- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Suspensão da comercialização e recolha de lote de cateter intravenoso (Bio-Med Healthcare Products Pvt. Ltd.)
INFARMED, I.P.
No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida a cateteres intravenosos cuja comercialização em Portugal foi notificada ao INFARMED, I.P., foi identificado que o lote 622104 do dispositivo médico cateter intravenoso, referência BM0185-22G, do fabricante Bio-Med Healthcare Products Pvt. Ltd., não cumpre com a especificações relativas ao ‘ensaio do aspeto’, que está descrito nos pontos “4.4 Superfície” e “4.12 extremidade distal” da norma NP EN ISO 10555-1:2015, designadamente por se ter verificado que a extremidade distal do produto testado laboratorialmente se apresentava irregular, podendo assim causar traumas nos vasos durante a sua utilização. Também a superfície externa do comprimento efetivo do cateter apresentou irregularidades.
Neste sentido, o INFARMED, I.P. ordenou a suspensão imediata da comercialização e recolha do mercado do lote 622104, do dispositivo médico Cateter intravenoso, referência BM0185-22G, do fabricante Bio-Med Healthcare Products Pvt. Ltd..
Nesta sequência, os distribuidores deste dispositivo no mercado nacional procederão à recolha dos dispositivos médicos afetados.
As entidades que eventualmente disponham de unidades deste dispositivo médico não as devem dispensar ou utilizar e devem entrar em contacto com o distribuidor no mercado nacional a quem o dispositivo foi adquirido com vista à sua devolução.
Consulte a Circular Informativa N.º 090/CD/550.20.001 aqui.
OMS debate saúde digital com participação da SPMS
SPMS
Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto.

Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na transformação das práticas em saúde digital – o papel crítico da governance, investimento e avaliação. Nuno Costa destacou algumas das principais iniciativas e projetos que a SPMS desenvolve, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), salientando os desafios tecnológicos e os ganhos alcançados através da tecnologia aplicada à saúde.
Ao longo dos dois dias do evento, na área de exposições, equipas da SPMS apresentaram serviços e produtos inovadores, quer para profissionais de saúde, quer para utentes. SNS 24, S3, Telemonit SNS 24, PEM e Exames sem Papel estiveram em destaque neste fórum que reuniu especialistas e decisores europeus na área da saúde digital, onde Portugal já é reconhecido como um dos países na vanguarda.

OMS alerta para o aumento de mortes e hospitalizações por Covid-19 e apela à vacinação
Observador
Depois de o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, ter imposto, novamente, o uso obrigatório de máscaras no internamento, face ao aumento do número de casos de Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta quarta-feira que a doença tem provocado a subida de mortes na Ásia Oriental e no Médio Oriente. Na Europa, as hospitalizações aumentaram, com o maior hospital de Portugal a registar 22 doentes com Covid-19 internados em enfermaria.
“Só 43 países continuam a reportar as mortes [por Covid-19] e apenas 20 dão dados de hospitalizações”, lamentou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.
“O aumento de mortes e hospitalizações mostra que a covid chegou para ficar e continuamos a precisar de ferramentas para lutar contra ela.”
“Uma das principais preocupações da OMS são as pessoas e grupos de risco que não receberam doses da vacina anticovid recentemente”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, que pediu aos que foram aconselhados a vacinarem-se que se dirijam aos centos médicos para o fazerem.
Relatório da OMS revela falhas no alargamento da saúde digital
Saúde Online
No âmbito do 2º Simpósio da OMS/Europa sobre o Futuro dos Sistemas de Saúde na Era Digital, no Porto, que abrange 53 Estados-Membros da OMS/Europa na Europa e na Ásia Central, foi divulgado um novo relatório – Digital Health in the European Region: the ongoing journey to commitment and transformation. Este documento enfatiza o “vasto trabalho que ainda há a fazer no âmbito da criação e a utilização de ferramentas e políticas de saúde digital”.
Apesar de nos últimos anos a adoção de soluções digitais nos cuidados de saúde ter aumentado em toda a Região Europeia da OMS, o que resultou em mudanças no que diz respeito à forma como os doentes recebem os cuidados necessários, de acordo com o relatório, verifica-se uma desigualdade em soluções digitais, o que significa que existem “ainda milhões de pessoas que não beneficiam de tecnologia de saúde digital”.

Nesse sentido, o relatório divulgado refere que existem vários pontos a melhorar, nomeadamente no que diz respeito a orientações no sentido de avaliar intervenções de saúde digital; um maior desenvolvimento de políticas para a literacia digital em saúde e a implementação de planos de inclusão digital; e mais legislação introduzida no sentido de apoiar a telessaúde durante a pandemia de covid-19. Salientou-se ainda o alargamento a mais países de uma entidade específica responsável pela supervisão das aplicações de saúde móvel (mHealth) e um maior desenvolvimento de estratégias de dados que regulem a utilização de grandes volumes de dados e análises avançadas no setor da saúde.

Reply