Notícias da Saúde em Portugal 231

Terça-feira, 7 de novembro de 2023

Programa Nacional para a Diabetes promove evento "Desafios e Estratégias 2023"

DGS

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, o Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde (DGS) promove o evento “PND: Desafios e Estratégias 2023” a 14 de novembro de 2023, pelas 9h30, na Sala do Arquivo na Câmara Municipal de Lisboa.

O evento, em formato híbrido (pode ser assistido presencialmente ou online), vai ser transmitido nas redes sociais da DGS.

A inscrição no evento poderá ser feita aqui.

Consulte o Programa (provisório).

1.ª Edição da Escola Europeia da OMS sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

DGS

Com o objetivo de promover a capacitação na qualidade em saúde e segurança do doente, para uma prestação de cuidados centrada na pessoa e no respeito pela equidade, realizou-se em Lisboa, de 23 a 27 de outubro de 2023, a 1.ª Edição da Escola Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, na qual a Direção-Geral da Saúde (DGS) participou como convidada através da equipa da Segurança do Doente, da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ).

O curso foi organizado pelo Gabinete de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente da OMS de Atenas, em parceria com o Centro Colaborador da OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde, sediado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa.

A DGS participou na moderação de duas sessões: “Cuidados de saúde transfronteiriços para reforçar a qualidade dos cuidados a nível mundial”, pelo Subdiretor Geral da Saúde, André Peralta-Santos, e “Qualidade em saúde - Das políticas à implementação de estratégias nacionais”, pela Chefe da DPMQ, Carla Pereira.

O curso contou com um programa dedicado à melhoria da qualidade dos cuidados de saúde em toda a Europa, permitindo a promoção da partilha de experiências entre vários países. O curso facilitou, igualmente, o networking entre os participantes, nomeadamente ao nível da inovação, tecnologia e novas metodologias para o desenvolvimento e implementação de cuidados de saúde seguros e de qualidade.

OPP e PlanApp assinam protocolo para avaliação dos Riscos Psicossociais

OPP

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) assinaram no dia 30 de outubro um protocolo de colaboração. As duas entidades vão colaborar na avaliação, prevenção e intervenção em riscos psicossociais no PlanAPP e na promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar.

A OPP compromete-se a capacitar a equipa interna constituída por psicólogos do PlanAPP, a disponibilizar uma ferramenta de avaliação de riscos psicossociais e a garantir o apoio na sua implementação. Já o PlanAPP compromete-se a efetivar a avaliação de riscos psicossociais no prazo de um ano.

A colaboração entre as duas entidades abre portas a uma maior cooperação na utilização dos contributos da psicologia para a construção de melhores políticas, nomeadamente através da introdução de testagem antes de serem implementadas e ao serem tidos em conta os insights comportamentais.

As duas entidades vão ainda colaborar na organização de eventos conjuntos.

INFARMED, I.P. participa na campanha internacional #MedSafetyWeek 2023

INFARMED, I.P.

Pelo oitavo ano consecutivo, o INFARMED, I.P. associa-se à iniciativa internacional #MedSafetyWeek - liderada pelo Uppsala Monitoring Centre - uma semana de maior visibilidade sobre a importância da notificação de reações adversas a medicamentos por cidadãos e profissionais de saúde e que decorrerá de 6 a 12 de novembro.

Esta iniciativa consiste numa campanha nas redes sociais, complementada por divulgação nos sites das agências de medicamentos, parceiros e media.

Laboratório do INFARMED, I.P. analisa produtos de alisamento capilar

INFARMED, I.P.

O laboratório de comprovação da qualidade do INFARMED, I.P. publicou um novo relatório sobre produtos de alisamento capilar.

O objetivo deste estudo consiste em avaliar a conformidade dos produtos cosméticos que se destinam à desfrisagem ou alisamento capilar, foi implementada em 2022, uma ação de fiscalização do mercado. Esta campanha consistiu na determinação laboratorial de formaldeído e na análise da rotulagem de 28 produtos cosméticos (Anexo 1 do Relatório), colhidos durante o ano de 2022, no mercado português. Foram selecionados produtos cuja Pessoa Responsável (PR) está sediada em Portugal. Este estudo contribuiu para a ação de supervisão da conformidade no mercado europeu, organizada pela rede OCCL (European Network of Official Cosmetics Control Laboratories), coordenada pela European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM), do Conselho da Europa.

Consulte o documento na integra aqui.

Este e outros relatórios, na área dos produtos cosméticos, podem ser consultados na área Controlo laboratorial de cosméticos.

Instaurados 89 processos sobre assédio moral e sexual na Saúde desde 2020

Jornal de Notícias

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou 89 processos sobre assédio moral e sexual entre janeiro de 2020 e outubro de 2023, sendo a maioria dos queixosos médicos e enfermeiros, segundo dados divulgados pelo organismo.

As três principais fontes dos processos de assédio instaurados pela IGAS foram as comunicações remetidas pela Inspeção-Geral de Finanças (IGF) (28,1%), por trabalhadores (25,8%) e outras informações ou relatórios produzidos no âmbito da atividade inspetiva da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (10,1%), revela a IGAS em comunicado.

Segundo a IGAS, as comunicações remetidas pela Inspeção-Geral de Finanças diziam respeito a participações de trabalhadores.

As inspeções envolveram 50 hospitais do Serviço Nacional de Saúde (56,2%), 28 unidades de cuidados de saúde primários (31,5%), 10 organismos do SNS (11,2%) e um hospital fora do SNS.

Quase um quarto das pessoas que se queixaram de ser vítimas de assédio (22) eram médicos, 18% enfermeiros (16) e 12,4% assistentes técnicos (11).

O principal tipo de assédio, invocado por 83 pessoas queixosas, foi o assédio moral (93,3%). O assédio sexual representou quatro queixas (4,5% dos casos). Em 2,2% dos casos, as pessoas queixosas invocaram os dois tipos de assédio (moral e sexual).

Reply

or to participate.