- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Editorial
A MedSUPPORT Deseja-lhe um Verão Feliz e Divertido
Já passaram 180+ edições do MedSUPPORT.news!
Esperamos que esta partilha esteja a ser útil e que o MedSUPPORT.news já faça parte da rotina mediática da V/unidade de saúde. Não faz parte de nenhuma unidade de saúde? Não faz mal 😊 o MedSUPPORT.news é para todos!
Com a temperatura a subir e com o sol a honrar-nos com a sua presença, é hora de guardar as preocupações e libertar o espírito das férias. Trocar videochamadas por mergulhos na piscina e emails por gargalhadas, lembre-se de que estamos a apenas um atirar de concha de distância!
O MedSUPPORT.news regressa no dia 28 de agosto.
Que seu verão seja repleto de sorrisos, sol e memórias que aqueçam o seu coração. De toda a equipa da MedSUPPORT, um brinde a umas férias fabulosas!
Com areia entre os dedos dos pés e sorrisos em nos rostos,
A equipa MedSUPPORT
P.S. Tem alguma situação divertida com tema “verão”? Partilhe e envie-nos por email. Quem sabe sua piada não lhe rende uma surpresa pós-férias! 🌞🏖️🎉
Recomendação de Não Consumo de Broa de Milho em regiões específicas do país
DGS
Nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar associados ao consumo de broa de milho numa área específica do país, que inclui os distritos de Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos).
A broa de milho é, e deverá continuar a ser, um integrante da dieta dos portugueses. No entanto, neste contexto de suspeita de toxinfeção alimentar, é recomendável que se interrompa o consumo deste alimento nas áreas geográficas acima identificadas, enquanto decorre uma investigação por parte das autoridades competentes. Esta é uma medida preventiva e de caráter transitório. Assim, até que este alimento seja considerado seguro, apela-se à colaboração dos cidadãos.
No seguimento desta situação, foram implementadas medidas pelas autoridades competentes no sentido da restrição das matérias-primas utilizadas no fabrico da broa de milho que se suspeita estar envolvida, mantendo-se a monitorização desta ocorrência em permanência e em estreita articulação entre todos os envolvidos.
Testemunho da semana
"Uma empresa jovem ao serviço da saúde."
Dr. Jorge Silveira | Jorge Silveira – Canedo
Recolha voluntária dos medicamentos Soro Glucosado Isotónico, Metronidazol Iv Braun e Soro Fisiológico B Braun
INFARMED, I.P.
A empresa B. Braun Medical Unipessoal Lda irá proceder à recolha voluntária dos lotes constantes do anexo I que faz parte integrante da presente circular, dos medicamentos Soro Glucosado Isotónico – 8732230, Metronidazol Iv Braun – 5718549, Metronidazol Iv Braun – 5718549, Metronidazol Iv Braun – 2226785, Metronidazol Iv Braun – 5718549, Metronidazol Iv Braun -2226785, Metronidazol Iv Braun – 2226785, Soro Fisiológico B.Braun – 8731901, por ter sido detetado um defeito de qualidade referente a uma contaminação cruzada dos recipientes da embalagem primária de medicamentos para perfusão.
Assim, o INFARMED, I,P. determina a suspensão imediata da distribuição destes lotes.
Face ao exposto:
As entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes de medicamentos não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
ULS do Baixo Alentejo investe mais de 600 mil euros em equipamentos radiológicos
Canal S+
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) adquiriu novos equipamentos radiológicos para os serviços em Beja, Castro Verde e Moura, num investimento “que ultrapassa os 600 euros”, foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a ULSBA revelou que os novos equipamentos de radiologia adquiridos vão “melhorar a qualidade dos serviços prestados à população” no hospital de Beja e nos serviços de urgência básica de Castro Verde e de Moura.
A USLBA adiantou ainda que, em Castro Verde e Moura, o serviço de radiologia “estará indisponível enquanto durarem as obras de beneficiação dos espaços para poderem acolher estes novos equipamentos”.
“Nesse período, os utentes que necessitem destes meios complementares de diagnóstico são reencaminhados para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, como acontece normalmente”, explicou a unidade local.

Reply