- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 211
Notícias da Saúde em Portugal 211
Segunda-feira, 9 de outubro de 2023

10 outubro - Dia Mundial da Saúde Mental
SNS
A Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM) assinala, amanhã dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano com o mote “A Saúde Mental é um Direito Universal”, com uma sessão comemorativa.
A sessão decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 11 horas, e contará com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares e do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier.
Além da intervenção de investigadores e especialistas na área da saúde e justiça, o evento integrará ainda uma mesa-redonda e a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Fundação Gulbenkian.
Municípios Saudáveis
SNS
A obesidade, ausência de exercício físico, consumo de alimentos não saudáveis e de tabaco, são precisamente alguns dos problemas identificados no Atlas dos Municípios Saudáveis. Este foi um trabalho realizado pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, em 64 municípios aderentes da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, com o objetivo de proporcionar um quadro de referência da avaliação da saúde de forma integrada, para a definição das estratégias de promoção da saúde e da equidade em saúde.
Na plataforma do Atlas dos Municípios Saudáveis, com base no trabalho do GEGOT, em que foram realizados 11.474 inquéritos, há sinais que constituem um alerta e que exigem uma intervenção multissetorial. De acordo com os dados recolhidos com base em 94 indicadores previamente definidos, foram avaliadas as características socioeconómicas, estado de saúde, estilos de vida e comportamentos, participação social, condições da habitação, qualidade do meio envolvente, acesso a transportes, serviços, equipamentos e perceção de insegurança por parte dos inquiridos.
Segundo os dados recolhidos e agora disponíveis no Atlas dos municípios Saudáveis, 73% das pessoas inquiridas não praticam exercício físico regularmente, 54% tem excesso de peso ou obesidade, 21% consome diariamente alimentos processados e 15,6% são fumadores.
Prolongados avisos por causa do calor
Sapo.pt
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o aviso amarelo por causa do calor em oito distritos do continente, até terça-feira, e na Madeira, até quarta-feira.
De acordo com um comunicado divulgado hoje, o aviso amarelo devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima irá manter-se em vigor até às 23:00 de terça-feira nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

Na Madeira e no Porto Santo, mantém-se até às 21:00 de terça-feira o aviso laranja por causa do calor, o segundo mais grave de uma escala de três, que desce depois para amarelo até às 23:00 de quarta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado, com uma pequena descida de temperatura na região Sul.
As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 13ºC (Braga, Vila Real e Bragança) e os 22ºC (Portalegre) e as máximas entre os 27ºC (Sines) e os 37ºC (Santarém).
Saúde mental: sinais de alerta
SIC Notícias
Isolamento, alienação, apatia, preocupação, medo e tristeza, cansaço, ansiedade e agressividade são palavras que podem estar associadas a perturbações da saúde mental.
Mas atenção: não é porque me sinto um ou dois dias triste ou mais casando que devo ficar preocupado. De acordo com o psiquiatra Vítor Cotovio, “todos nós temos estas coisas momentaneamente”.
O nível de preocupação deve, obviamente, estar de acordo com a gravidade de cada situação. Como se costuma dizer, cada caso é um caso. “Se você olha para uma pessoa e vê que o humor dela anda triste ou que anda muito sobressaltada e muito agitada e que isso está a trazer um sofrimento e uma intensidade e uma persistência e que já está a tornar a pessoa disfuncional, porque não se concentra, dorme mal, ou tem sono a mais, ou tem o apetite desregulado, ou porque está mais irritada”, é fundamental, então, analisar a intensidade e a persistência dos sinais.
“No fundo é uma matriz, que é como se fosse uma grelha, através da qual você tenta ler o que é que se está a passar”, explica Vítor Cotovio.
Para o psiquiatra, nesta grelha pode caber a alteração do sono, o humor deprimido, a falta de vontade, a agitação constante, um coração que está sempre sobressaltado, ou as coisas mais complicadas psicóticas, quando existem as alucinações e os delírios.
Depois dos sinais identificados e analisados, “é fundamental que a pessoa perceba quando é que há uma mudança de padrão. E que a mudança não são só sentimentos que a pessoa está a viver momentaneamente, mas aqueles sentimentos passaram a estados". Um sentimento é diferente de um estado.

Reply