Notícias da Saúde em Portugal 243

Quinta-feira, 23 de novembro de 2023

OMS destaca Portugal

SNS

A resposta de saúde às populações mais vulneráveis é o mote de uma entrevista à Secretária de Estado da Promoção da Saúde, publicada esta semana pela Organização Mundial de Saúde. A OMS destaca o trabalho desenvolvido em Portugal nesta área, nomeadamente o relançamento das intervenções em meio prisional.

Secretária de Estado da Promoção da Saúde

Congresso Nacional da Ordem dos Médicos realiza-se entre 23 e 25 de novembro:

OM

O evento realiza-se em Vila Nova de Gaia e assinala os 85 anos da Ordem dos Médicos

A 26ª edição do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai realizar-se, entre 23 e 25 de novembro, no Hilton Porto Gaia Hotel. Este Congresso, organizado no ano que se assinala os 85 anos da Ordem dos Médicos, tem como principal temática a Carreira Médica.

O programa conta com diversas mesas redondas, onde vão ser debatidos temas como o “Internato Médico”, a “História e evolução da Carreira Médica no contexto do SNS”, a “Importância da Carreira Médica na qualidade da prestação dos cuidados de saúde”, a “Carreira Médica e a Gestão em Saúde”, a “Carreira Médica e o Novo Estatuto das Ordens Profissionais”, a “Carreira Médica fora do SNS”, as “Implicações da Carreira Médica no futuro do sistema de saúde”, a “Formação médica no espaço Europeu”, os “Fatores determinantes do abandono do SNS”, o “Estado atual da Carreira”, a “Carreira Médica, Demografia e Coesão Social” e a “Carreira Médica, Democracia e Coesão Social”. Contempla ainda a realização de diversos Cursos e Fóruns.

Laboratório suspeito de falsificar análises de água é do distrito de Bragança

TVI Notícias

O laboratório envolvido numa investigação por falsificação de análises de água destinada ao consumo humano é do distrito de Bragança e pretendia, com aquela alegada prática, ganhos económicos e corresponder aos pedidos dos clientes, adiantou a PJ/Vila Real.

Em conferência de imprensa, o coordenador do departamento de investigação criminal da PJ/Vila Real, António Trogano, explicou que o laboratório, que se escusou a identificar referindo apenas pertencer à região de Trás-os-Montes, designadamente ao distrito de Bragança, ao não efetuar a recolha de amostras de água, ao adulterar a recolha ou a fazer a recolha e falsificar os resultados tinha com objetivo obter ganhos económicos, por receber por um serviço que não realizava, e corresponder aos “desejos” de clientes de entidades públicas ou privadas.

A título de exemplo, o inspetor explicou que uma piscina tem de funcionar com água de qualidade, mas se essa estiver contaminada vai ter de encerrar e, quem é responsável pela mesma, se não tiver interesse em que feche, vai solicitar que as amostras estejam conforme o exigido.

A PJ iniciou a investigação com base em denúncias relacionadas com a má qualidade da água fornecida por algumas autarquias, revelou ainda.

A PJ/Vila Real anunciou hoje a detenção de 20 pessoas e a realização de 60 buscas a entidades públicas e privadas, no âmbito da operação Gota d'água que investiga a falsificação de análises de água destinada ao consumo humano.

“A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real com o apoio de outras unidades da PJ, no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público - DIAP Regional do Porto, procedeu à realização de 60 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que visaram diversos particulares, empresas e entidades públicas sitas em diferentes concelhos do território nacional, designadamente em Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu”, refere a PJ, em comunicado.

Tratar a anemia pode prevenir milhares de transfusões de sangue todos os anos

Notícias Saúde

A anemia é um problema grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, entre os quais muitos portugueses – estima-se que 32% dos adultos sofram de ferropenia e 20% de anemia em Portugal É também um problema comum entre as pessoas submetidas a cirurgia e com muitas das doenças que mais vidas roubam, como cancro, doença renal crónica, doenças cardiovasculares, gastrointestinais ou diabetes, para quem as transfusões de sangue continuam a ser uma forma de gerir a doença. Mas esta dependência de sangue tem custos, sobretudo tendo em conta os apelos constantes para a doação de sangue, que enfatizam a sua escassez.

Por isso, a propósito do Dia Nacional da Anemia, João Mairos, presidente do Anemia Working Group Portugal (AWGP), reforça a necessidade de implementar estratégias que permitam a utilização adequada das transfusões sanguíneas.

Anemia, uma doença silenciosa

Recorde-se que a anemia é uma situação clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo da hemoglobina. “Trata-se de uma epidemia escondida, uma vez que a grande maioria das pessoas não sabe que tem anemia, o que significa que apenas uma pequena minoria está a ser tratada”, reforça o médico.

Isto apesar de o diagnóstico ser muito fácil, bastando uma pequena análise de sangue. Fraqueza generalizada, cansaço frequente, dificuldade de concentração, cabelo e unhas quebradiças são alguns dos principais sintomas que, no caso das mulheres, têm como causas as perdas menstruais demasiado abundantes ou inabituais.

Reply

or to participate.