- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal
Notícias da Saúde em Portugal
Sexta-feira, 15 de setembro de 2023

DGS assinala Dia Mundial da Segurança do Doente
DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) volta a associar-se às comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, assinalado a 17 de setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A comemoração deste dia reforça a importância da segurança do doente, e tem como objetivo aumentar a sensibilização e o envolvimento da sociedade para a qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde.
Em 2023, a OMS escolheu como tema das comemorações “Envolver os Doentes para a Segurança do Doente”, reconhecendo o papel central de todos, nomeadamente, utentes, doentes, famílias, cuidadores, profissionais de saúde, líderes das unidades de saúde, decisores políticos e sociedade, na promoção de cuidados de saúde seguros e com qualidade.
Em Portugal, o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, reforça a necessidade de consolidar e promover a segurança na prestação de cuidados de saúde, através da implementação contínua de práticas seguras, existindo a preocupação de envolver o utente, doente, família e cuidador no plano individual de cuidados, nomeadamente, na notificação de incidentes de segurança do doente no sistema NOTIFICA - Segurança do Doente, disponibilizado pela DGS.
Importa continuar a promover e a consolidar a prestação de cuidados de saúde centrados na pessoa, humanizando-os e baseando-os na melhor evidência, sem descurar o envolvimento e a participação ativa dos utentes, doentes, famílias e cuidadores. Esta é uma estratégia fundamental para desenvolver sistemas de saúde cada vez mais seguros.
Tal como referido pela OMS, temos de agir juntos por cuidados de saúde melhores e mais seguros.
Encontro anual da SINC (Supervision and Regulation Innovation Network for Care)
ERS
![]() | Realiza-se em Oslo, Noruega, entre os dias 21 e 22 de outubro o encontro anual da SINC (Supervision and Regulation Innovation Network for Care). A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) estará presente e representada pelo Dr. Nuno Silva e pela Drª Ana Sofia Silva. No programa do dia 21 consta a apresentação sobre a utilização de inteligência artificial na gestão de reclamações na Entidade Reguladora da Saúde (ERS). |
Suspeita de falsificação do medicamento Testoviron Depot, Testosterona,( 250 mg-1 ml, solução injetável)
INFARMED, I.P.
O INFARMED, I.P. foi notificado da confirmação da suspeita de falsificação de uma unidade do lote n.º KT02S51, val.12/2026 do medicamento Testoviron Depot, Testosterona, 250 mg/1 ml, solução injetável, ampola 1 unidade-1ml com o número de registo 8888222. O lote genuíno com o número KT02S51 apresenta a validade de 12/2023.
A suspeita de falsificação da unidade em causa foi confirmada pelo facto de, além de se terem identificado outras diferenças na embalagem e na ampola, a unidade suspeita de falsificação apresentar uma validade incorreta de 12/2026.
Face ao exposto, as entidades que tenham adquirido este lote do medicamento com validade 12/2026:
Não o podem comercializar, vender ou administrar;
Devem proceder de imediato à sua segregação e comunicar ao INFARMED, I.P. através do e-mail [email protected].
Nova versão do regulamento sobre Autorização de Utilização Excecional (AUE)
INFARMED, I.P.
A Deliberação n.º 840/2023, de 31 de agosto aprovou uma nova versão do Regulamento sobre Autorização de Utilização Excecional (AUE) e do Regulamento sobre Autorização de Comercialização de Medicamentos sem Autorização ou Registo Válidos em Portugal (SAR). Este Regulamento, que entra em vigor a 15 de setembro de 2023, enquadra as AUE em dois grupos: as destinadas a grupos de doentes ou populacionais e as destinadas a doente específico.
Esta revisão permite aos distribuidores por grosso e fabricantes submeter pedidos de AUE para medicamentos considerados imprescindíveis e que não disponham de alternativas terapêuticas destinados a grupos de doentes ou populacionais,
Os titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM), hospitais e farmácias continuam a poder utilizar o mecanismo de AUE como anteriormente.
Atendendo ao universo dos requerentes e à especificidade dos requisitos exigidos, encontram-se disponíveis, na área da Gestão da disponibilidade do medicamento, novos formulários e orientações.
Testemunho da semana
"Equipa com profissionalismo, à vontade nos assuntos a tratar e sempre disponível para ajudar."

Sr. Francisco Castro - Dentalcastro | Vila Nova de Famalicão
Experiência de rim de porco em humano termina com recorde de dois meses em funcionamento
Diário de Notícias
O rim de um porco funcionou normalmente durante dois meses dentro de um homem em morte cerebral, numa experiência que chegou ao fim esta quarta-feira com um registo recorde e que dá esperança para este tipo de transplantes
"É uma combinação de entusiasmo e alívio", frisou Robert Montgomery, o cirurgião de transplante que liderou a experiência, em declarações à agência Associated Press (AP).
"Dois meses é muito para ter um rim de porco em boas condições. Dá-nos muita confiança" para as próximas tentativas, acrescentou.
Campanha de sensibilização para Cancro da Cabeça e Pescoço no dia 20 de setembro
Observador
Rastreios ao Cancro da Cabeça e Pescoço marcam a 11.ª edição da Campanha de Sensibilização para a doença que tem mais de 2.500 novos casos anuais, metade deles diagnosticados em fase avançada.
As ações de rastreio, informação e sensibilização vão decorrer a 20 de setembro no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, das 14h00 às 17h00, no espaço da consulta externa de Otorrinolaringologia, e em Lisboa nos polos da Comunidade Vida e Paz em Chelas e na Quinta do Lavado, Penha de França, entre as 14h00 e as 18h00, havendo também ações em escolas de norte a sul do país.
Segundo a presidente do Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), Ana Joaquim, em Portugal o diagnóstico desta doença “continua a fazer-se tardiamente na maioria dos doentes”, salientando que dos entre 2.500 a 3.000 novos casos existentes por ano “mais de metade são diagnosticados em fase avançada“.
Relatório da OCDE alerta para perigos do aumento do consumo de antibióticos
Saúde Online
Segundo as conclusões do estudo, nas últimas duas décadas o consumo total de antibióticos nos seres humanos aumentou modestamente nos países da OCDE e da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE), mas aumentou substancialmente nos países do G20 (grupo das 20 maiores economias) não pertencentes à OCDE.
Ao mesmo tempo, indica o relatório, o consumo de antibióticos de último recurso aumentou mais rapidamente do que o consumo total destes medicamentos.
O relatório adverte que, sem uma ação eficaz, a resistência aos antibióticos de terceira linha poderá ser 2,1 vezes superior em 2035 em comparação com 2005, tornando “substancialmente mais difícil” o tratamento de infeções como a pneumonia e infeções da corrente sanguínea.
As projeções da OCDE sugerem que, se as tendências atuais se mantiverem, o consumo de agentes antimicrobianos em animais poderá diminuir 10% na OCDE entre 2020 e 2035.

Reply