- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 210
Notícias da Saúde em Portugal 210
Sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Comemoração dos 58 anos do Programa Nacional de Vacinação
DGS
O Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, defendeu que o Programa Nacional de Vacinação (PNV) se transformou “numa das mais poderosas armas de defesa da Saúde Pública. Não é simplesmente um Programa. É um pacto de solidariedade”. Durante a sessão comemorativa dos 58 anos do PNV, que decorreu a 4 de outubro de 2023, no Auditório do INFARMED I.P., em Lisboa, André Peralta-Santos sublinhou que “quando nos vacinamos ou optamos por vacinar os nossos filhos, estamos a dar corpo a uma manifestação de empatia e de cuidado”.
Implementado em 1965, o PNV já resultou na eliminação de doenças como a poliomielite e o sarampo, e o controlo de doenças como o tétano e a tosse convulsa. Em 2022, "no primeiro ano de vida, 99% das crianças receberam todas a vacinas recomendadas no PNV. E até aos sete anos, estes números mantêm-se muito elevados, superando os 95%. Estes números representam milhares de vidas salvas”, frisou o Subdiretor-Geral da Saúde.

Na sessão de encerramento, que contou com uma homenagem à anterior Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, destacou que temos dos programas nacionais de vacinação com mais sucesso no mundo, e no qual “Graça Freitas construiu muitas peças. Este programa é um tesouro, uma preciosidade. Temos que continuar a cuidá-lo”.
o PNV é um investimento do país. Há a confiança das pessoas e essa confiança tem de ser muito bem tratada por todos nós. E essa confiança é mantida com a entrega dos nossos profissionais.
Ipatimup vence prémio mundial e recebe 50 mil dólares para investigação científica
S+
O Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto (Ipatimup) venceu o prémio mundial “"Precision Oncology Patient Innovation Awards" de 2023 e irá receber uma bolsa de 50 mil dólares (cerca de 47,6 mil euros).
O prémio é patrocinado pelo laboratório alemão Bayer, que anunciou que o Ipatimup foi selecionado através de um painel de avaliação independente.
O Ipatimup tem como objetivo estudar as causas e evolução das doenças oncológicas e, desta forma, contribuir na eficiência do tratamento nos cuidados oncológicos da população portuguesa e mundial.

Segundo a Bayer, a bolsa irá apoiar o projeto POPCARE, que visa “responder a necessidades não satisfeitas em oncologia de precisão através da criação de uma plataforma que facilite a utilização de terapias direcionadas e tratamentos inovadores em oncologia pediátrica”.
"Esta bolsa POPIA vai apoiar o lançamento do POPCARE, uma iniciativa que aproveita o poder da medicina de precisão, da definição de perfis genómicos e da colaboração entre setores para assegurar que as terapias direcionadas e os tratamentos inovadores contra o cancro chegam às crianças que mais precisam deles", afirma Jorge Lima, vice-diretor do Ipatimup.
Segundo a nota divulgada, a oncologia de precisão é um campo em crescimento no qual os cancros são testados e tratados de acordo com a sua impressão digital única de ADN, ajudando a personalizar os cuidados oncológicos.
MedSUPPORT | Testemunho da semana
"Serviço profissional que esclarece e reduz muito o tempo dedicado ao trabalho burocrático na clínica."
Utilização de imagens da Observação da Terra
IGAMAOT
A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) tem vindo a incrementar as possibilidades de utilização de imagens de observação da terra, em particular ortofotomapas e de veículos aéreos não tripulados (UAV), e mais recentemente de satélites, como ferramenta de suporte à verificação da legalidade nas suas áreas de missão, nomeadamente: no acompanhamento e avaliação no ordenamento do território e da conservação da natureza (verificação de condicionamentos à ocupação, uso e transformação do solo); no ambiente (deteção de ações ilegais como eliminação de resíduos ou rejeições de águas residuais); no controlo da concretização de projetos financiados na agricultura.

O Copernicus é o Programa de Observação e Monitorização da Terra pela União Europeia que oferece dados, em tempo quase real e a nível global, baseados em imagens de satélite e sensores de medição in situ (não espaciais) terrestres, atmosféricos e marítimos. Permite o acesso direto, aberto e gratuito a dados e serviços que visam satisfazer os requisitos de utilizadores finais num vasto leque de aplicações em vários domínios, incluindo em ações de inspeção e fiscalização. O objetivo deste programa passa assim por dotar os utilizadores das ferramentas e dos recursos de que necessitam para explorar todo o potencial destes dados, apoiando-os no acesso, visualização, utilização, descarregamento e análise de dados.

Reply