- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 221
Notícias da Saúde em Portugal 221
Segunda-feira, 23 de outubro de 2023

INFARMED, I.P. é parceiro no Simpósio TOPRA 2023
INFARMED, I.P.
No ano em que celebra 30 anos no campo da regulação em saúde, o INFARMED, I.P. é parceiro no Simpósio TOPRA 2023. O evento decorrerá em Lisboa nos dias 23, 24 e 25 de outubro e terá como palco o Centro de Congressos de Lisboa, que irá reunir especialistas nacionais e internacionais para debater as tendências e desafios emergentes no cenário regulamentar no setor da saúde. Com programas dedicados a medicamentos humanos, dispositivos médicos e medicamentos veterinários.

Além das intervenções dos seus especialistas, o Simpósio TOPRA 2023 contará com a presença do Stand do INFARMED, I.P., na área de exposições do recinto.
Para mais informações consulte o programa do evento.
Senador Bernie Sanders elogia gestão do Serviço Nacional de Saúde português
Jornal de Notícias
Bernie Sanders comparou, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal e o sistema de saúde dos EUA. Na perspetiva do veterano, Portugal, com um investimento de menos 10 mil dólares (cerca de 9500 euros) por pessoa, regista uma esperança média de vida de mais 5,6 anos do que o país norte-americano.
![]() | Para o opositor de Hilary Clinton nas primárias democratas de 2016, o motivo para esta discrepância está nas prioridades de quem gere os serviços. “Em vez de tornar os CEO e os acionistas do setor da saúde obscenamente ricos, Portugal investe em peso nos cuidados primários e cobre toda a gente", acrescentou Bernie Sanders. |
Farmacêuticas lançam parceria multimilionária para combater cancro
SIC Notícias
A gigante farmacêutica norte-americana Merck e a japonesa Daiichi Sankyo anunciaram esta sexta-feira uma parceria multimilionária para o desenvolvimento e comercialização fora do Japão de três tratamentos experimentais contra o cancro.
A parceria diz respeito a três tratamentos desenvolvidos pela Daiichi Sankyo denominados conjugados anticorpos-fármaco (ADC, na sigla em inglês), terapias direcionadas para atingir as células cancerígenas com maior precisão, reduzindo assim os efeitos secundários.
"Uma colaboração com a Merck" permitirá disponibilizar estes tratamentos "a mais pacientes e da forma mais rápida possível", declarou o diretor-geral da Daiichi Sankyo, Sunao Manabe, citado no comunicado de imprensa.
O trabalho pioneiro dos cientistas da Daiichi Sankyo destacou o potencial considerável dos ADCs para fornecer novas opções significativas a pacientes com cancro. Esperamos expandir esta colaboração para fornecer a próxima geração de medicamentos anticancerígenos de precisão.
Diabetes: INFARMED, I.P. investiga indústria e distribuidores por falta de medicamentos usados para emagrecer
TVI Notícias
O Ministério da Saúde abriu uma grande investigação à falta de medicamentos para a diabetes, medicamentos esses que estão a ser usados para emagrecer.
Fabricantes e distribuidores estão a ser obrigados a partilhar todos os dias o número de embalagens que fornecem e que lhes são encomendadas.
O ministro da Saúde deixou um aviso sério à indústria farmacêutica: tem a obrigação ética e legal de abastecer o mercado.
Hospital São João procura mudar cenário da procriação medicamente assistida
RTP Notícias
Casais ou mulheres infertéis esperam mais de três anos para aceder a tratamentos de procriação medicamente assistida. Muitos passam o limite de idade nessa espera e são descartados pelo Serviço Nacional de Saúde. Os que podem recorrer ao privado começam com custos de seis mil euros.
O Hospital de S. João, no Porto, tenta mudar este cenário com um Centro de Responsabilidade Integrada.
Em 4 meses, a equipa reduziu para menos de metade a lista de espera que contava com quase 700 casais.

Reply