Notícias da Saúde em Portugal 228

Quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Mais de 1 milhão de pessoas vacinadas no primeiro mês de vacinação sazonal

DGS

Entre 29 de setembro e 29 de outubro de 2023 foram vacinadas 1.010.615 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 1.271.728 pessoas contra a gripe.

Os dados constam do Relatório Mensal de Vacinação Sazonal 2023-2024, edição especial que será publicada na última semana de cada mês, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que inclui dados relativos a regiões de saúde, pessoas elegíveis por patologias de risco e outros grupos específicos como os profissionais de saúde.

Desde o início da Campanha de Vacinação Sazonal foram vacinadas 71.110 pessoas com patologia de risco contra a COVID-19 e 79.863 contra a gripe.

A DGS reforça o apelo aos grupos elegíveis, incluindo os grupos específicos, para se vacinarem contra a gripe e COVID-19 como medida de prevenção da doença grave.

O Relatório de Vacinação Sazonal 2023-2024 de 31 de outubro de 2023 está disponível aqui.

Reserva estratégica de medicamentos e equipamentos médicos

SNS

1. Projeto aprovado pela Comissão Europeia melhora as condições do país na criação de uma reserva estratégica de medicamentos e equipamentos médicos.

2. Stocks asseguram capacidade estratégica para responder com celeridade às ameaças sanitárias transfronteiriças.

3. Financiamento aprovado é superior a 146 milhões de euros e o projeto tem um prazo de 33 meses.

A Comissão Europeia aprovou esta semana a candidatura de Portugal a um projeto que tem como objetivo melhorar as condições do país na criação de uma reserva estratégica de medicamentos e equipamentos médicos, permitindo uma maior colaboração com a União Europeia na resposta às ameaças à Saúde Pública.

Paciente com coração de porco transplantado morre 6 semanas após cirurgia

Sapo

Lawrence Faucette, de 58 anos, foi considerado não apto para um transplante de coração humano devido a uma doença cardíaca avançada, o que tornava o transplante de coração de porco a sua "única opção", segundo um comunicado da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Embora o órgão transplantado tenha aparentemente funcionado a princípio, o paciente começou a mostrar sinais de rejeição nos últimos dias, segundo a Universidade de Maryland. Em janeiro de 2022, essa mesma instituição tinha realizado o primeiro transplante do mundo de um coração de porco modificado geneticamente para um ser humano.

O procedimento trouxe grandes esperanças, pois os xenotransplantes - de animal para humano - poderiam remediar a escassez de doações de órgãos. Os transplantes de animais para humanos representam um verdadeiro desafio, pois o sistema imunológico do recetor tende a atacar o órgão estranho. Para reduzir este risco, os órgãos de porcos são modificados geneticamente.

Para muitas pessoas, os porcos são os doadores ideais pelo tamanho dos seus órgãos, crescimento rápido e grandes ninhadas. Recentemente, também foram realizados transplantes de rins de porcos modificados geneticamente em pacientes com morte cerebral.

Em setembro, o Instituto de Transplantes do Hospital Langone, da Universidade de Nova Iorque, anunciou que um rim de porco transplantado num paciente com morte cerebral funcionou pelo tempo recorde de 61 dias.

10 dicas para escapar incólume à gripe

Sapo

Saiba como proteger-se com estas 10 dicas simples da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 1. Vacine-se

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada pela Direção-geral da Saúde para pessoas com idades acima dos 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos seis meses, grávidas e profissionais de saúde ou prestadores de cuidados em lares de idosos. Recomenda-se também a pessoas com idades entre os 60 e os 64 anos.

 2. Alimente-se convenientemente

Coma alimentos que ajudam a combater as infeções. Opte pelas variedades desta estação. Ingira kiwi, laranja, limão. Estes frutos devem ser consumidos em grandes quantidades, pois são ricos em vitamina C. Coma cenouras, porque são ricas em beta-carotenos e fortalecem as defesas. Beba chá preto e chá verde, porque contêm catequinas que possuem efeitos antibacterianos.

 3. Lave as mãos

Para prevenir as infeções respiratórias, para além da vacinação contra a gripe, é essencial que faça uma correta higiene das mãos. Lave-as sempre que utilizar transportes ou frequentar lugares públicos e ao chegar a casa e ao local de trabalho.

 4. Use desinfetante

Se nem sempre tem uma torneira e sabão à mão, traga consigo um gel desinfetante indicado para uso cutâneo e espalhe-os nas mãos e punhos. Mas lembre-se: o gel não substitui a lavagem das mãos.

 5. Promova a etiqueta respiratória

Tenha etiqueta respiratória. Se tossir ou espirrar, tente fazê-lo para um lenço descartável ou para o antebraço. Lave-o de seguida.

 6. Faça exercício físico

Faça desporto, porque o exercício físico fortalece o sistema imunitário, colocando o organismo em modo de defesa ativa contra os vírus.

 9. Beba água e mantenha o ar húmido

Beba bastante água, porque ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação. Por outro lado, hidratar o corpo pode diminuir em até 80% o risco de contágio. Manter as mucosas do nariz, da boca e dos olhos húmidas ativa uma função que funciona como filtro de barreira contra os vírus. Evite locais ou zonas secas.

 10. Proteja os outros

No caso de estar infetado com o vírus da gripe, aconselha-se o distanciamento social.

ACT implementa plataforma digital: Solução S360

ACT

No âmbito do plano de modernização e transformação digital, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) implementou em todos os seus serviços, a Solução S360. Esta plataforma tem por objetivo tornar mais transparente a interação com os cidadãos e empresas.

O S360 é uma plataforma digital de gestão de processos internos que opera de forma integrada, em todo o tipo de contactos e pedidos recebidos na ACT, nomeadamente pedidos de intervenção inspetiva, comunicações e requerimentos, que são rececionados e geridos através desta plataforma, permitindo a gestão de um elevado fluxo de informação interna e externa, de forma desmaterializada.

No decorrer deste projeto, a ACT procedeu igualmente, à revisão de todas as políticas de segurança que constituem o Sistema de Gestão da Segurança da Informação.​

Parceria IPST, IP e AMA | Cartão do Dador de Sangue em suporte digital

IPST, I.P.

O IPST, I.P. em parceria com a AMA desenvolveu o Cartão do Dador de Sangue em suporte digital.

Esta funcionalidade, disponível na app Id.gov.pt, permitirá aos dadores consultarem informação sobre o seu grupo sanguíneo bem como o histórico de dádivas por estes efetuadas nos Centros de Sangue e da Transplantação e nos Serviços Hospitalares que reportam esta informação ao IPST, IP.

Para ter acesso é necessário descarregar a aplicação (app) Id.gov.pt para o seu telemóvel (smartphone) a partir das stores App Store (iOS), Google Play Store (Android) ou AppGallery (Huawei) e ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativada.

Depois de instalar a aplicação no seu telemóvel e autenticar-se com a Chave Móvel Digital, basta adicionar o Cartão do Dador de Sangue disponível nos documentos pessoais através deste serviço.

Em caso de dúvida consulte o vídeo exemplificativo.

Reply

or to participate.