- MedSUPPORT.News
- Posts
- Notícias da Saúde em Portugal 249
Notícias da Saúde em Portugal 249
Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023
National Cancer Hub Portugal lança o e-book "Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores"
DGS
O National Cancer Hub Portugal (NCH-PT), iniciativa conjunta da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde (PNDO/DGS), lançou o e-book "Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores", desenvolvido pelo Grupo Informação em Saúde. |
Segundo o Sistema Europeu de Informação sobre o Cancro (ECIS) o número de novos casos de tumores diagnosticados em Portugal no ano de 2022 deverá ser superior a 66 mil, o que representa um aumento de cerca de 14% em relação ao ano de 2019. Esta tendência de crescimento deverá manter-se nos próximos anos, em linha com a tendência observada na Europa.
Cada vez mais evidências apontam para a literacia em saúde como um dos fatores de sucesso no combate ao cancro. Este Guia reúne uma coleção de informações úteis e atualizadas, e pretende contribuir para aumentar os níveis de literacia em saúde da sociedade, de forma que os doentes, os familiares e os seus cuidadores, tenham do seu lado a informação necessária para a tomada de decisão informada, perante um tema tão complexo como o cancro.
SPMS participa no planeamento da MyHealth@EU para 2024
SPMS
No âmbito da cooperação em saúde digital na União Europeia (UE), a SPMS participou na 25.ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network (eHN), que decorreu em Bruxelas, esta terça-feira, dia 28 de novembro. Desta reunião, resultou a adoção do plano de trabalhos da infraestrutura europeia MyHealth@EU para 2024 e das guidelines para a partilha transfronteiriça de relatórios de alta hospitalar e de relatórios de imagens médicas.
Portugal foi identificado como um país de referência em matéria de boas práticas no que respeita ao desenvolvimento nacional e transfronteiriço do Resumo de Saúde/Patient Summary, tendo Cátia Sousa Pinto, coordenadora da Unidade de Projetos e Relações Internacionais da SPMS, apresentado as funcionalidades disponibilizadas ao cidadão e ao profissional de saúde no contexto do Resumo de Saúde Eletrónico.
Com o propósito de debater as oportunidades e desafios para a evolução da saúde digital em termos de preparação para o Espaço Europeu de Dados de Saúde, a reunião serviu também para discutir as prioridades do plano de trabalho da eHN para 2024.
Rimactán - Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira
INFARMED, I.P.
Com o intuito de regularizar o abastecimento do mercado de medicamentos contendo rifampicina, comprimidos, o INFARMED, I.P. autorizou, a título excecional, a utilização do seguinte medicamento com rotulagem em língua espanhola:
Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.
Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.
Nuvem de poluição cobre o Dubai durante COP28
Jornal de Notícias
O índice de qualidade do ar atingiu 155 microgramas por metro cúbico de poluição PM2,5 – material particulado fino que é mais prejudicial, pois pode entrar na corrente sanguínea – de acordo com o WAQI.info, que monitoriza a poluição em tempo real. Segundo o portal, citado pela AFP, quando a qualidade do ar é "prejudicial", é possível "começar a sentir efeitos na saúde" e "elementos de grupos vulneráveis podem experimentar efeitos mais graves na saúde".
A COP28 realiza-se nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de petróleo do Mundo
Karim SAHIB / AFP
Domingo foi designado como dia da “saúde” na COP28, onde os tópicos em discussão incluíram a qualidade do ar e os efeitos prejudiciais das alterações climáticas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar provocada pelas emissões de combustíveis fósseis mata mais de quatro milhões de pessoas por ano, uma vez que aumenta o risco de doenças respiratórias, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, cancro do pulmão, diabetes e outros problemas. Os danos são causados em parte pelas micropartículas PM2,5, que provêm principalmente de combustíveis fósseis queimados nos transportes e na indústria.
Bruxelas prolonga a utilização do glifosato apesar de ser considerado perigoso
Euronews
A Comissão Europeia prorrogou a autorização do glifosato por dez anos, até 2033. Mas a sua renovação ainda está a ser debatida. Enquanto as vítimas deste herbicida lutam por justiça, outras vozes se levantam contra ou a favor da sua utilização.
Ao longo dos anos, pesticidas como o glifosato têm-se revelado perigosos. - Euronews
O glifosato, um herbicida altamente eficaz, foi introduzido no mercado em 1974. Nessa altura, não se suspeitava dos seus efeitos na saúde.
A União Europeia (UE) acaba de renovar a sua autorização por 10 anos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o glifosato como provável agente cancerígeno para o ser humano em 2015.
Parlamento aprova texto final que reforça combate ao tabagismo
Canal S+
O parlamento aprovou o texto final que transpõe para a lei nacional uma diretiva da Comissão Europeia de 2022 que reforça as normas tendentes à prevenção e controlo do tabagismo.
Na nova lei do tabaco ficará apenas contemplada a equiparação dos cigarros eletrónicos ao tabaco tradicional, caindo as propostas mais polémicas como a proibição de venda e consumo de tabaco próximo de escolas, em bombas de gasolina ou em esplanadas com alguma cobertura.
Reply