- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 224
Notícias da Saúde em Portugal 224
Quinta-feira, 26 de outubro de 2023
DGS e FPF implementam projeto para aumentar níveis de atividade física nas crianças
DGS
A Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assinaram um protocolo para a implementação do projeto “A Hora dos SuperQuinas”, que pretende aumentar os níveis de atividade física em crianças de mais de 360 escolas portuguesas.
Assinado na Cidade do Futebol (Oeiras) a 24 de outubro de 2023, este protocolo une a DGS e a FPF num projeto que quer levar aos mais novos sessões lúdicas de atividade física-desportiva, onde a bola é o elemento fundamental. |
O Subdiretor-Geral de Saúde, André Peralta-Santos, destacou a importância do projeto, referindo que "a DGS tem apoiado este projeto desde o início, naquilo que é a construção dos materiais, na transferência da evidência científica para a elaboração dos currículos. Portanto, este apoio da FPF é fundamental para que possamos maximizar as oportunidades de um desenvolvimento saudável para as nossas crianças".
Na mesma sessão, o presidente da FPF, Fernando Gomes, sublinhou que "não podíamos fazer isto sem o envolvimento de diversas entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e, neste caso concreto, o Ministério da Saúde que celebrou connosco este protocolo na interação e no desenvolvimento de todos os programas tendentes a dotar as crianças de atividade desportiva, que são aspetos fundamentais na promoção da sua saúde".
"O que nos motiva são os objetivos de saúde e os parceiros com que fazemos essa jornada. Acolhemos o projeto com alegria e desejo que continue, que cresça e que se expanda para mais autarquias e escolas."
Renovação de receitas nas farmácias
SNS
A partir de ontem, os utentes com doenças crónicas, após avaliação médica, não precisam de renovar a receita no centro de saúde durante um ano, bastando dirigir-se diretamente à farmácia comunitária para levantar a sua medicação. A apresentação da medida decorreu esta quarta-feira, dia 25 de outubro, com a participação do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O lançamento teve lugar na Unidade de Saúde Familiar Alto dos Moinhos, em Lisboa, e numa farmácia junto à unidade de saúde, para se perceber todo o circuito necessário à execução desta medida.
Esta medida simplifica muito a vida dos doentes com patologias crónicas, que passam a poder aviar os medicamentos sem repetir vezes sem conta o ato de pedir uma nova receita. Ao mesmo tempo liberta os médicos de família para se concentrarem num maior esforço de acompanhamento clínico dos seus utentes.
Para o governante, “esta medida é uma vantagem para os cidadãos”. “Não se trata de limitar o acesso ao médico de família, antes pelo contrário. Queremos evitar deslocações sem valor acrescentado, quando a única razão que leva uma pessoa ao centro de saúde seja renovar uma receita”, explicou o Ministro da Saúde.
Esta medida vai permitir a melhoria do acesso ao medicamento em tempo útil, com maior conforto para o doente, através da redução do número de deslocações do doente ao médico com o intuito exclusivo de renovar o receituário para a terapêutica habitual. Verifica-se também uma otimização dos recursos, com uma alocação mais eficiente dos tempos de consulta.
Parkinson: jovem apaixonado por robótica cria colher inteligente que reduz tremores
SIC Notícias
Aarrav Anil, um jovem indiano de 17 anos, criou uma colher inteligente para pessoas que sofram de tremores nas mãos. A sua maior inspiração para criar este utensílio foi o seu tio, Arjun.
A motivação de Aarrav Anil para a sua invenção surgiu no ano passado, quando viu o seu tio Arjun, que sofre da doença de Parkinson, a lutar para comer.
O resultado foi um protótipo de uma colher inteligente que está agora a ser testada no RV College of Physiotherapy em Bengaluru. Os sensores da colher a pilhas detetam os tremores de um lado e ativam o movimento do outro, anulando eficazmente as vibrações, de forma a manter a colher estável.
“Tenho vindo a aperfeiçoar o design com base nas reações da faculdade - tem de ser à prova de água para poder ser lavada sem danificar todos os componentes eletrónicos no seu interior; tem de ser amovível para poder ser limpa e substituída por um garfo; e a colher tem de ser mais funda para conter mais comida."
Covid-19: OMS preocupada com a redução da vigilância epidemiológica
SIC Notícias
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se, esta quarta-feira, preocupada com a redução da vigilância epidemiológica da covid-19 em muitos países, depois de ter sido declarado, em maio, o fim da emergência sanitária global.
"Preocupa-nos que o nível de controlo se esteja a reduzir em muitos países", disse em conferência de imprensa o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, durante a 73.ª sessão do Comité Regional, que se reuniu em Astana, Cazaquistão. |
O responsável defendeu, por um lado, que, sobretudo quando se aproxima o início do inverno, as pessoas em risco, idosos e com doenças crónicas devem receber uma dose de reforço da vacina contra a covid-19.
Reply