Notícias da Saúde em Portugal 207

Segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Dia Mundial do Coração - 29 de setembro

DGS

No Dia Mundial do Coração, que se assinalou dia 29 de setembro, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, recordou a importância de prevenir a Doença Cardíaca Isquémica.

A doença ocorre quando as artérias coronárias deixam de cumprir a sua função, ou seja, irrigar o músculo cardíaco, podendo no limite provocar a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco, situação mais conhecida por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Existem vários objetivos relacionados com a literacia em saúde nesta área: contribuir para melhorar a identificação dos sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio – EAM; alertar para a necessidade de ligar para o 112 mais rapidamente, e de forma mais assertiva, e contribuir para que o tempo entre o início sintomas e o tratamento adequado seja menor.

Por este motivo, não esqueça:

  • Se surgirem sintomas de Ataque cardíaco não aguarde. O tempo é crucial para vidas. Cada segundo conta.

  • Atrasar o diagnóstico e o tratamento significa aumentar o risco de complicações ou mesma de morte.

  • Durante um ataque cardíaco, o tempo ideal para receber tratamento e obter o melhor desfecho é inferior a 90m.

Esteja atento aos Sintomas de EAM/Ataque Cardíaco

1. Dor no peito.

2. Sensação de desconforto.

3. Transpiração.

4. Sensação de peso nos membros superiores ou no pescoço.

5. Náusea.

Se tiver estes sintomas ou estiver na presença de uma pessoa que os tenha chame de imediato o 112 e nunca se desloque por meios próprios.

INFARMED, I.P. atualiza circular sobre branqueadores dentários indevidamente qualificados

OMD

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde atualizou a 25 de setembro a circular informativa de 16 de junho, N.º 058/CD/550.20.001, que procedeu à suspensão imediata da comercialização de branqueadores dentários indevidamente qualificados como dispositivos médicos.

A decisão prende-se com a identificação da sua categoria e não com o risco de utilização dos produtos.

Em causa está a comunicação da Comissão Europeia, Guidance Manual on Borderline and Classification in the Community Regulatory Framework for Medical Devices (pdf), que clarifica que os produtos destinados a branquear ou clarear os dentes não devem ser qualificados como dispositivos médicos.

Os branqueadores dentários não estão abrangidos pela definição de dispositivo médico estabelecida na legislação europeia aplicável ao setor, “dado que a descoloração, ou a existência de manchas, dos dentes não é considerada uma doença per se”, pois não apresentam uma finalidade médica.

De acordo com a definição estabelecida no artigo 2.º do Regulamento Nº 1223/2009, de 30 de novembro de 2009, estes produtos devem ser qualificados como cosméticos.

Desde junho, tendo sido identificados no mercado nacional mais produtos destinados ao branqueamento dentário igualmente indevidamente qualificados como dispositivos médicos, o INFARMED, I.P. ordenou a imediata suspensão da comercialização dos mesmos.

Consulte a circular informativa N.º 099/CD/550.20.001, de 25 de setembro de 2023, Atualização – Suspensão imediata da comercialização de branqueadores dentários indevidamente qualificados como dispositivos médicos (pdf).

As entidades que disponham de unidades destes produtos qualificados como dispositivos médicos não os devem disponibilizar/utilizar. Para informação adicional devem contactar o respetivo distribuidor.

Celebração do Dia Mundial da Normalização

IPQ

O Instituto Português da Qualidade, enquanto Organismo Nacional de Normalização, e a Comissão Setorial para a Saúde (CS/09) do Sistema Português da Qualidade, irão associar-se às celebrações do Dia Mundial da Normalização, evento que se assinala anualmente a 14 de outubro, e que este ano tem como agenda temática “Visão partilhada para um mundo melhor: Cuidados de Saúde Acessíveis e Seguros para Todos (ODS3)”.

Para assinalar este dia, o Instituto Português da Qualidade irá promover um conjunto de iniciativas, que incluem a realização de uma Conferência, no dia 18 de outubro, às 9:30, no Auditório do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., em Lisboa.

A conferência tem o objetivo de destacar a importância do ODS 3: Cuidados de saúde acessíveis e seguros para todos, para a nossa visão partilhada de um mundo melhor e homenagear os esforços colaborativos de milhares de especialistas em todo o mundo que desenvolvem documentos normativos de forma voluntária, publicados como Normas Internacionais.

A Conferência irá contar com a intervenção de oradores da comunidade da normalização nacional, da área da saúde, encontrando-nos a aguardar confirmação da presença do Senhor Ministro da Economia e do Mar e do Senhor Secretário de Estado da Saúde.

Água oxigenada eficaz no combate a "superfungo" mortal, dizem investigadores da FMUP

CNN Portugal

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) demonstra que o peróxido de hidrogénio, também conhecido como água oxigenada, é eficaz para desinfeção de hospitais e na eliminação do "superfungo", Candida auris, foi revelado esta segunda-feira.

Lembrando que este ano o Centro de Controlo de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América alertou para o crescimento alarmante dos casos de infeções por este “superfungo”, o coordenador do estudo, Acácio Gonçalves Rodrigues, descreveu que a FMUP tem vindo a estudar como prevenir surtos e evitar consequências potencialmente fatais para os doentes.

"E os resultados demonstram que o peróxido de hidrogénio não tem potencial significativo, pelo menos a curto e médio prazo, de indução de resistência microbiana, portanto pode ser usado com segurança. É um método fiável e confiável para desinfeção de espaços onde tenham sido admitidos doentes que tenham estado infetados por Candida auris, afirmou.

A Candida auris é uma espécie de fungo que está associado a múltiplos surtos, infeções graves e altas taxas de mortalidade em todo o mundo.

Reply

or to participate.