Notícias da Saúde em Portugal

Terça-feira, 1 de agosto de 2023

Reunião ordinária do Conselho Consultivo da ERS (n.º 2/2023)

ERS

O Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu pronúncia favorável sobre o Plano de Atividades da ERS para 2024, após aprovação, por unanimidade, dos Conselheiros presentes. O orçamento para 2024 foi também aprovado, mas de forma condicional já que se aguarda a publicação de uma circular da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

A reunião do conselho consultivo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decorreu, quinta-feira, dia 27 de julho de 2023, na sede da ERS.

ACSS, I.P. recebe delegação do Ministério da Saúde italiano

ACSS, I.P.

A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) recebeu, esta sexta-feira, uma delegação da Agenzia Nazionale per i Servizi Sanitaria Regionali (AGENAS) do Ministério da Saúde italiano.

Durante a visita foi apresentado o trabalho realizado pela ACSS, I.P., nomeadamente, os programas de financiamento e os processos de contratualização desenvolvidos na área dos Cuidados de Saúde Primários.

A deslocação da delegação italiana a Portugal decorre no âmbito da colaboração interinstitucional internacional promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e teve como objetivo dar a conhecer a organização do Sistema de Saúde Português.

Bactéria multirresistente: um dos 11 bebés internados no Santa Maria ficou infetado

Observador

Um dos 11 bebés prematuros colonizados com uma bactéria multirresistente no Hospital Santa Maria, em Lisboa, ficou infetado, mas está bem, anunciou o diretor do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) esta segunda-feira.

Num ponto de situação feito aos jornalistas, André Graça adiantou que o bebé infetado já estava a tomar os “antibióticos adequados” e já está “francamente melhor”, não devendo ter problemas por causa da infeção.

Neste momento, estão 10 bebés prematuros colonizados e sem infeção e assim continuarão até a sua alta hospitalar, disse, avançando que, provavelmente entre hoje e o fim da semana, dois ou três bebés terão alta porque “estão perfeitamente bem, apesar do seu estado de colonização”.

Cancro do pulmão "é o que mais mata": Associação alerta que rastreio é urgente

SIC Notícias

O fundador da Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, António Araújo, defendeu esta segunda-feira a implementação, com urgência em Portugal, de um rastreio ao cancro do pulmão, "o cancro que mais mata e cujo diagnóstico precoce pode salvar vidas".

É fundamental que a população tome conhecimento sobre os sinais e sintomas de alerta desta doença e que os decisores políticos percebam a importância da implementação de um rastreio.

António Araújo

Em entrevista à agência Lusa, na véspera do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, o fundador da Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão frisou que esta é uma doença "muito frequente e com mortalidade elevada".

Recorrendo a estudos mundiais sobre esta doença, estudos que envolveram mais de 88.000 pessoas, António Araújo disse à Lusa que está já "demonstrado que o diagnóstico precoce e diminui a mortalidade relacionada com o cancro de pulmão em cerca de 20%".

Este rastreio é de implementação mais difícil que os outros, mas salva vidas.

António Araújo

A principal causa para o desenvolvimento de cancro do pulmão é o tabaco, sendo o tabagismo responsável por cerca de 85% dos casos de cancro do pulmão, de acordo com informação da associação. Este tipo de tumor também pode desenvolver-se devido ao tabagismo passivo ou exposição a elementos poluentes, e ainda em não fumadores.

Esta terça-feira, dia em que se assinala o Dia Mundial do Cancro do Pulmão, será lançada a campanha de rua "O cancro do pulmão não tira férias".

Glaucoma. Rastreio com IA entre projetos finalistas dos Prémios de desenvolvimento hospitalar

Saúde Online

O projeto do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que leva rastreios de glaucoma aos utentes do agrupamento de centros de saúde (ACeS) Lisboa Norte é finalista na categoria de Melhor Projeto dos Prémios de Boas Práticas da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

Em março de 2023, foi possível levar este exame aos cuidados de saúde primários, permitindo um diagnóstico da doença em segundos, substituindo um circuito de sete exames com cerca de uma hora de duração, poupando recursos e acelerando o tratamento.

“Conseguimos assim ir ao encontro dos doentes, o que já estava previsto na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão mas ainda não tinha sido implementado”, diz, em comunicado, Luís Abegão Pinto, responsável pela Consulta de Glaucoma do CHULN.

O Serviço de Oftalmologia do CHULN, dirigido por Walter Rodrigues, tem conseguido eliminar a lista de espera nesta área e estabeleceu um protocolo para alargar este rastreio a centros de saúde da região de Lisboa. “O principal objetivo passa por convocar utentes entre os 55 e os 65 anos. Em caso de rastreio positivo, os utentes receberão logo informação para marcação de uma consulta de glaucoma a realizar no espaço de entre duas a três semanas no hospital.”.

Reply

or to participate.