Notícias da Saúde em Portugal 218

Quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Stop Infeção Hospitalar 2.0

SNS

“Os resultados do projeto Stop Infeção Hospitalar mostram bem porque é melhor fazermos as coisas acompanhados do que sós”, afirmou Margarida Tavares, no encerramento de uma Sessão de Aprendizagem Colaborativa, que decorreu na Alfândega do Porto, no dia 10 de outubro. “A verdade é que as parcerias trazem mais sustentabilidade, mais qualidade e mais rigor aos projetos”, reforçou.

A iniciativa Stop Infeção Hospitalar permitiu reduzir em mais de 50 por cento a incidência de quatro infeções cujo combate foi considerado prioritário: a associada à algaliação; a relacionada com o cateter vascular central; a proveniente da intubação; e a associada à ferida operatória.

Margarida Tavares assinalou que “o ambicioso objetivo” de reduzir em 50% as infeções associadas aos cuidados de saúde, cujo compromisso foi renovado a 17 de outubro de 2022, “foi inclusivamente ultrapassado”, razão pela qual defendeu que chegou a altura de “partilhar experiências e fomentar novas práticas para vencer o desafio das resistências aos antimicrobianos”.

“Na Europa, todos os anos, morrem 35 mil pessoas no decurso de infeções resistentes aos antimicrobianos. São 100 mortes por dia”, recordou a secretária de Estado, alertando para a incapacidade de desenvolver novos antibióticos ao mesmo tempo que persistem obstáculos à “disponibilização de antibióticos mais antigos”.

Webinares Conselho de Especialidade da Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações

OPP

Já estão abertas as inscrições para os Webinares promovidos pelo Conselho de Especialidade da Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. O papel do psicólogo na promoção da saúde psicológica no trabalho, coaching psicológico, inteligência artificial e diversidade e inclusão em contexto laboral são os temas a serem debatidos.

 O papel do Psicólogo na promoção da saúde psicológica no trabalho

  • Dia 26 de Outubro de 2023 | 21h00

  • Facilitadora: Liliana Dias | Convidada: Filipa Palha

 Coaching Psicológico - ferramentas para o dia-a-dia

  • Dia 30 de Novembro de 2023 | 21h00

  • Facilitador: Jaime Ferreira da Silva

Inteligência Artificial e Psicologia: oportunidades e desafios

  • Dia 11 de Janeiro de 2024 | 21h00

  • Facilitador: Gaspar Ferreira | Convidados: Miguel Oliveira e Francisco Lavrador Pires

 Diversidade e inclusão em contexto laboral

  • Dia 27 de Fevereiro de 2024 | 21h00

  • Facilitadora: Gabriela Longo | Convidadas: Vera Chaves e Isabel Lima

Inscrições disponíveis aqui.

Reintrodução no mercado | Máscara cirúrgica

INFARMED, I.P.

Recentemente o fabricante Alliande - Cosméticos e Suplementos Alimentares Lda. notificou o INFARMED, I.P. de que já está em condições de garantir que, relativamente à máscara cirúrgica tipo IIR, com referência P21001, estão a ser cumpridos todos os requisitos legais aplicáveis, pelo que procedeu à aposição da marcação CE no seu dispositivo e à colocação/reintrodução do mesmo no mercado nos termos previstos no artigo 5º do Regulamento (UE) 2017/745, de 5 de abril de 2017.

Pelo acima exposto, o INFARMED, I.P. informa que, na presente data, o fabricante Alliande - Cosméticos e Suplementos Alimentares Lda., cuja atividade se encontra devidamente notificada a este Instituto, nos termos legalmente previstos, é responsável pela colocação/reintrodução no mercado do dispositivo médico supracitado, o qual apresenta aposta a marcação CE como símbolo da sua conformidade com os requisitos gerais de segurança e desempenho do Regulamento (UE) 2017/745, de 5 de abril de 2017.

O dispositivo médico máscara cirúrgica tipo IIR, com referência P21001, está coberto pela Declaração UE de Conformidade emitida em 12 de junho de 2023, pelo seu fabricante Alliande - Cosméticos e Suplementos Alimentares Lda., podendo ser comercializado sem restrição em Portugal, nos Estados Membros da União Europeia e/ou outros estados que tenham acordo contratual com o Espaço Económico Europeu.

Vacina conferiu proteção de 40% na hospitalização e de 50% nos óbitos de covid-19

Jornal de Notícias

As estimativas fazem parte de um estudo que visou avaliar a efetividade da vacina covid-19 em Portugal e perceber se havia redução da proteção da vacina ao longo do tempo e cujas conclusões foram apresentadas hoje pela investigadora Ausenda Machado, do Departamento de Epidemiologia do INSA na 9.ª Reunião sobre "Vigilância epidemiológica da gripe e de outros vírus respiratórios em Portugal".

O estudo decorreu entre setembro de 2022 e maio de 2023 e a população em estudo foi a população com 65 e mais anos com o esquema primário de vacinação contra a covid-19 completa.

Analisando a efetividade da vacinação em evitar o internamento e a morte na população entre os 65 e os 79 anos, "a estimativa pontual rondou os 40 e os 58% contra hospitalização e um pouco mais elevado na ordem dos 65% contra o óbito", disse Ausenda Machado.

Médica Rita Sá Machado é a nova diretora-geral da Saúde

SIC Notícias

A médica Rita Sá Machado será a partir de dia 1 de novembro, a nova diretora-geral da Saúde, substituindo Graça Freitas, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

Médica e conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da saúde e migrações vai assumir o cargo “por um período de cinco anos".

À nova diretora-geral, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “deseja os maiores sucessos” e aproveita “para renovar o agradecimento à anterior diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública”.

Mais informa o Governo. Será aberto um novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da saúde. Até lá, o mesmo continuará a ser ocupado “em regime de substituição por André Peralta”.

Está a chegar o primeiro documentário português sobre pegada ecológica da carne e alimentação vegan

TVI Notícias

O primeiro documentário português sobre a pegada ecológica da carne vai estrear em novembro e pretende explicar que a opção pela carne prejudica a saúde das pessoas e do ambiente e o bem-estar animal.

O documentário, o primeiro grande projeto nacional sobre alimentação de origem vegetal, em detrimento da alimentação com base na proteína animal, junta depoimentos de mais de 20 especialistas e foi filmado em Portugal e em países como o Líbano, Reino Unido, França e Bélgica.

Com estreia marcada 25 de novembro e mais de uma hora de duração, o documentário, “Carne: a pegada insustentável”, junta o eurodeputado independente Francisco Guerreiro, na produção, e Hugo Almeida, na realização, que já tinham criado a “webserie” “Rendimento Básico Incondicional: um caminho de liberdade”.

Reply

or to participate.