Notícias da Saúde em Portugal 206

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Sistema de Gestão de Reclamações, Elogios e Sugestões – Relatório 1º Semestre de 2023

ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS), divulga periodicamente um conjunto de informações sobre as reclamações, elogios e sugestões dos utentes dos serviços de saúde, sobre quais os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde que foram objeto de mais reclamações e quais os resultados decorrentes da atuação da ERS.

A informação consta da newslettERS da Entidade Reguladora da Saúde que começa hoje a ser distribuída por via digital aos mais de 46 mil subscritores. Nesse documento a ERS informa que no 1.º semestre de 2023 foram submetidos à apreciação:

  • 49.314 processos com factos ocorridos no 1º semestre do ano, sendo que 40.934 diziam respeito a processos classificados exclusivamente como reclamações, 7.879 como elogios e 323 como sugestões. Os restantes 178 diziam respeito a processos classificados com mais do que uma destas opções em simultâneo;

  • 22.211 processos de reclamações, elogios e/ou sugestões, referentes a anos anteriores.

Adicionalmente, 21% das reclamações, elogios e/ou sugestões foram efetuados por outras vias que não o livro de reclamações físico ou eletrónico, designadamente através de correio eletrónico, postal ou outros formulários, incluindo o formulário disponível no website da ERS para apresentação de reclamações online (ROL).

O documento assinala que no primeiro semestre de 2023, face ao 1º semestre do ano de 2022, a ERS registou um aumento de, aproximadamente 17% nos processos classificados exclusivamente como reclamações e 45% nos processos catalogados como elogios. De um modo geral, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, verificou-se um acréscimo de cerca de 21% no universo (número total global) de processos com factos ocorridos em 2023.

Acesso ao Relatório aqui.

Testemunho da semana

"Foca-te na profissão.

Legislação, orientação, burocracias entrega a quem sabe e te pode ajudar.

Faz como eu, confia na MedSUPPORT."

Dr. José Francisco Rodrigues | Ponte Saúde – Amarante

Dados em Saúde

SNS

“Estamos a apostar na digitalização dos serviços de saúde para agilizar processos e simplificar a vida das pessoas”, afirmou Ricardo Mestre, no dia 25 de setembro, em Lisboa, na conferência “Utilização de Dados em Saúde”, organizada no âmbito das comemorações dos 30 anos do INFARMED, I.P..

Para o Secretário de Estado da Saúde, “as receitas médicas eletrónicas, os exames digitais, a auto declaração de doença para baixas médicas até 3 dias, a renovação de receituário crónico nas farmácias comunitárias”, são exemplos concretos do potencial da saúde digital, que “melhora a vida das populações e a eficiência do sistema de saúde”.

Ricardo Mestre afirmou ainda que “Portugal está inteiramente comprometido” com a agenda dos Dados em Saúde, no âmbito do Espaço Europeu de Dados em Saúde. “Queremos assumir a liderança da inteligência artificial e da medicina personalizada a nível europeu”, concluiu.

Vacinação começa em 3.500 pontos do país

SNS

A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024 contra a gripe e a COVID-19 arranca esta sexta-feira, dia 29 de setembro, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país. O objetivo será vacinar 2,5 milhões de pessoas.

As pessoas vão poder vacinar-se em 3.500 pontos de vacinação, cerca de 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do SNS. Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos.

É possível agendar a vacinação diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível.

A campanha vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Os vírus que circulam esta época são diferentes dos anteriores e as vacinas já contemplam essa proteção, pelo que a recomendação clínica é de coadministração das duas vacinas para uma maior proteção das pessoas.

Número de adolescentes em Portugal com sintomas depressivos aumentou em 2022-2023

Canal S+

O número de adolescentes em Portugal com sintomas depressivos aumentou para 45% no último ano letivo (2022-2023), revelam os resultados do programa de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “Mais Contigo”.

Quase metade (45,4%) de uma amostra de 13 mil adolescentes no país apresentou sintomatologia depressiva, representando um aumento face aos números de anos anteriores, referiu ontem a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), responsável pelo programa, em comunicado.

De acordo com o responsável, os resultados obtidos “apelam para a necessidade de acompanhamento e intervenção sistemática dos adolescentes em contextos comunitários, onde a escola emerge como contexto prioritário”.

Reply

or to participate.