- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 215
Notícias da Saúde em Portugal 215
Sexta-feira, 13 de outubro de 2023

ACSS, I.P. organiza webinar “Pegada de carbono do sector da saúde português e caminhos para a mitigação”
ACSS, I.P.
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, I.P.) realiza no próximo dia 7 de novembro, o webinar centrado na temática “Pegada de carbono do sector da saúde português e caminhos para a mitigação”.
O evento visa divulgar os resultados do estudo da pegada de carbono do sector da saúde em Portugal e abordar as perspetivas futuras de descarbonização do sector.

Suspensão da atividade do distribuidor por grosso Alliance Healthcare Espana, S.A.
INFARMED, I.P.
A atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Alliance Healthcare Espana, S.A.1 foi suspensa após a deteção de não-conformidades com o sistema das boas práticas de distribuição, conforme divulgado pela autoridade competente de Espanha.
O relatório de não-conformidade com o sistema das boas práticas de distribuição de medicamentos para uso humano pode ser consultado na base de dados de acesso público EudraGMDP.
Face ao exposto, as entidades não devem comercializar medicamentos com o referido distribuidor.
As entidades que tenham adquirido medicamentos a este distribuidor e/ou que tenham sido contactadas por este distribuidor para adquirir medicamentos, devem comunicá-lo ao INFARMED, I.P. através do e-mail [email protected].
Alerta-se que os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser comercializados.
MEDSUPPORT | Testemunho da semana
"A Equipa MedSUPPORT foi a solução acertada na resolução de vários problemas existentes na minha empresa."
Investigação em Mieloma Múltiplo
SNS
“Não podemos desligar a investigação de qualidade da prática clínica e temos de prosseguir esse caminho, premiando o mérito”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde na cerimónia de apresentação do projeto vencedor da 5ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, iniciativa que decorreu em Lisboa, no dia 28 de setembro.
Margarida Tavares defendeu que o Serviço Nacional de Saúde “não se pode demitir de financiar a investigação clínica”, estando em preparação um conjunto de iniciativas para fomentar e promover a investigação. “Porque queremos que a investigação seja apelativa e atrativa, vamos alargar as bolsas destinadas a financiar projetos que resultem em melhorias operacionais no SNS”, concretizou.
A secretária de Estado adiantou ainda que serão anunciadas medidas como bolsas de doutoramento para profissionais de saúde do SNS, “com proteção de tempo destinado ao estudo”, e criação de emprego científico financiado para atrair investigadores doutorados para a prática de investigação no “seio do serviço público de saúde”.

Referindo-se depois à Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, Margarida Tavares destacou que a iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia e pela Sociedade Portuguesa de Hematologia, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, “é muito relevante para premiar e distinguir o mérito e o esforço de quem investiga”.
É gratificante perceber que esta bolsa, destinada a compreender melhor o Mieloma Múltiplo, resulta de um esforço conjunto da sociedade civil, da colaboração de uma associação que representa as pessoas com doença, de uma sociedade científica e da indústria.
SPMS debate papel da saúde nas “Smart Cities”
SPMS
A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou no “Portugal Smart Cities Summit 2023”, nesta quinta-feira, 12 de outubro. “O Digital ao Serviço da Saúde: da Telemedicina à Medicina ao Domicílio – Necessidades e Oportunidades a Nível Local” foi o tema da mesa-redonda que contou com a intervenção da dirigente da SPMS, no auditório da Fundação AIP – Centro de Congressos de Lisboa.

Sandra Cavaca falou sobre o esforço liderado pela SPMS, que tem vindo a concretizar os investimentos e as mudanças essenciais para que a tecnologia e a inovação na saúde sustentem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Destacou, assim, alguns dos principais projetos, designadamente, a oferta integrada de serviços do SNS 24, os Exames sem Papel – cujos resultados podem ser consultados na app e no portal SNS 24, ultrapassando já os 75 milhões -, ou o Registo de Saúde Eletrónico Único, essencial para que os sistemas de informação possam comunicar, independentemente de se tratar de atos clínicos no âmbito de sistemas privados ou do SNS. Exemplo disso é o piloto que decorre entre a SPMS e o grupo CUF.
Na sua intervenção, a dirigente realçou, ainda, o papel da SPMS no desenvolvimento de serviços digitais de saúde que fazem a diferença e aproximam os cidadãos das entidades e dos profissionais que prestam cuidados de saúde, facilitando o acesso a esses mesmos serviços.

Reply