Notícias da Saúde em Portugal

Quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Edistride (dapagliflozina) | Relatório de avaliação de financiamento público disponível na Infomed

INFARMED, I.P.

O medicamento Edistride (dapagliflozina) obteve autorização de comparticipação na indicação: Tratamento de doentes adultos com doença renal crónica.

O relatório público desta avaliação está disponível na Infomed, na página do medicamento.

Aprova a lista de medicamentos essenciais de natureza crítica

INFARMED, I.P.

A Deliberação 54/CD/2023, de 27 de julho, aprova a lista de medicamentos essenciais de natureza crítica, prevista no artigo 6.º da Portaria n.º 235/2023, de 27 de julho, de forma a garantir o acesso e a manutenção no mercado nacional desses medicamentos, promovendo o interesse da indústria farmacêutica no seu fabrico e comercialização e fomentando a sua disponibilização em Portugal.

Consulte o documento na integra aqui.

Auditoria ao sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E.

IGAS

A IGAS iniciou uma auditoria ao sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades no Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E..

Esta auditoria tem como objetivo avaliar o sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades dos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para saber se este tem um impacto efetivo no cumprimento da missão e dos objetivos e contribui para a boa gestão dos recursos públicos. A questão principal da auditoria é a seguinte: O sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades é adequado e está implementado em todas as áreas?

O desenvolvimento da presente auditoria tem base o guia orientador Sistema de controlo interno e de comunicação de irregularidades dos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde: Memorando do plano de auditoria, elaborado em março de 2023.

CHS implanta pela primeira vez um sistema de pacing no ramo esquerdo

ARS Lisboa e Vale do Tejo

O Laboratório de Electrofisiologia e Pacing do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tem sido pioneiro em muitas das novas técnicas na área da Arritmologia. Os médicos deste laboratório, Dinis Mesquita e Leonor Parreira, implantaram pela primeira vez um sistema de pacing no ramo esquerdo.

Segundo a responsável pelo laboratório, Leonor Parreira, esta técnica inovadora vulgarmente denominada “pacing fisiológico” permite não só evitar a dilatação do coração resultante do pacing direito, mas ainda oferecer uma alternativa em doentes com bloqueio de ramo esquerdo e coração dilatado nos quais a ressincronização cardíaca (pacing biventricular) não foi eficaz.

Portanto, a partir de agora o CHS disponibiliza uma vez mais uma técnica inovadora na área da Arritmologia, à população da sua área.

Dar sangue faz bem

SNS

“Dê sangue! Os nossos serviços estão de portas abertas à sua espera”, apelou o Ministro da Saúde no dia 1 de agosto, no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa.

Manuel Pizarro doou sangue no dia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude, convidando depois mais pessoas a juntarem-se a este movimento. “Dar sangue faz bem”, salientou o Ministro da Saúde.

Portugal mantém estável a reserva de sangue, mas importa sensibilizar as pessoas para a realização de dádivas regulares, por forma a garantir a manutenção adequada das reservas.

Ser uma pessoa Dadora de Sangue é ter o privilégio de partilhar a nossa saúde com quem precisa. Tire um pouco do seu tempo para ajudar alguém que não conhece. Saiba mais em www.ipst.pt Para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt.

OMD propõe reforçar ação disciplinar sobre entidades incumpridoras

Jornal Dentistry

Num momento em que na Assembleia da República se discutem as alterações aos estatutos das ordens profissionais, vem a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apelar ao legislador que consagre já nos novos Estatutos da OMD um sistema de registo obrigatório de todas as sociedades de profissionais e multidisciplinares que prestem serviços de medicina dentária. Sem a criação deste registo, a OMD não terá instrumentos para efetivar o exercício das suas competências disciplinares (cfr. Consagrado na recente alteração ao regime jurídico das associações públicas profissionais).

Recorde-se que a recente alteração ao regime jurídico veio consagrar que sócios, gerentes ou administradores das sociedades de profissionais e multidisciplinares de profissionais, sem as qualificações profissionais exigidas para o exercício das profissões organizadas na associação pública profissional respetiva, fiquem vinculados aos deveres deontológicos aplicáveis ao exercício das profissões abrangidas.

À luz do regime jurídico atualmente em vigor, compete à OMD encaminhar para as entidades reguladoras todas as denúncias das quais não estejam identificados ou não seja possível identificar os profissionais de saúde médicos dentistas. Porém, tendo em conta o volume de trabalho daquelas entidades e a profusão crescente de queixas sobre matérias análogas, é forçoso concluir que o modelo atualmente em vigor não produz decisões em tempo útil, capazes de defender os melhores interesses dos utentes e da saúde pública em Portugal.

Universidade de Coimbra vai criar o primeiro laboratório de ADN antigo em Portugal

Notícias Saúde

A Universidade de Coimbra (UC) vai criar o primeiro laboratório de ADN antigo do País. Esta nova estrutura, que será inaugurada em 2024 e que ficará alojada na UC, pretende ser um laboratório de investigação e de inovação de referência nos domínios em que o estudo de ADN antigo pode ter um papel fundamental para o avanço do conhecimento, nomeadamente nas áreas da biologia evolutiva, conservação, saúde, ambiente e arqueologia.

A aposta da Universidade de Coimbra neste novo laboratório pretende potenciar a investigação e a inovação em vários domínios do saber. Com a criação desta nova estrutura estaremos não só a promover a inovação dentro de portas, mas também fora da UC, uma vez que pretendemos que este laboratório contribua para a investigação que é feita dentro e fora de Portugal, nas áreas em que o ADN antigo pode ter um contributo fundamental.”

Amílcar Falcão - Reitor da Universidade de Coimbra

João Carlos Teixeira, investigador, explica que o ADN antigo “oferece uma janela direta para o passado, permitindo o estudo da arquitetura genética de populações naturais ao longo do tempo, incluindo episódios de seleção ou migração, mas também os fatores genéticos associados à domesticação, especiação ou extinção de espécies”.

Reply

or to participate.