- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Ciberataque força suspensão de atividade clínica no Serviço de Saúde da Madeira
JN
O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) foi ontem alvo de um ciberataque que provocou uma "disfunção na sua rede informática", indicou a instituição, informando que a atividade clínica não urgente estará suspensa na segunda-feira.
O Sesaram foi alvo de uma disfunção na sua rede informática devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o único objetivo de causar danos e de perturbar o normal funcionamento do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira
O organismo adiantou que o seu funcionamento interno está afetado, comprometendo algumas áreas, nomeadamente o Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
"O SESARAM está a envidar esforços em conformidade com as autoridades competentes, no sentido de debelar a atual situação", indicou a mesma nota de imprensa, sublinhando que o ciberataque já foi comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança e à Comissão Nacional de Proteção de Dados e denunciado aos órgãos de polícia criminal com competência na matéria.
A instituição anunciou um "trabalho de recuperação conjunto" entre o Conselho de Administração, Direções Técnicas e Núcleo de Informática e entidades externas, com o objetivo de normalizar o funcionamento do seu sistema informático.
Face ao ciberataque de hoje, o Sesaram informou que "toda a atividade clínica não urgente estará suspensa durante o dia de amanhã [segunda-feira], 07 de agosto de 2023", nomeadamente consultas, cirurgias programadas e análises clínicas e meios complementares de diagnóstico.
Jornada “Eco-atualização Clínica Multidisciplinar”
Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
A Secção de Ecografia Clínica da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia vai realizar uma jornada científica de ecografia point-of-care, denominada ECO-atualização Clínica Multidisciplinar. Este evento é uma reunião científica nacional multidisciplinar com o objetivo de partilhar experiências e transmitir a importância da ecografia em diferentes cenários clínicos, não só na urgência ou emergência, como em ambiente de bloco operatório, cuidados intensivos, internamento e cuidados de saúde primários.
A ECO-atualização Clínica Multidisciplinar decorrerá no dia 23 de setembro de 2023, das 08:30 às 17:00, no Centro de Reabilitação do Norte, em Gaia. O evento será dividido numa componente teórica no período da manhã com comunicações e casos clínicos. Durante a tarde uma componente prática com modelos e demonstração da exploração sistemática a realizar nas diversas áreas de ecografia.
O próximo congresso é já no dia 23 de setembro
Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral
A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral realiza o seu congresso no próximo dia 23 de setembro, em Lisboa, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
O congresso reúne um conjunto de excelentes conferencistas que abordarão diversos temas da cirurgia oral. Este evento científico está aberto a todos os médicos dentistas, médicos estomatologistas e a estudantes de medicina dentária.
Oradores do Congresso 2023
Aviso vermelho em seis distritos devido ao calor
SIC Notícias
Seis distritos estão sob aviso vermelho por causa do calor. Os termómetros vão ultrapassar os 40 graus em vários pontos do país. Castelo Branco, Évora, Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal são os distritos com as temperaturas mais elevadas. Há ainda oito distritos sob aviso laranja e três sob aviso amarelo.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira tempo quente, céu limpo, com vento mais intenso nas terras altas e no Algarve. Pequena subida de temperatura no Norte e Centro.
Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA.
Perigo de Incêndio Rural - Medidas Preventivas
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
Face às previsões do Instituto Português do Mar e da atmosfera (IPMA) para os próximos dias de continuação de tempo quente e seco em todo o país, com risco de incêndio com índice Máximo no Médio e Alto Tejo, no interior centro e norte e interior e no Algarve, e em nível pelo menos Elevado no restante território exceto no litoral norte, a Autoridade nacional de Emergência e Proteção Civil recorda as 𝗠𝗘𝗗𝗜𝗗𝗔𝗦 𝗣𝗥𝗘𝗩𝗘𝗡𝗧𝗜𝗩𝗔𝗦 em vigor:
🚫 É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
🚫 Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
🚫 Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
🚫 Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
🚫 Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Reply