- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 227
Notícias da Saúde em Portugal 227
Terça-feira, 31 de outubro de 2023
Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial Técnico Inverno 2023/2024
DGS
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial Técnico Inverno 2023/2024, que tem como finalidade prevenir a mortalidade e morbilidade, reduzindo assim a procura dos serviços de saúde devido ao impacto do frio extremo e por infeção aguda das vias respiratórias, incluindo a COVID-19 e da Gripe.
Com a publicação deste Referencial, pretende-se minimizar a ocorrência de outros acontecimentos com impacto na saúde cuja frequência aumenta no inverno, na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular.
De caráter nacional, este Referencial é um instrumento orientador, que promove o alinhamento dos Planos de Contingência específicos, elaborados pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS), Unidades Locais de Saúde (ULS) e Instituições do Serviço Nacional Saúde (SNS), cuja operacionalização inclui a definição dos objetivos, metodologias, medidas e atividades, bem como os circuitos de informação/ comunicação mais adequados aos respetivos níveis.
Desde 2004, a DGS promove a implementação de Planos de Contingência de Verão e Inverno, competindo-lhe a identificação e comunicação do risco e ainda emanar recomendações para proteção das populações com adoção de medidas preventivas de acordo com o risco identificado.
O Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde – Referencial Técnico Inverno 2023/2024 está disponível aqui.
Abrangência da medicina do trabalho
SNS
Os locais de trabalho são espaços privilegiados para a implementação de uma verdadeira cultura de promoção da saúde e de prevenção da doença, sendo esta alteração de paradigma fundamental para o presente e o futuro dos sistemas de saúde. Esta foi uma das mensagens transmitidas pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, na sexta-feira, dia 27 de outubro, na Sessão Solene do 17º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho, que decorreu em Coimbra.
“O conceito de local de trabalho saudável (Healthy Workplace) é hoje amplamente reconhecido. Os resultados de uma organização, nomeadamente o desempenho e a produtividade, são indiscutivelmente influenciados pela Saúde e Qualidade de Vida dos trabalhadores” (…) Uma cultura organizacional e uma estratégia orientadas para a promoção do bem-estar e locais de trabalho saudáveis conduz, de facto, a maiores índices de satisfação com o trabalho, diminui os riscos psicossociais no trabalho, e estão assim relacionados com o desenvolvimento pessoal, melhoria das competências e das capacidades individuais.”
Dia Mundial do AVC
SNS
No primeiro semestre de 2023, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para os hospitais mais adequados 3.647 utentes com sinais e sintomas de AVC, através da Via Verde do AVC. As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos.
No Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), assinalado no calendário a 29 de outubro, o INEM revela que, em apenas 57% dos casos, o contacto dos utentes para o 112 ocorreu nas primeiras duas horas após início dos sintomas.
Entre janeiro e junho de 2023, o INEM encaminhou 3.647 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC. O distrito do Porto registou o maior número de casos, com 725 doentes encaminhados, seguido de Lisboa e Braga, com 683 e 261 casos, respetivamente.
SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”
SPMS
O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.
Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.
A cibersegurança é uma responsabilidade de todos. Nas redes sociais, sob o mote #BeSmarterThanAHacker, a SPMS juntou-se ao Centro Nacional de Cibersegurança para promover uma campanha de sensibilização sobre os métodos de engenharia social e phishing e o seu impacto na cibersegurança. Neste âmbito, estão disponíveis conteúdos que alertam para as táticas mais comuns dos cibercriminosos, bem como dicas fundamentais contra a engenharia social, com o objetivo de manter todas as pessoas e organizações ciberseguras.
Na plataforma eStudo da Academia SPMS estão acessíveis, até ao dia 31 de dezembro deste ano, conteúdos e informações sobre segurança online, com a finalidade de consciencializar e partilhar boas práticas de cibersegurança. Para aceder, basta registar-se em https://forms.office.com/e/zH0KiZxzBH.
Nova norma portuguesa de gestão de bem-estar e felicidade organizacional
OPP
Foi aprovada a norma portuguesa de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional, com o objetivo de oferecer às organizações um referencial para a implementação de políticas, programas e uma cultura que tenha em conta a saúde física e mental dos colaboradores. O documento foi elaborado pela Comissão Técnica de Normalização «Bem-estar e Felicidade organizacional», com a coordenação da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), da qual a OPP se fez representar pela Vogal da Direção Nacional, Cristina Pereira.
Este sistema de gestão é considerado fundamental para reforçar a eficiência do desempenho organizacional e visa contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico.
A norma NP 4590: 2023 "Sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização" é aplicável a organizações de todos os tipos, independentemente da área de atuação, e os seus requisitos podem ser incorporados em qualquer outro sistema de gestão.
Cancro da mama: IA pode revolucionar diagnóstico, agindo como um segundo par de olhos no rastreio
Sapo
Um estudo prospetivo, publicado recentemente no The Lancet Digital Health, defende o potencial da Inteligência Artificial (IA) para aliviar a pressão sobre os médicos radiologistas durante o rastreio do cancro da mama. Através da utilização de uma solução de IA aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) e com marca CE (Conformidade Europeia) para a análise de mamografias, é possível substituir um leitor humano sob a diretriz de leitura dupla da Europa.
A Lunit (KRX:328130.KQ), fornecedora líder de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para diagnóstico e terapia do cancro, lidera assim uma mudança transformadora no rastreio d cancro da mama. O estudo foi liderado por Fredrik Strand, do Instituto Karolinska, na Suécia, e envolveu mais de 50.000 mulheres.
Em entrevista ao Sapo Lifestyle, Karin Dembrower, Médica Sénior da Clínica de Mamografia do Hospital Capio St Göran, explica que “a IA pode substituir um dos dois leitores [diretriz de dupla leitura da Europa] e encontrar mais cancros… o que a longo prazo poderá permitir a descoberta de tumores de forma mais precoce, importante para o prognóstico.”. Além disto, “reconvoca metade das mulheres, quando comparado com os dois leitores.”, acrescenta. |
Reply