Notícias da Saúde em Portugal 246

Terça-feira, 28 de novembro de 2023

Portugal com tendência decrescente de novos casos de infeção por VIH desde 2000

DGS

Em 2022 foram diagnosticados 804 novos casos de infeção por VIH, o que representa uma tendência decrescente que já se verifica desde o ano 2000, revela o Relatório Infeção por VIH em Portugal – 2023, hoje apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O documento, que faz o retrato sobre a evolução da infeção em Portugal e é apresentado na semana em que se assinala o Dia Mundial da SIDA, dá nota da redução de 56% no número de novos casos de infeção por VIH e de 74% em novos casos de SIDA entre 2013 e 2022.

Quanto ao diagnóstico, o mesmo foi tardio em 57,2% dos novos casos (com CD4<350 células/mm3), valor que ascende a 69,9% para as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Os números refletem que a maioria (75,5%) dos novos casos registou-se em homens (3 casos por cada caso em mulheres) e a mediana das idades à data do diagnóstico foi de 37 anos. A taxa de diagnóstico mais elevada situa-se no grupo dos 25-29 anos, com 54,5% dos novos casos de infeção por VIH. A Área Metropolitana de Lisboa, seguida da região do Algarve, apresentam a taxa de novos diagnósticos mais elevada.

Ordem dos Fisioterapeutas em Congresso dedicado às especialidades em Fisioterapia

OF

A Ordem dos Fisioterapeutas (OF), representada pelo Bastonário António Lopes, esteve presente no XVII Congresso Nacional de Fisioterapia, organizado pela Associação Espanhola de Fisioterapeutas e que decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, com mais de 700 participantes.

De acordo com a organização, o congresso teve como objetivo promover o contributo dos fisioterapeutas para a manutenção da saúde da população e reivindicar a necessidade de reconhecimento das especialidades em Fisioterapia, como resposta a uma exigência social.

À margem do Congresso, o Bastonário teve oportunidade de abordar o tema com o Presidente da Associação Espanhola de Fisioterapeutas, Fernando Ramos Gomes, considerando que também está em curso o projeto de criação do Quadro de Especialidades Profissionais de Fisioterapia em Portugal, no âmbito das atribuições da Ordem dos Fisioterapeutas.

Teve ainda a oportunidade de analisar com o Presidente do Conselho dos Colégios de Fisioterapeutas de Espanha, Gustavo Paseiro Ares, um conjunto de temas comuns relacionados com a regulação da profissão.

Autoridades monitorizam caso de Legionella em balneários de pavilhão de escola em Aljezur

Diário de Notícias

A Autoridade de Saúde Regional (ASR) do Algarve está a monitorizar a presença da bactéria Legionella nos chuveiros dos balneários do pavilhão desportivo de uma escola em Aljezur, disse esta segunda-feira à Lusa fonte daquela entidade.

Numa nota enviada à Lusa, a ASR indica que a presença da bactéria "foi detetada há cerca de 16 dias" na Escola Básica Professora Piedade Matoso, na sequência das análises efetuadas no âmbito do plano local de vigilância da 'Legionella' da Unidade de Saúde Pública.

De acordo com a entidade de saúde pública do distrito de Faro, "não há registo, nem se esperam que surjam casos da doença dos legionários" na comunidade em consequência desta contaminação.

Drive-AMS: São João implementa medidas para melhorar uso de antibióticos

Notícias Saúde

No Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), já se encontram em implementação novas ferramentas de avaliação e intervenção sobre o uso de antimicrobianos. As medidas estão no âmbito do “Drive-AMS”, projeto europeu de gestão de antimicrobianos, com vista à mudança comportamental e cultural relativa à prescrição de antibióticos.

O projeto visa a capacitação de diferentes unidades hospitalares, de quatro países, com ferramentas acessíveis para a avaliação da qualidade do uso de antimicrobianos, identificação dos principais problemas de prescrição e planeamento de intervenções.

A resposta eficaz à resistência aos antibióticos implica que o seu uso seja prudente, sensato e responsável e que se mantenham métricas e indicadores simples que permitam identificar áreas de melhoria de qualidade de prescrição.

Assim, o “Drive-AMS” quer promover o uso adequado de antibióticos, através do reforço e capacitação dos programas de apoio à prescrição de antibióticos – antimicrobial stewardship (AMS) -, já existentes nas unidades hospitalares portuguesas, com o intuito de reduzir a emergência de resistências aos antibióticos e, assim, garantir o acesso sustentável a estes fármacos indispensáveis. Esta é, aliás, uma das principais prioridades das políticas de saúde da União Europeia.

Reply

or to participate.