados em Portugal".

Dia Mundial dos Avós

Escola Superior Saúde Santa Maria

Celebrado a 26 de julho, o dia Mundial dos Avós visa reverenciar todos os avós, pela sua dedicação e importância para a família. A data comemorativa, assinalada anualmente, é uma homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros dos avós.

Sabia que o Dia Mundial dos Avós tem origem portuguesa?

Uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A mesma foi instituída pela Assembleia da República, em 2003, para ser celebrada no dia 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim.

Neste dia relembra-se também a importância do envelhecimento ativo, que a Organização Mundial da Saúde define como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem.

Reply

or to participate.