- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 232
Notícias da Saúde em Portugal 232
Quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Portugal representado pela primeira vez no Encontro Anual da WHO-FIC
DGS
Portugal, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), esteve representado pela primeira vez no Encontro Anual da Rede WHO-FIC (Família Internacional de Classificações da Organização Mundial da Saúde), realizado em Bona, Alemanha, entre 16 e 20 de outubro de 2023.
A WHO-FIC é uma rede global que desempenha um papel fundamental na padronização e classificação de informações de saúde a nível internacional. Esta rede permite que os países e organizações de saúde em todo o mundo compartilhem conhecimentos e melhores práticas relacionadas com a classificação de doenças e condições de saúde, facilitando, assim, uma compreensão mais precisa e uma comunicação eficaz no campo da saúde.
No mesmo Encontro, a representação portuguesa, composta por Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da DGS, e Afonso Moreira, Médico Especialista em Saúde Pública e colaborador da Direção de Serviços de Informação e Análise da DGS, conquistou o 1º prémio com o trabalho "Cooperação Intercontinental: Estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para a Tradução e Implementação da CID-11."
Esta conquista destaca a importância do trabalho de cooperação com os países lusófonos, demonstrando a dedicação de Portugal em contribuir para a melhoria da qualidade da informação e dados em saúde.
Webinar "Direito à Reclamação - tramitação de reclamações, elogios e sugestões"
ERS
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizará no próximo dia 22 de novembro (quarta-feira), a sessão de esclarecimento Direito à reclamação: tramitação de reclamações, elogios e sugestões, dirigida a todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, em formato webinar.
O direito a reclamar é um direito fundamental e constitucionalmente consagrado, e é também um direito cujo exercício é instrumental à garantia dos demais direitos dos utentes dos serviços de saúde.
A todas as pessoas tem por isso de ser garantido o direito de apresentar reclamações, elogios e sugestões sobre todos os aspetos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, e o direito de obter uma resposta adequada, percetível e em tempo útil.
Este webinar pretende ser um espaço de reflexão e de promoção do conhecimento sobre o regime jurídico do direito à reclamação, com ênfase para as obrigações que recaem sobre os prestadores e consequências para o incumprimento, a apreciação de reclamações pela ERS, os desafios da implementação do Livro de Reclamações Eletrónico e da utilização de métodos de inteligência artificial e ainda a intervenção regulatória mais recente da ERS, incluindo a emissão de alertas de supervisão, divulgação de conteúdos informativos e de apoio à tramitação.
A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia obrigatória, através do formulário existente.
Paciente com Parkinson recebe neuroprótese inovadora e volta a andar sem cair
SIC Notícias
Um paciente que sofria de doença Parkinson, em estado avançado, tornou-se a primeira pessoa a receber uma prótese cerebral para melhorar a sua capacidade de andar sem cair.
O paciente Marc Gauthier recebeu uma neuroprótese composta por um campo de elétrodos colocados na medula espinal, combinada com um gerador de impulsos elétricos sob a pele do abdómen, com o objetivo de estimular a medula a ativar os músculos das pernas.
Um dos médicos que liderou o projeto, Gregoire Courtine, explicou que os impulsos elétricos transmitidos à medula espinal reproduzem a movimentação natural da marcha.
A neurocirurgiã que realizou a cirurgia e que atua como codiretora do centro de tratamento NeuroRestore, Jocelyne Bloch, disse que o projeto poderia melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson.
As descobertas foram publicadas na revista Nature Medicine, sugerindo que a tecnologia possa ser usada de forma mais ampla em paciente com Parkinson avançado, tendo em conta que uma das consequências da doença é a progressiva dificuldade na mobilidade.
O CEO da empresa que projetou o implante, Dave Marver, disse que embora o dispositivo fosse semelhante aos desfibrilhadores para implante, bem como aos dispositivos usados para controle da dor, este é único na forma específica e flexível como atua na medula espinhal.
O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa que causa sintomas como tremores, rigidez e dificuldade de equilíbrio e coordenação.
Um milhão de toneladas de aditivos plásticos acabam no mar todos os anos
CNN
Pelo menos um milhão de toneladas de aditivos plásticos, as substâncias químicas que são adicionadas a este material durante o seu processo de fabrico, poluem os oceanos todos os anos, revela um relatório da consultoria Earth Action.
O relatório, que estuda a magnitude da poluição causada anualmente por estas substâncias químicas presentes no plástico, denuncia que os aditivos são “a raiz do impacto tóxico que este material pode potencialmente ter”.
Assim, o relatório indica que as fontes dos aditivos que chegam ao oceano são sobretudo garrafas de plástico (116 mil toneladas), vestuário sintético (64 mil toneladas libertadas entre a fase de utilização e o fim de vida útil) e pneus (177 mil toneladas). |
Perante esta situação, a organização responsável pelo relatório prevê que, se não forem feitas mudanças significativas na produção e na gestão de resíduos, as fugas de aditivos plásticos para os oceanos e cursos de água aumentarão em mais de 50% entre agora e 2040.
A organização recomenda que os decisores políticos façam uma seleção de materiais que sejam facilmente reutilizáveis ou recicláveis para reduzir o desperdício, apoiar uma economia mais sustentável e circular e incentivar a química que utiliza aditivos limpos.
Obesidade está ligada à neurodegeneração devido à resistência à insulina – Estudo
Canal S+
Uma equipa do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, nos Estados Unidos, publicou um estudo na revista científica de acesso aberto PLOS, em que aponta uma relação entre obesidade e doenças neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson.
A investigação terá impacto em terapias destinadas a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, indicou a revista.
O estudo permite compreender como “as dietas indutoras da obesidade contribuem potencialmente para o aumento do risco de doenças neurodegenerativas”, realçaram os autores.
O estudo mostra que uma dieta rica em açúcar – uma ‘marca registada’ da obesidade – causa resistência à insulina no cérebro, o que por sua vez reduz a capacidade de eliminar detritos neuronais, aumentando assim o risco de neurodegeneração.
Reply