- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 27 de julho de 2023

Editorial
Hoje às 23h00, Sónia Santos da MedSUPPORT participa no programa "Corpo Clínico" do Canal S+, sobre "Publicidade e expectativas em saúde".
Neste programa a conversa abordará entre outros tópicos a Gestão de Reclamações e Elogios em Portugal.

Aproveite a oportunidade para assistir à segunda reportagem especial que o Canal S+ preparou sobre o nosso workshop, realizado no passado dia 27 de maio. Poderá ouvir nessa reportagem Luís Guerreiro da MedSUPPORT, Pedro Pires do Consultório de Medicina Dentária de Santo Ovídio, Daniel Cardoso da Fonseca e Diogo Pinto Couto da JPAB - José Pedro Aguiar-Branco Advogados.
Este programa conta também em estúdio com José Oliveira das Clínicas de Reabilitação Dr. José Oliveira para, entre outras coisas, falar sobre a sua experiência neste tema. O apresentador Marco António conduzirá essa conversa descontraída e informativa.
Não perca este programa, marque já na sua agenda: hoje, às 23h00, no Canal S+, na posição 129. Contamos com o seu apoio e feedback. Não deixe de nos acompanhar no Canal S+ hoje à noite!
DGS divulga recomendações na área da alimentação e hidratação para a JMJ 2023
DGS
“Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com divulgação junto dos peregrinos através da redes sociais e aplicação da JMJ, e nas plataformas da DGS, estes materiais destacam a importância da alimentação e da hidratação durante um período do ano em que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal.
A concentração de pessoas em áreas limitadas ao ar livre, durante períodos longos e sujeitas a temperaturas elevadas, pode potenciar efeitos graves na saúde, nomeadamente desidratação, descompensação de doenças crónicas ou toxinfeções alimentares.
Mas com alguns pequenos cuidados alimentares é possível prevenir ou minimizar muitos destes riscos e ainda dar a conhecer a nossa gastronomia de base mediterrânica, que se adequa às necessidades aumentadas de água e a um consumo alimentar seguro.
Tome nota das principais recomendações para uma boa hidratação e para uma alimentação segura:
Recomendações “Mantém-te hidratado”
Começar a beber água logo pela manhã.
Não esperar até sentir sede e beber água com frequência, pelo menos 8 a 10 copos.
Optar por água ou águas aromatizadas caseiras e infusões sem adição de açúcar.
Evitar as bebidas alcoólicas pois fazem aumentar as necessidades hídricas. Evitar também as bebidas refrigerantes.
Estar atento aos sinais de desidratação, nomeadamente à cor da urina. Urina abundante e sem cor é um bom sinal. A hidratação deve ser reforçada quando forem verificados alguns destes sinais: boca seca, fadiga, dor de cabeça, tonturas e sede extrema.
Os alimentos também contam. Optar por alimentos que são ricos em água como a fruta e os hortícolas, bem como por alguns pratos mediterrânicos como a sopa.
Recomendações “Alimenta-te bem e em segurança”
Colocar os alimentos à sombra, longe da exposição solar direta.
Escolher alimentos que não se alterem com o calor como o pão, as conservas, os frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs,...) e algumas frutas e hortícolas previamente lavados.
Se escolher alimentos mais perecíveis (iogurtes, queijo, alguns tipos de frutas como melancia, melão, meloa, pêssego, cerejas…), devem ser acondicionados numa geleira ou mala térmica.
Lavar os alimentos frescos em casa e transportá-los numa caixa fechada.
Evitar molhos. Dar preferência ao azeite e vinagre ou limão para temperar.
Preparar ou adquirir os alimentos preferencialmente no próprio dia.
Não esquecer de lavar previamente as mãos e os utensílios.
Não utilizar os mesmos materiais para diferentes alimentos, quer em cru ou confecionado.
Verificar o prazo de validade antes de adquirir ou comer qualquer alimento.
Instalações em Lisboa encerradas
OPP
Devido às limitações de circulação em Lisboa originadas pela Jornada Mundial da Juventude e que afetam diretamente a Sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, as instalações irão estar encerradas de dia 27 de julho a 7 de agosto de 2023. Os contactos através de telefone, email e área pessoal estarão operacionais, bem como todos os serviços disponíveis.
Abertas as inscrições para o 1º encontro nacional dos nutricionistas especialistas
ON
Encontram-se abertas as inscrições para o 1º Encontro Nacional dos Nutricionistas Especialistas, que vai decorrer no dia 28 de setembro, das 10h00 às 17h30, por meios telemáticos.
Este ciclo de encontro tem como objetivo a discussão das prioridades profissionais dos especialistas, em articulação com os três Conselhos de Especialidade.
As inscrições estarão abertas até ao dia 18 de setembro de 2023. A confirmação da sua inscrição e a informação referente ao curso será enviada por email após o término do período de inscrições.
Agência de Saúde italiana
SNS
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, recebeu no dia 27 de julho, em Lisboa, uma delegação da Agência Nacional de Serviços Regionais de Saúde (AGENAS) do Ministério da Saúde da República Italiana.
No encontro, que decorreu no Ministério da Saúde em Lisboa, os presentes tiveram oportunidade de trocar pontos de vista sobre modelos de organização do Sistema de Saúde, em particular a respeito dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Margarida Tavares apresentou aos quatros membros da delegação italiana – profissionais das áreas da gestão de saúde, dos cuidados de saúde primários e da estatística – a reforma que o Governo português está a conduzir no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente a conclusão da reforma dos CSP, acelerando a passagem de todas as Unidades de Saúde Familiar a modelo B, e as alterações dos concursos para recrutamento de médicos de família, com a abertura da totalidade das vagas.
Foram ainda abordados temas de interesse comum, como os desafios inerentes ao aumento da longevidade da população e a pressão nos sistemas de saúde europeus.
Estudos sugerem que cancro do endométrio pode ser detetado numa amostra de urina
Observador
Estudos feitos em Espanha sugerem que o cancro do endométrio (mucosa que reveste a cavidade do útero) pode ser detetado numa amostra de urina, um método de diagnóstico menos invasivo e menos doloroso, foi esta quarta-feira divulgado.
Os estudos, publicados nas revistas científicas Clinical Cancer Research e eBioMedicine, foram conduzidos por investigadores do Instituto Catalão de Oncologia, do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge e do Hospital de Bellvitge, em Barcelona.
Segundo os autores, trata-se de métodos não invasivos promissores para o diagnóstico do cancro do endométrio, um dos mais comuns nas mulheres.
Para a coordenadora dos estudos, Laura Costas Caudet, do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, citada pela agência Efe, os métodos não invasivos “podem contribuir para um diagnóstico mais rápido que melhora a sobrevivência das doentes”.
A investigadora e médica assinalou que a demora no diagnóstico “obriga ao recurso a tratamentos mais agressivos e representa pior prognóstico” da doença.

Reply